Uma das belezas do futebol é que crianças de qualquer idade podem praticá-lo. Tudo o que você precisa é de uma bola e alguns jogadores para começar a jogar.
Para a geração mais nova, usar uma bola de futebol tamanho grande não faz muito sentido. É difícil de controlar quando os pés da criança são muito pequenos, e simplesmente não há necessidade de usar uma bola tão grande em um campo pequeno.
Existem cinco tamanhos principais de bolas de futebol, e também há diferença de peso entre elas. Abaixo, vamos detalhar cada um desses cinco tamanhos e como escolher as bolas de futebol corretas.
Tamanho da Bola | Idade Recomendada | Circunferência da Bola |
---|---|---|
Tamanho 1 | 0-3 anos | 46 cm a 51 cm |
Tamanho 2 | 3-5 anos | 51 cm a 56 cm |
Tamanho 3 | 5-8 anos | 58 cm a 61 cm |
Tamanho 4 | 8-11 anos | 63 cm a 66 cm |
Tamanho 5 | 12 anos ou mais | 68 cm a 71 cm |
Tamanho 1
Recomendado para: 1-3 anos
A bola de futebol menor que ainda pode ser usada em jogos é a de Tamanho 1. Esse é um ótimo primeiro modelo para crianças menores, pois seu tamanho não é intimidador. Além disso, elas são geralmente um pouco mais macias do que as tradicionais, o que significa que podem ser usadas em ambientes internos, caso os pais queiram jogar com seus filhos em casa.
A maioria das crianças nessa fase ainda não fará parte de times, então esse modelo é mais visto como uma bola de treino. No entanto, como é um tamanho pequeno, até jogadores mais velhos algumas vezes utilizam a bola, pois ela permite focar no desenvolvimento da técnica e do toque.
Além disso, esta bola é perfeita como lembrança. É ideal para exibição e para que os jogadores autografem, por exemplo. O tamanho menor torna mais fácil transportá-la e menos problemática.
Tamanho 2
Recomendado para: 3 – 5 anos
A bola de futebol tamanho 2 não é muito popular, pois é vista como uma opção intermediária. Ela é um pouco maior do que a tamanho 1, mas ainda não é ideal para partidas oficiais. Existem algumas ligas para crianças muito pequenas que utilizam essa bola, mas a maioria prefere pular para o Tamanho 3.
Treinar com essa bola como um jogador mais velho ainda pode ser benéfico, mas novamente, não oferece o mesmo valor que o Tamanho 1. Ela pesa um pouco mais, o que pode fazer com que as pessoas sintam que estão usando uma bola maior e mais próxima do que realmente jogam.
Em muitas lojas, pode ser difícil encontrar a opção de Tamanho 2. Esse talvez seja o tamanho menos popular, mas pode ser útil em certas situações.
Tamanho 3
Recomendado para: 5 – 8 anos
Esta é a primeira bola que é de fato usada em partidas. Crianças ao redor do mundo começam a jogar nessa idade, e essa bola é perfeita para campos menores enquanto aprendem sobre o jogo. Além de ser um pouco maior, o peso adicional ajuda no desenvolvimento de habilidades dos jogadores mais novos.
Essa é a primeira bola feita especialmente para jogos, e geralmente é de qualidade um pouco superior. Os jogadores começam a aprender novas técnicas, e a única forma de fazer isso é jogando com uma bola que conseguem manejar.
Muitas ligas proibiram cabeceios nessa faixa etária, mas isso é outra vantagem de usar uma bola que pesa cerca de 300 gramas. Uma bola tamanho 3 causará menos impacto na cabeça de uma criança se houver contato. Pode não parecer uma grande diferença, mas de fato pode ser significativo para aqueles que ainda estão se desenvolvendo.
A maioria dos treinadores em categorias de base tem muitas bolas tamanho 3. Elas também estão facilmente disponíveis em muitos lugares, já que muitas crianças começam a se interessar pelo futebol nessa idade.
