Por que Jogadores de Futebol Enfaixam os Pulsos?
O futebol é um jogo que se dá principalmente com os pés e as pernas, por isso pode parecer estranho que os jogadores enfaixem os pulsos. Somente o goleiro pode tocar na bola com as mãos, mas muitos jogadores em campo têm os pulsos enfaixados.
Protegendo os Jogadores Durante uma Queda
Por que isso acontece? Em primeiro lugar, a proteção dos jogadores é a principal razão. Embora seja considerado um esporte sem contato, há muita movimentação corporal em campo, e os jogadores frequentemente caem. As faixas oferecem suporte para as articulações nessas situações.
A maioria de nós já tropeçou ou caiu em algum momento da vida, e, quando isso ocorre, nosso instinto é estender as mãos para nos proteger. Enquanto isso pode resultar em lesões no pulso ou braço, fazemos isso automaticamente para evitar um impacto forte na cabeça ou no pescoço.
Os campos de futebol são feitos de grama e recebem rega regular, mas não são superfícies extremamente macias. Quando os jogadores correm rapidamente ou pulam para cabecear a bola, podem ter um impacto significativo ao cair. As faixas ajudam a evitar que os pulsos se estiquem excessivamente para trás quando um jogador atinge o chão.
Faixa Abaixo das Luvas do Goleiro
A maioria das luvas de goleiro possui uma faixa ajustável na área do pulso, mas essa faixa tem o objetivo de manter as luvas no lugar. Essas faixas geralmente não oferecem suporte suficiente para o pulso, assim os goleiros costumam enfaixar os pulsos e dedos antes de colocar as luvas.
A proteção que a fita oferece ao goleiro é similar à dos demais jogadores, mas como os goleiros se jogam ao chão com frequência, é ainda mais importante que mantenham os pulsos seguros. Além disso, ao pular para defender a bola, os goleiros podem colidir com outros jogadores, o que pode causar lesões.
Quando As Lesões Acontecem
Embora lesões nas pernas e pés sejam comuns no futebol, lesões nas mãos e pulsos também ocorrem. Esses machucados podem acontecer durante jogos, treinos ou até mesmo na vida cotidiana de um jogador.
Independentemente da causa, os jogadores de futebol muitas vezes precisam continuar jogando, mesmo com lesões. Para ajudar na recuperação e evitar mais danos, eles aplicam fita em seus pulsos. É um fato do esporte que jogadores têm que atuar mesmo com uma lesão, mas tomar medidas como enfaixar ajuda a garantir que não se machuquem ainda mais e não agravem a situação.
Que Tipo de Fita os Jogadores Usam?
Existem diversos tipos de fitas esportivas disponíveis para os jogadores, mas a maioria tem características comuns. As fitas para o pulso têm largura que varia de 3,81 a 5,08 cm. Essa largura é suficiente para fornecer suporte ao redor da articulação, enquanto as fitas para os dedos são bastante mais finas.
As fitas também vêm em uma variedade de materiais e adesivos. A combinação certa de adesivo e material varia de jogador para jogador, já que alguns podem preferir algodão, nylon ou materiais sintéticos. É fundamental encontrar um adesivo que mantenha a fita no lugar durante o jogo, dure durante toda a atividade e que seja fácil de remover, sem irritar a pele ou deixar resíduos.
Fita Esportiva vs. Fita de Kinesiologia (Fita KT)
Embora a fita esportiva ofereça suporte ao pulso, ela é projetada para uso de curto prazo e para restringir o movimento. Isso protege o jogador de movimentações excessivas da articulação ao cair ou ao entrar em contato com outro atleta.
A Fita KT, por outro lado, é feita para ser usada por vários dias e é resistente à água, o que permite que seja utilizada durante treinos, banhos e até mesmo ao nadar. A Fita KT foi desenvolvida para mudar a forma como o corpo processa a dor e auxiliar na recuperação de lesões.
Geralmente, ela é usada em conjunto com terapias físicas após uma lesão. Assim, enquanto você pode ver jogadores que sofreram lesões prévias utilizando Fita KT, a maioria dos jogadores prefere usar a fita esportiva na combinação de material e adesivo que mais lhe agrade.
Outros Usos da Fita para Pulsos
Em alguns casos, os jogadores podem enfaixar os pulsos por motivos puramente estéticos. Isso pode ser observado em várias modalidades esportivas, como as mangas de compressão nos braços da NBA ou as fitas pretas que jogadores da NFL usam abaixo dos olhos.
Como os atletas normalmente têm restrições sobre o que podem usar em campo ou quadra, muitos deles utilizam a fita nos pulsos para se destacar e se expressar. Alguns escrevem mensagens ou nomes de causas nas fitas ou no rosto.
Outros jogadores podem ter superstições em relação ao uso da fita. Como alguns gostam de usar pulseiras ou joias durante os jogos para dar sorte (o que é proibido), eles usam a fita para cobrir esses amuletos. Muitos também acham que a ritualização de colocar a fita ajuda a se concentrar antes do jogo, assim como muitos boxeadores afirmam que seu ritual de enfaixar ajuda a entrar no estado mental correto.
Como Enfaixar os Pulsos para Jogar Futebol
Embora o ritual de enfaixar possa ser semelhante ao do boxe, a forma de colocar a fita é bem mais simples. Em geral, os jogadores de futebol fazem duas ou três voltas de fita logo abaixo da flexão do pulso. Alguns podem colocar voltas ao redor do polegar para suporte adicional, semelhante ao famoso enfaixamento de mão de Luis Suárez.
Além disso, goleiros ou outros jogadores podem usar fita mais fina em seus dedos, acima e abaixo das articulações, ao invés de diretamente sobre elas.
Originalmente usada para suporte e proteção da articulação durante impactos, a função da fita esportiva nos pulsos dos jogadores de futebol evoluiu ao longo do tempo. Alguns escolhem usar a fita por motivos estéticos, para cobrir joias ou simplesmente como um ritual de sorte.
Independentemente do motivo, é muito comum ver jogadores de todos os níveis usando fita nos pulsos durante jogos e treinos.