Os jogadores de futebol utilizam luvas em diversas situações, embora a principal função delas em muitos esportes seja melhorar a aderência. No entanto, no futebol, onde o uso das mãos é restrito a apenas um jogador, o goleiro, o uso de luvas pode parecer incomum. Apesar disso, existem momentos em que os jogadores usam luvas e quem assiste ao jogo pode não entender o motivo.
Por que os jogadores de futebol usam luvas? A decisão de um jogador de usar luvas durante a partida quase sempre está relacionada à necessidade de se manter aquecido. Como os jogos de futebol acontecem durante todo o ano, algumas condições climáticas podem ser bastante frias. Outros motivos menos comuns incluem uma melhor aderência ao fazer passes laterais e proteção contra lesões.
Enfrentando o Frio
As mãos podem ficar muito frias nos meses de inverno, especialmente porque os jogadores correm por longos períodos sem proteção. Os atletas têm se mostrado cada vez mais abertos a usar luvas como forma de aquecer as mãos. Os dedos, em particular, podem passar frio em certas condições climáticas, e é compreensível que os jogadores queiram uma cobertura.
Assim como qualquer outro equipamento nos principais campeonatos, as luvas também precisam ser aprovadas, mas a maioria dos jogadores não encontra dificuldades em atender a esses requisitos. O uso das luvas geralmente está mais relacionado à temperatura do que às regras, já que a maioria quer apenas se manter aquecida.
A única situação em que um jogador poderia ter problemas é se houvesse algum tipo de material sob as luvas que pudesse dar vantagem competitiva. Por exemplo, se algo duro estivesse por baixo das luvas e fosse usado para disputar a bola, o árbitro poderia expulsar o jogador.
Não existem restrições sobre o uso de luvas em comparação com outros acessórios que precisam combinar com o uniforme dos jogadores. Isso se dá porque, em algumas ocasiões, o uso de luvas é uma decisão tomada rapidamente. Alguns jogadores podem nem ter suas próprias luvas e acabam pegando um par emprestado em alguma partida.
Aderência Para os Lances Laterais
Por que um jogador de futebol precisaria de aderência com as mãos? Alguns jogadores dependem das luvas para fazer a cobrança de arremessos corretos quando a bola sai de campo. Embora possa parecer algo sem muita importância, jogar a bola (especialmente em condições climáticas adversas) pode ser escorregadio. Um arremesso mal feito pode resultar em um gol fácil, e os jogadores querem evitar que isso aconteça.
As bolas de futebol são geralmente pequenas o suficiente para que os jogadores sintam que têm uma boa aderência em condições climáticas favoráveis. Porém, se estiver chovendo ou nevando, usar luvas pode ser a solução ideal. Alguns jogadores são mais propensos a fazer arremessos do que outros, então talvez apenas um ou outro atleta sinta a necessidade disso dentro de uma equipe.
Proteção
As luvas oferecem uma camada de proteção que pode não ser imediatamente evidente. Muitas lesões podem ocorrer em campo, e embora as mãos não sejam utilizadas diretamente no jogo, estão sempre no meio da ação.
Jogadores que escorregam em campo costumam usar as mãos para se proteger durante uma queda. Um pouco de acolchoamento nas luvas pode ajudar a evitar cortes e reduzir a possibilidade de entorses ou fraturas.
As luvas também diminuem a chance de uma laceração, já que uma mão pode ser pisoteada por um adversário. Muitas dessas situações são consideradas acidentes raros que podem acontecer durante o jogo, mas isso pode ser o suficiente para que os jogadores considerem usar luvas mesmo em temperaturas mais amenas.
A recuperação de uma lesão na mão pode ser outro motivo para que um jogador comece a usar luvas. Enquanto o processo de cicatrização ocorre, um pouco mais de proteção pode proporcionar confiança.
Alguns Jogadores Usam Luvas Mais Que Outros?
Jogadores de futebol que vêm de climas mais quentes tendem a usar luvas com mais frequência do que aqueles que estão acostumados ao frio. Isso faz sentido, pois eles podem não estar adaptados às temperaturas baixas. Alguns atletas podem até estar jogando na neve pela primeira vez ao se juntar a um novo clube, então eles precisam encontrar maneiras de se manter aquecidos.
Conforme os jogadores se acostumam com a temperatura, podem decidir que não querem mais usar luvas. Contudo, para alguns, isso pode se tornar um tipo de amuleto da sorte, caso experimentem sucesso enquanto as utilizam. Como isso não afeta o desempenho de maneira direta, é mais uma questão de vantagem mental.
Existem Desvantagens em Usar Luvas no Futebol?
A única desvantagem real que alguns jogadores podem enfrentar ao usar luvas é que isso aumenta ligeiramente a chance de cometer uma falta ao tocar a bola com as mãos.
Como os jogadores de futebol bem sabem, uma falta por mão pode resultar em penalizações, e isso pode mudar o rumo do jogo. Como as luvas fazem as mãos parecerem um pouco maiores, há um risco adicional.
Além disso, os jogadores podem perceber que, enquanto se movimentam, não sentem necessidade de estar com as luvas. Mas tirá-las durante a partida pode ser algo complicado. Para jogadores que atuam no meio de campo, pode ser um pouco levemente desafiador, mas sempre há um momento adequado.
Luvas de Goleiro
É claro que os jogadores de linha são muito diferentes dos goleiros. Todos os goleiros, atualmente, utilizam algum tipo de luva, e elas são essenciais para que esses jogadores consigam ter sucesso.
Elas não apenas oferecem proteção contra tiros fortes, mas também aumentam a aderência e podem proporcionar um pouco de comprimento extra, permitindo que o goleiro consiga desviar a bola com mais eficiência.
As luvas utilizadas pelos goleiros são muito diferentes das que qualquer jogador de linha usaria. Essas luvas são projetadas para serem confortáveis e proporcionar um pouco de calor em certas situações, mas a funcionalidade é o fator mais importante.
Além disso, as luvas de goleiro costumam ser mais caras, especialmente os modelos de alta qualidade. Os goleiros precisam se certificar de que têm proteção adequada, porque é possível causar muitos danos às mãos ou dedos se eles forem expostos de alguma forma. Um toque errado da bola nos dedos pode facilmente resultar em uma entorse ou fratura.