Quem Fica Com O Troféu da Copa do Mundo? (A Verdade Feia)

Com a Copa do Mundo da FIFA de 2022 no Catar se aproximando, todos nós começamos a imaginar nossos heróis nacionais erguendo o famoso troféu de ouro nas areias do deserto em dezembro.

Os vencedores da competição levantarão o troféu da Copa do Mundo, mas quem o mantém depois disso?

Sempre tive curiosidade sobre isso e imagino que você também tenha, então vamos descobrir.

O troféu da Copa do Mundo é concedido, mas não é mantido pela equipe vencedora. Ele permanece na posse da FIFA, no Museu do Futebol em Zurique, na Suíça. Em vez do troféu original, a nação vencedora recebe uma réplica de bronze banhada a ouro.

Essa réplica geralmente fica no museu nacional de futebol da nação vencedora.

No entanto, nem sempre foi assim. Para entender por que as nações não podem mais ficar com o troféu da Copa do Mundo, aqui está tudo que você precisa saber.

O Troféu Jules Rimet

Alguns de vocês podem não saber, mas o troféu da Copa do Mundo não sempre teve a aparência que tem agora. Até a Copa do Mundo de 1974 na Alemanha Ocidental, o troféu utilizado era chamado de Troféu Jules Rimet (nomeado em homenagem ao ex-presidente da FIFA que criou a Copa do Mundo).

Quando uma equipe ganhava o torneio, ela simplesmente podia ficar com o troféu, pois acreditava-se que a equipe havia conquistado o direito de mantê-lo até ser derrotada quatro anos depois.

O troféu era muito valorizado por pessoas do mundo todo e, durante a Segunda Guerra Mundial, precisou ser escondido dos nazistas que queriam tomá-lo da federação italiana, que o possuía na época. O presidente da federação, na verdade, escondeu o troféu dentro de uma caixa de sapatos após transportá-lo de Roma para sua casa.

Essa é apenas uma das várias aventuras pelas quais o Troféu Jules Rimet passou durante seu período de uso.

Por que as Nações Não Podem Manter o Troféu Original da Copa do Mundo

Falando em aventuras, não há história mais louca que a agora lendária do Campeonato de 1966 e do cachorro Pickles. A Copa de 1966 foi, claro, conquistada pela Inglaterra, que organizou o torneio (e continua sendo a única vitória internacional do país até hoje).

Após a vitória da equipe, o troféu Jules Rimet foi retirado da Associação de Futebol para ser exibido em celebração ao sucesso da seleção. Isso é uma prática comum hoje em dia, mas na época isso representou uma oportunidade para o troféu ser roubado, e foi exatamente isso que aconteceu.

Até hoje, ninguém sabe quem pegou o troféu, mas após uma semana de buscas, ele foi encontrado em uma lixeira no Sul de Londres por um cachorro chamado Pickles. O troféu estava embrulhado em um jornal e simplesmente deixado na lixeira; foi um milagre que não tenha sido perdido para sempre.

Após este evento, decidiu-se que o troféu original não poderia mais ser exibido publicamente, e uma réplica foi criada pela Associação de Futebol. Essa réplica realmente não era para ser feita, pois a FIFA acreditava que o Jules Rimet deveria ser único e, como resultado, também desapareceu por muitos anos.

Mais recentemente, uma réplica do Jules Rimet reapareceu depois de estar escondida debaixo da cama de seu criador por um longo tempo. Agora, essa réplica está em exibição no Museu Nacional do Futebol em Manchester, se você tiver a chance de vê-la.

O verdadeiro troféu Jules Rimet agora está no Brasil. Após o país vencer o torneio pela terceira vez em 1970, foi declarado que ele poderia ficar com o troféu para sempre, e que um novo troféu seria usado a partir de 1974.

O Novo Troféu da Copa do Mundo

O troféu da Copa do Mundo que conhecemos e amamos foi criado para a Copa do Mundo de 1974. O troféu apresenta duas figuras levantando o mundo em unidade e é considerado por muitos o troféu mais bonito do esporte mundial.

Após a aposentadoria do troféu Jules Rimet e as desventuras que ocorreram ao longo dos anos, a FIFA se tornou mais cautelosa com quem poderia estar na posse do troféu a qualquer momento. Isso significa que os vencedores da competição não podem mais ficar com o troféu original por quatro anos.

Hoje, os vencedores da Copa do Mundo recebem uma réplica de bronze do troféu que é deles para manter para sempre; isso, claro, significa que cada réplica é única e especial para o país que a ganhou. Apesar disso, você não pode deixar de sentir que o original tem muito mais importância.

Cada vez que um país vence a Copa do Mundo, o nome da sua nação (em seu idioma) é gravado na base do troféu.

O troféu original da Copa do Mundo está agora guardado na sede da FIFA em Zurique (Suíça) e apenas sai para ocasiões específicas que a FIFA considera dignas. Esses eventos incluem o sorteio da fase final, os primeiros e os últimos jogos do torneio, e a turnê do troféu da Copa do Mundo da FIFA.

A turnê é a única chance que a maioria dos fãs terá de ver o troféu original pessoalmente. A turnê visita todos os países que se qualificaram para o torneio e costuma contar com a presença de lendas do futebol. Com os EUA se classificando para a Copa do Mundo de 2022 no Catar, o troféu seguirá até nós em seu caminho de volta ao deserto.

De acordo com a FIFA, o objetivo da turnê é aproximar os fãs da Copa do Mundo e tentar unir o mundo em uma paixão pelo futebol. Esta é a primeira vez que o troféu visitará todas as 32 nações qualificadas, e o objetivo é que ele passe por todos os países membros da FIFA até o ano de 2030.

A Copa do Mundo da FIFA de 2022 começa em 20 de novembro, e os EUA parecem mais fortes do que nunca em sua tentativa de trazer o famoso troféu para casa pela primeira vez. A seleção masculina dos EUA enfrentará o Irã, Gales e, claro, a Inglaterra nas fases de grupos, em três jogos que prometem ser emocionantes. Quem mais está ansioso?

Agora que você sabe tudo sobre onde o troféu da Copa do Mundo da FIFA é guardado e a história de onde ele esteve ao longo dos anos, você será a inveja de todos os seus amigos com esse novo conhecimento. Realmente, ele já teve uma trajetória incrível, e você pode ter certeza de que mais aventuras estão por vir.