Uma lista realmente incrível apresenta alguns dos maiores jogadores de todos os tempos em nosso ranking dos melhores cobradores de faltas do futebol mundial.
Há algo especial em um especialista em cobranças de falta; talvez seja a expectativa que envolve o potencial de um gol iminente, o jogo para, os torcedores sentem a tensão no ar, seu jogador estrela prepara-se para chutar a gol…
Os melhores dos melhores veem uma falta como uma jogada livre, com outros jogadores não podendo interferir. É apenas você contra o goleiro, talento contra talento, e alguns refinam esse ato a ponto de torná-lo uma forma de arte.
Começando em 15 com um jogador que transborda classe e finesse, ao chegar ao número um da nossa lista, você pode muito bem estar tentando se conter para não demonstrar sua alegria, então vamos embarcar juntos em uma viagem nostálgica.
Aqui estão os 15 jogadores com mais gols de falta de todos os tempos.
15. Andrea Pirlo – 46 Gols de Falta
Qualquer lista que tenha Andrea Pirlo na parte inferior certamente é especial, pois o ex-meia do Milan e da Juventus foi um dos jogadores mais elegantes e criativos de todos os tempos.
Dotado de uma visão de jogo quase sublime, Pirlo refletiu por um tempo sobre como cobrar a falta perfeita, até que uma revelação enquanto estava no banheiro, de todas as coisas, o inspirou a chutar a bola com três dedos em vez de cinco, gerando a curva necessária para direcionar a bola ao gol.
14. Michel Platini – 50 Gols de Falta
A lenda francesa Michel Platini foi um meio-campista incomparável durante a década de 1980, e também um astuto cobrador de faltas.
Com uma habilidade natural para colocar a bola onde queria, Platini alternava entre um chute no canto superior ou um tiro potente direto ao gol.
Outra de suas especialidades era manter a bola perto do chão; a barreira defensiva saltava, mas era superada com um chute baixo, deixando os goleiros perdidos em terra de ninguém enquanto Platini marcava mais um gol.
13. Alessandro Del Piero – 52 Gols de Falta
Considerado um dos jogadores mais talentosos da Série A e da Itália, Alessandro Del Piero fez impressionantes 513 jogos pela Juventus, marcando 52 cobranças de falta nesse tempo.
Um meia atacante que buscava sempre o gol, Del Piero tinha uma cobrança de falta que era tão previsível quanto imbatível.
Um chute alto e em curva que de repente caía como se fosse uma pedra; os goleiros sabiam o que estava por vir, mas eram incapazes de impedir que o predador italiano marcasse.
12. Cristiano Ronaldo – 57 Gols de Falta
Sir Alex Ferguson certa vez comentou que uma cobrança de falta de Ronaldo foi a melhor que ele já viu, realmente um elogio vindo da lenda do Manchester United.
E com razão, Cristiano Ronaldo construiu sua carreira fazendo cobranças de falta parecerem artisticas.
Enquanto ele se preocupa tanto com sua postura ao se preparar para o chute quanto com onde a bola irá parar, Ronaldo pode perder mais cobranças do que acerta, mas quando ele acerta, a bola realmente vai para o gol.
Com 57 gols em faltas diretas até agora em sua incrível carreira, não seria surpresa vê-lo terminar bem mais alto do que o 12º lugar que ocupa atualmente em nossa lista quando decidir se aposentar.
11. Lionel Messi – 58 Gols de Falta
Com um pé esquerdo que deve ser segurado como se fosse um tesouro e um pé direito que fica um pouco atrás, não é surpresa que o maior jogador de todos os tempos saiba exatamente como encontrar a rede com suas cobranças de falta.
Tecnica e criativamente, ele é o melhor jogador de sua geração; Messi pode curvar a bola para qualquer canto e tem a habilidade para despistar até os goleiros mais persistentes.