Tamanho 4
Recomendado para: 8 – 11 anos
Essa é a última bola antes de passar para uma opção de tamanho oficial. A bola tamanho 4 prepara os jogadores mais novos para jogarem com a bola de tamanho completo, apesar de haver uma diferença considerável em tamanho e peso.
Perder apenas alguns centímetros e talvez 50 gramas pode não parecer uma grande mudança, mas é muito mais fácil passar de uma bola tamanho 3 para uma tamanho 4 e depois para a tamanho 5, do que pular diretamente do tamanho 3 para o tamanho 5.
Esse tamanho quica e se comporta como uma bola de tamanho oficial, ajudando as crianças a desenvolverem as habilidades que precisam. Elas terão a chance de dominar a bola e trabalhar em jogadas especiais para serem mais completas.
Como na bola tamanho 3, também há preocupação com a segurança para aqueles jogadores que possam começar a cabecear pela primeira vez. Ela é um pouco mais leve, o que reduzirá o impacto na cabeça, fazendo com que os pais se sintam mais tranquilos em relação ao seu filho jogando futebol.
Tamanho 5
Recomendado para: 12 anos ou mais
Para uma bola de futebol de tamanho oficial, o Tamanho 5 é o correto. As crianças a partir de 10 anos já têm algum conhecimento sobre esse tipo de bola, mas elas podem não participar de partidas oficiais até os 12 anos. A maioria das bolas de futebol não mudou muito ao longo dos anos, então as pessoas se sentirão confortáveis com esse modelo quando forem jogar.
Pode ser tentador para pais e treinadores insistirem que os jogadores usem uma bola maior logo de início, mas isso pode prejudicá-los. Eles podem ter dificuldade em controlar a bola, e ela pode ser pesada demais. É melhor que a transição para a Tamanho 5 seja feita de forma gradual.
Uma bola tamanho 5 custará mais, já que existem opções de maior qualidade quanto a material. Comprar bolas de jogo oficiais pode ser caro, mas como elas são feitas com materiais de alta qualidade e duram bastante, muitas pessoas estão dispostas a investir.
Eu listei minhas recomendações atualizadas de bolas de futebol tamanho 5 neste post.
Por que as Recomendações de Idade para Tamanhos de Bola São Importantes
Todas as idades acima são apenas uma estimativa, pois os jogadores se desenvolvem em ritmos diferentes. Nem todos os 10 anos jogam na mesma liga, e o mesmo se aplica aos de 12 anos.
Uma bola que não seja do tamanho adequado para o nível de habilidade de cada um pode causar mais malefícios do que benefícios. Por exemplo, apresentar uma bola grande para um jogador muito jovem e inexperiente pode afetar negativamente seu desenvolvimento. Eles não terão a oportunidade de trabalhar nas habilidades mais sutis, o que pode até fazer com que percam o interesse pelo jogo.
Por outro lado, os adultos também precisam garantir que estão comprando a bola adequada ao jogar. Muitas pessoas jogam casualmente e acabam comprando a primeira bola que encontram em uma loja. Se adquirirem uma bola tamanho 3 ou 4, pode parecer que são bolas do tamanho adequado. No entanto, isso será apenas um desperdício de dinheiro se a bola for do tamanho incorreto.
A Inflacão Importa?
Ao analisar qualquer tabela, pode confundir algumas pessoas a variação de tamanhos e pesos. Isso acontece porque uma bola de futebol pode ter desempenhos diferentes e até mesmo ter um tamanho ligeiramente diferente dependendo de quanto ar há na bola. Preste atenção na quantidade de ar que entra na bola, pois isso influencia como ela se comporta em campo.
Para jogadores mais novos, muitos optam por usar uma bola um pouco menos inflada, para que ela fique mais macia ao toque. Isso pode ajudar a evitar lesões, especialmente na área da cabeça. Aqui está uma maneira fácil de desinflar uma bola de futebol.