Por que os jogadores de futebol não são musculosos?

Em comparação com outros atletas, os jogadores de futebol não parecem tão imponentes. Seu tronco não é tão desenvolvido quanto o de muitos outros atletas, e o futebol não exige uma constituição física robusta. Com isso, algumas pessoas se perguntam se aumentar a musculatura traria vantagens para um jogador de futebol em geral.

Por que os jogadores de futebol não são musculosos? A maioria dos jogadores de futebol não tem muito músculo porque o peso extra não traz benefícios reais no campo. Músculos nos membros superiores geralmente são mais um obstáculo do que uma ajuda. As pernas são a única parte do corpo onde a maioria dos jogadores é bastante musculosa.

Onde os Jogadores de Futebol São Mais Musculosos?

Os jogadores de futebol podem não ter músculos adicionais visíveis que demonstrem força extrema, mas a maioria deles possui pernas muito fortes. Isso faz parte da profissão, pois eles estão correndo em campo durante cada partida.

Alguns dos principais jogadores têm pernas musculosas que os ajudam a superar diferentes tipos de situações. Há momentos em que o jogo pode desacelerar, mas os atletas sempre encontram uma forma de superar esses períodos difíceis e jogar em alto nível. Com um número limitado de substituições, todos os três jogadores titulares devem participar dos 90 minutos.

A grande maioria dos jogadores de futebol também é muito forte na região central do corpo. Isso é um pouco mais difícil de desenvolver naturalmente, mas muito disso vem da prática do jogo. Os jogadores conseguem se mover e manter os músculos do core o mais fortes possível, mas existem também rotinas de treinamento para isso.

Além de o core ser importante, também é necessário ter um nível de flexibilidade. Os jogadores utilizam yoga para fortalecer os músculos centrais, garantindo que permaneçam flexíveis.

Os músculos do core estão localizados ao redor do centro das costas e do peito. Os jogadores precisam permanecer atléticos, flexíveis e versáteis em campo para ter sucesso. Desenvolver os músculos centrais mantém o corpo equilibrado e pronto para agir.

Qual Posição Exige Mais Músculos?

Quando se trata de adicionar massa muscular, a única posição que pode exigir isso, um pouco, é a de goleiro. Eles costumam ter um porte maior e não correm tanto quanto outros jogadores no campo. Ter força nas pernas e na parte superior do corpo pode ajudar a realizar jogadas defensivas robustas.

Defensores maiores, em geral, que se preocupam mais com posicionamento e fisicalidade, também podem adicionar um pouco de massa ao seu corpo. Parte disso acontece naturalmente, pois jogadores mais velhos tendem a reter peso com mais facilidade, mas ainda são relativamente leves em comparação com atletas de outros esportes.

Não há dúvida de que: quase todos os jogadores de futebol profissionais são magros e em boa forma. É praticamente impossível jogar em alto nível e não estar assim. Eles não carregam o mesmo tipo de massa muscular que outros atletas.

Os Jogadores de Futebol Devem Tentar Aumentar a Musculatura?

Em certa medida, adicionar um pouco de músculo pode beneficiar um jogador de futebol. Atualmente, o jogo é muito físico para que um atleta não tenha alguma força ao lutar por posição e ao disputar a posse de bola. Contudo, eles nunca precisarão fazer os mesmos treinos que jogadores de rugby, futebol americano ou até mesmo basquete.

A especificidade do futebol, que é jogado principalmente com os pés, significa que os treinos são quase totalmente focados na parte inferior do corpo. Desde o ganho de massa muscular até a ajuda no processo de recuperação, a parte superior do corpo é mantida o mais magra possível.

Apenas jogadores extremamente magros devem considerar a adição de algum músculo. Correr e jogar naturalmente acrescenta músculo, mas talvez um adicional de 2 a 5 kg em uma estrutura muito magra ajude a absorver parte da fisicalidade vista em campo.

É Impossível Ter Sucesso como um Jogador de Futebol Musculoso?

Embora haja um padrão mais comum de corpo entre os jogadores de futebol, existem atletas mais fortes que também alcançaram sucesso. Esses jogadores tendem a focar mais em ter a posse de bola e controle, ao invés de simplesmente superar seus adversários na velocidade, mas é possível ter êxito.

No fim das contas, cada jogador de futebol tem suas próprias forças e fraquezas. Existe uma constituição que é mais comum entre os jogadores, mas eles vêm em todas as formas e tamanhos. O jogador médio de futebol não tentará aumentar massa muscular propositalmente, mas ser físico e conquistar bolas é uma estratégia válida.

Os Jogadores de Futebol Precisarão de Mais Força na Parte Superior do Corpo?

A fisicalidade do futebol está em alta, já que os atletas, de maneira geral, estão ficando maiores, mais rápidos e mais fortes.

Com isso, é difícil afirmar que os jogadores de futebol precisam ter um tronco super forte considerando alguns dos principais jogadores atuais. Nomes como Neymar e Messi, em geral, têm estaturas menores e continuam jogando em níveis extremamente altos.

Em algum momento, os jogadores de futebol provavelmente ficarão mais fortes no geral. Ao lutar por posição, um equilíbrio entre velocidade e força pode desempenhar um papel importante. Kylian Mbappe é um dos jovens jogadores mais promissores do futebol hoje e, embora seja baixo, é um pouco mais robusto do que jogadores do passado.

Ter um pequeno diferencial em termos de massa muscular permitiu que ele jogasse de maneira muito mais madura nesta fase de sua carreira. Uma das críticas a jogadores mais jovens é que eles não são fortes o suficiente para enfrentar equipes mais físicas.

A menos que o campo de futebol seja drasticamente reduzido, ainda haverá a necessidade de manter o peso o mais baixo possível. Jogadores de futebol correm muito e dependem mais de velocidade e resistência do que de força. Certas posições podem ganhar um pouco mais de tamanho, mas não será por muito.