Por causa de sua quase mística capacidade de evitar desafios e permanecer em pé, Messi poderia ter tido mais oportunidades de marcar em faltas se não fosse por seu talento em driblar três adversários e marcar um gol de cobertura a 18 jardas.
10. Marcelinho Carioca – 59 Gols de Falta
O aventureiro Marcelinho Carioca costumava se desentender com treinadores e companheiros, o que pode explicar seus 13 clubes diferentes, tendo até encerrado sua carreira jogando futebol de areia.
Ele também tinha o talento de marcar muitas faltas, o que lhe rendeu o apelido de ‘Pé de Anjo’, e independentemente de suas travessuras fora de campo, terminou a carreira com 59 gols de falta.
9. Ronald Koeman – 60 Gols de Falta
Chamar Ronald Koeman de um excelente jogador versátil é menosprezar um atleta de classe mundial; qualquer defensor que marque 194 gols em sua carreira merece ser assistido.
Conhecido por suas cobranças de pênalti, chutes de longa distância e precisão nas faltas, Koeman jogou pelos grandes clubes da Holanda, Ajax, PSV e Feyenoord, além do Barcelona, marcando regularmente para todos eles.
Koeman não é apenas o defensor que mais marcou no futebol mundial, sua habilidade de chutar a bola com tanta força de longe o tornava temido sempre que uma falta era marcada na área.
Uma carreira verdadeiramente excepcional com estatísticas impressionantes; alguns meio-campistas e atacantes fariam qualquer coisa para ter um tipo de registro que a lenda holandesa possui.
8. Rogério Ceni – 61 Gols de Falta
Ele é um goleiro! Apenas no Brasil um goleiro seria autorizado a se aproximar das cobranças de falta com uma frequência tão regular, mas com uma taxa de sucesso como a de Rogério Ceni, só posso aplaudir.
Uma carreira de 13 anos no São Paulo, no Brasil, rendeu a Ceni 131 gols, muitos deles em pênaltis, mas impressionantes 61 foram de cobranças de falta. Considerado um dos maiores goleiros do Brasil, Ceni ocupa com justiça o 8º lugar em nossa lista.
7. Zico – 62 Gols de Falta
Os brasileiros conhecem tudo sobre o jogo bonito, e existem poucos espetáculos mais belos do que um brasileiro se preparando para uma cobrança de falta.
Principalmente quando é Zico quem está cobrando; uma lenda da Seleção, e um jogador que é conhecido por ter marcado mais de 100 gols de falta em sua carreira, Zico tinha a bola sob controle total.
Capaz de curvar a bola para qualquer lugar que desejasse, a distância ou a dificuldade não eram obstáculos para goleiros despreparados, já que Zico aperfeiçoou a arte de marcar em jogadas ensaiadas.
Zico aperfeiçoou sua técnica inclinando-se para trás ao chutar a bola com o peito do pé, criando spin e imprevisibilidade, fazendo com que a bola subisse rapidamente e depois caísse ao se aproximar do gol.
Ele é frequentemente creditado por jogadores mais jovens, que se tornaram especialistas em faltas, por inspirá-los a usar e absorver sua técnica. Zico deve ser considerado o pai do atual cobrador de faltas.
6. Diego Maradona – 62 Gols de Falta
O padrinho dos especialistas em cobranças de falta, o grande e problemático Maradona é justamente considerado um dos maiores jogadores da história. Compacto e robusto, quando estava com a bola nos pés, os jogadores simplesmente não conseguiam tirá-la dele.
A inteligência e criatividade brilharam em tudo o que Maradona fez em campo, incluindo suas cobranças de falta. Sua habilidade de curvar uma bola rapidamente em volta da barreira de jogadores, independente da distância, o permitiu marcar 62 gols de falta em sua carreira.
Vários jogadores da nossa lista atuais creditam Maradona como sendo a inspiração para como desenvolveram suas próprias estratégias de cobrança, incluindo Andrea Pirlo e Lionel Messi.
Um dos maiores talentos de todos os tempos, Maradona tinha tudo: força, agilidade, resistência e uma cobrança de falta que era simplesmente sublime.
