Os escanteios, ou simplesmente “cantos”, como muitos chamam ao redor do mundo, são uma das jogadas paradas mais comuns que acontecem durante uma partida de futebol. Eles são uma das melhores maneiras de uma equipe marcar um gol em uma situação de bola parada.
Dito isso, sempre há a preocupação de que, ao atacar, você possa ser pegou em posição de impedimento. Por isso, a pergunta que surge é: Você pode ficar em impedimento em um escanteio?
Um jogador não pode estar em impedimento durante um escanteio. Não importa onde um jogador esteja posicionado, não haverá marcação de impedimento após um escanteio. Contudo, assim que dois jogadores tocam a bola depois de um escanteio, uma marcação de impedimento pode ser feita novamente.
O que é um Escanteio?
A ideia de um escanteio é simples: quando a bola sai do campo após um toque de um jogador da equipe defensora, um escanteio é concedido. Após isso, há várias possibilidades de o que pode ocorrer uma vez que o escanteio é dado para a equipe atacante.
Primeiramente, a bola pode ser lançada diretamente para a área de 5.5 metros e cabeçada para o gol por um jogador atacante (ou afastada por um jogador ou goleiro da equipe defensora).
Uma equipe também pode optar por um escanteio curto, que envolve um segundo jogador se aproximando do executor do lance e recebendo um passe curto para fazer um cruzamento mais preciso na área.
Essas são apenas duas formas de como um escanteio pode ser cobrado, pois existe praticamente uma infinidade de maneiras de executá-lo. É comum também ver um goleiro atuar como um jogador atacante extra no final do jogo, caso sua equipe receba um escanteio quando precisa desesperadamente de um gol.
Portanto, você pode ficar em impedimento em um escanteio?
Por que os jogadores não podem ficar em Impedimento durante um Escanteio
Como já explicamos, existem várias formas de cobrar um escanteio e, na essência do jogo, você nunca pode ficar em impedimento durante um escanteio. Isso só se aplica quando a bola é lançada diretamente na área do adversário.
A razão para isso é que a área está muito congestionada quando um escanteio é cobrado, com jogadores de ambos os lados, atacantes e defensores, comprimidos na área de 5.5 metros para tentar marcar um gol ou impedir que o adversário marque.
A ausência de impedimentos significa que as equipes podem criar várias táticas criativas para tentar marcar ou defender um escanteio. Nos últimos anos, a seleção inglesa utilizou uma rotina de escanteio conhecida como “trem do amor” para tentar avançar durante um escanteio.
Isso se mostrou uma inovação relativamente bem-sucedida, com jogadores como Harry Maguire se tornando uma adição valiosa no ataque.
Você pode estar se perguntando: posso, tecnicamente, ficar na meta do adversário enquanto um escanteio é cobrado?
Em teoria, a resposta é sim, você poderia, no entanto, não seria uma boa ideia, pois se a bola chegasse aos seus pés, ela já teria cruzado a linha e, portanto, um gol já teria sido concedido. Você não seria considerado em impedimento, desde que a bola entrasse diretamente no gol a partir do escanteio.
É aqui que surgem complicações na cobrança de um escanteio.
Quando Você Pode Ficar em Impedimento Durante um Escanteio
Então, se você cobra um escanteio que vai diretamente para a área, você pode se posicionar em qualquer lugar do campo e não correrá o risco de ser marcado em impedimento. Isso se aplica apenas à primeira bola na área, portanto, existem diversos cenários em que você pode estar em impedimento após uma jogada de escanteio.
Como mencionamos anteriormente, existe também o escanteio curto, e este é um exemplo comum de como você poderia ficar em impedimento.
Se você passar a bola para o jogador que se aproximou e ele imediatamente devolver a bola a você, é muito provável que a equipe defensiva já tenha movido sua linha defensiva para cima no campo para tentar pegá-lo em posição de impedimento.
O mesmo vale uma vez que um jogador tenha tocado a bola na área após um escanteio tradicional. Se você cabecear a bola para um companheiro que está em posição de impedimento, ele agora será considerado em impedimento, mesmo que não estivesse alguns segundos antes.
Existem Outros Lances em que Eu Não Posso Estar em Impedimento?
De acordo com as regras atuais do futebol, existem apenas dois outros lances em que um jogador não pode ser considerado em impedimento: um tiro de meta e um arremesso lateral. Ambos funcionam da mesma maneira que os escanteios em relação a não serem contados como impedimento.
Você não pode ser chamado em impedimento em um escanteio, tiro de meta ou arremesso lateral, desde que receba a bola diretamente do executor. Se você não receber a bola dessa forma e estiver posicionado em impedimento, será sinalizado como tal pelo assistente.
No entanto, você pode ser considerado em impedimento em um tiro livre e em uma penalidade (pode parecer improvável que você receba um passe de uma penalidade, mas isso às vezes acontece, basta procurar pelo passe de penalidade do Arsenal e você terá uma boa risada).
Esperamos que este pequeno guia tenha ajudado você a entender mais sobre a regra de impedimento e se é possível ficar em impedimento durante um escanteio.
Você pode aprender mais sobre a regra de impedimento neste post.