5. David Beckham – 65 Gols de Falta
Sem dúvida o cobrador de faltas mais famoso de todos os tempos, David Beckham tem um chute tão preciso e consistente que é surpreendente que ele só tenha conseguido 65 gols de falta em uma carreira incrível pelo Manchester United e seleção da Inglaterra.
Ignore a imagem pública e o lado que não é futebol de Beckham; o ponta era conhecido por sua disposição para treinar; o esforço nas arquibancadas transformou o jogador londrino do Manchester em um dos melhores especialistas em cobranças de falta do mundo.
4. Ronaldinho – 66 Gols de Falta
Dizem que para ser verdadeiramente excelente em algo, você precisa amar fazer isso, e Ronaldinho certamente amava jogar futebol. Sempre sorrindo, sempre tentando o impossível e, às vezes, conseguindo.
Um dos jogadores mais habilidosos da história, Ronaldinho tinha um estilo e técnica que o destacavam entre seus colegas. Confortável usando ambos os pés, ele usava seu talento para curvar a bola em cobranças ou chutá-la forte e baixa com grande precisão.
Com 66 gols de falta em sua carreira, Ronaldinho mostrou que nada menos que um jogador de sua qualidade conseguiria marcar gols diversificados e impressionantes que tirariam seu fôlego.
3. Victor Legrotaglie – 66 Gols de Falta
Um pouco menos famoso na nossa lista, mas com uma carreira de 66 gols de falta, Victor Legrotaglie merece estar entre os três primeiros.
Um argentino que jogou toda sua carreira em seu país natal pelo Gimnasia y Esgrima, Legrotaglie foi cortejado por alguns dos melhores clubes do mundo, mas permaneceu fiel ao seu time.
Ao superar compatriotas como Messi e Maradona em nossa lista, isso nos dá uma visão de quão prolífico o jogador foi. E embora possamos argumentar que o nível de competição na Argentina na época era inferior, quem pode contestar 66 gols de falta?
Ainda relativamente desconhecido fora da Argentina, Victor Legrotaglie é uma adição digna à nossa lista e pode levar um tempo até que ele seja superado entre os três primeiros.
2. Pelé – 70 Gols de Falta
O maior brasileiro a calçar uma chuteira, Pelé continua sendo um dos jogadores de futebol mais conhecidos e amados de todos os tempos.
Com um total de gols que parece um catálogo, 765 gols na carreira, não é irracional acreditar que Pelé tenha marcado algumas cobranças de falta. Com um total final de 70, podemos até achar que o grande brasileiro buscava sempre o gol.
Um gênio com ambos os pés, Pelé era um competidor inteligente e implacável, com habilidades que respaldavam seu desejo por gols. Ele costumava chutar suas faltas com força, usando a força do pé e apostando na velocidade para marcar muitos de seus gols.
1. Juninho Pernambucano – 77 Gols de Falta
Para realmente entender como Juninho Pernambucano se tornou o maior cobrador de falta do mundo, devemos olhar para o que é uma “Knuckle Ball”.
Enquanto muitos dos melhores jogadores em nossa lista têm a habilidade de curvar uma bola usando efeito, Juninho aperfeiçoou uma técnica chamada ‘Knuckle balling’, onde ele chutava a bola o mais forte possível, almejando gerar zero giro.
O resultado de uma cobrança correta, sem spin, faria com que a bola tremulasse no ar, movendo-se de forma imprevisível, pegando goleiros de surpresa, que não conseguiam prever a trajetória da bola.
Inúmeros dos melhores jogadores do futebol mundial tentaram replicar a técnica de Juninho ao longo dos anos; nenhum se aproximou do nível de dificuldade de sua execução.
77 goleiros foram enganados por Juninho e seus chutes de knuckleball ao longo de seus 20 anos de carreira, e é pela qualidade excepcional de seus chutes, além da quantidade, que ele será lembrado com carinho.