Com o futebol sendo um esporte que tem menos gols comparado a muitos outros, é fácil entender por que marcar um gol é um momento tão emocionante e digno de comemoração.
Embora os atacantes estejam acostumados a fazer gols, sempre há uma grande animação ao encontrar o fundo da rede.
Para alguns jogadores, marcar um gol é uma experiência que pode acontecer uma vez por temporada, ou até mesmo uma vez na vida. Ver a alegria pura no rosto do jogador é uma experiência por si só. Os torcedores enlouquecem, a equipe celebra, e às vezes o jogador ainda dá um toque especial à comemoração.
Hoje, vamos falar sobre uma das comemorações de gol mais comuns: o deslizar de joelhos. Embora não seja tão teatral como outras celebrações, essa é uma ótima maneira de finalizar um gol quando é executada corretamente.
É sempre melhor tentar o deslizar de joelhos quando o campo está molhado, mas um deslizar bem cronometrado pode ser feito em qualquer condição; no entanto, se você errar, você pode acabar caindo de cara no chão, o que não é tão legal quanto um bom deslizar.
Por que deslizar de qualquer forma?
Quando a multidão canta e você se dirige à arquibancada após marcar o gol da vitória, não há sensação melhor do que deslizar de joelhos, com os braços erguidos em celebração.
É comum ver jogadores correndo em direção aos seus torcedores para compartilhar a empolgação, e, com um campo livre à frente, deslizar sobre os joelhos parece ser o que fazer.
Ajuda o fato de que outras formas de celebração costumam ser desaprovadas; tirar a camisa é punível, e um cartão amarelo (ou vermelho, se você já estiver amarelado) logo virá se você esquecer. Levantar a camisa para mostrar uma mensagem ou slogan em uma camiseta também é uma péssima ideia.
Os treinadores detestam ver seus atacantes fazendo piruetas ou saltos após marcar; a última coisa que querem ver é um jogador se machucar. Deslizar de joelhos é uma das formas mais seguras de comemorar para um jogador.
Além disso, há o estado do campo a considerar: um bom campo de futebol é como uma mesa de sinuca bem cuidada, lisa e nivelada. Bem drenado e regado, é o lugar perfeito para deslizar.
Se estiver chovendo bastante, é ainda melhor. Fazer um gol em um dia chuvoso levanta a multidão de seus assentos, e uma boa corrida significa que você conseguirá deslizar muito mais longe.
Como deslizar de joelhos após marcar
Deslizar de joelhos é um dos movimentos mais naturais no futebol, mas há um jeito certo de fazer isso.
Se você errar, provavelmente vai cair de cara no chão, mas depois de marcar um gol importante para sua equipe, a última coisa que você quer é comer grama.
Aqui está como deslizar como um profissional:
Passo 1: Condições do Campo
Se o campo estiver seco, deslizar pode ser mais difícil; condições médias são aceitáveis, e tempo úmido é ainda melhor. Você pode deslizar em um campo quente e ensolarado, mas a grama tem que estar em boas condições. Se houver partes do campo em que a terra esteja à vista, evite deslizar ali.
O gramado sintético parece ótimo, dura muitos anos e não precisa ser cortado, mas geralmente está seco demais para deslizar com facilidade. Portanto, o ideal é deslizar em grama natural.
Passo 2: A corrida de impulso
Quanto mais rápido você estiver quando fizer o deslize de joelhos, mais longe você conseguirá deslizar. Depois de marcar, corra o mais rápido que puder em direção ao canto do campo e, quando atingir sua máxima velocidade, verifique se há espaço suficiente para fazer a aterrissagem.
Passo 3: Dobre o joelho
Você vai achar mais fácil começar a deslizar com a perna mais forte, que geralmente é a que você se sente mais confortável. Assim como uma pessoa pode ser destro ou canhoto, a maioria das pessoas tende a usar uma perna em vez da outra. Em alta velocidade, comece dobrando o joelho até que esteja preparado para encostar no gramado.
Passo 4: Deixe o outro joelho no chão
Assim que sua perna mais forte estiver posicionada, rapidamente deixe o outro joelho também tocar o chão. O ideal é que ambas as articulações atinjam a grama quase ao mesmo tempo. Isso leva um pouco de prática, mas é uma comemoração fácil de aprender.
Deslizar com apenas um joelho pode resultar em se enrolar na perna de trás ou em seu joelho se fincando no chão como uma lança; de qualquer forma, você vai acabar com o rosto na grama.
Passo 5: Aponte os pés para trás
Uma vez que você atingir o chão, aponte seus pés para trás, isso evita que seus pés ajam como âncoras e mantém sua perna perfeitamente reta. Desde a ponta dos pés até o joelho, você deve estar ajoelhado como se estivesse sentado em um trenó.
Passo 6: Deslize como um profissional
Contanto que você mantenha a velocidade e ambos os joelhos atinjam o chão aproximadamente ao mesmo tempo, você estará deslizando pela grama. É sempre uma boa ideia praticar essa manobra antes dos jogos; você não quer estragar uma celebração de deslizar nos joelhos perfeita.
Alternativas ao deslizar de joelhos
Os rolamentos eram uma vez um favorito, e saltos para trás foram tentados, embora você raramente veja um técnico parecer impressionado com qualquer um deles. Um jogador que faz um gol decisivo e se machuca durante a comemoração certamente enfrentará consequências.
Até que fosse banido, jogadores costumavam tirar suas camisas, correndo pelo campo enquanto agitam suas cores de clube, muitas vezes jogando a camisa na multidão.
Fazer isso no futebol moderno apenas resultará em lágrimas; é um cartão amarelo direto para o jogador que remove a camisa, e se ele já recebeu um amarelo, é um banho antecipado, pois um cartão vermelho é exibido.
Outra celebração popular é a "celebração do bebê", embora isso seja usado apenas quando um membro da equipe teve recentemente uma criança ou está prestes a receber um nascimento na família. Os jogadores se alinham, balançando os braços como se estivessem segurando um bebê, muitas vezes assegurando-se de estar na frente do novo ou futuro pai.
Algumas equipes vão com tudo ao comemorar um gol e inventam uma celebração única e memorável. Os torcedores adoram ver esse tipo de celebração coreografada, embora os juízes e muitas vezes os treinadores fiquem menos impressionados.
Celebrações famosas de deslize de joelhos
Praticamente todos os jogadores já fizeram a celebração de deslizar de joelhos ao menos uma vez, e quando se trata das mais famosas, foi difícil escolher apenas três.
Aqui estão as mais famosas:
Thierry Henry – Arsenal contra Tottenham Hotspur – Derby de Londres 2002
Um dos melhores atacantes que a Premier League já viu, Thierry Henry, do Arsenal e da França, marcou um dos gols mais incríveis de sua carreira durante a temporada de 2002. O que tornou tudo ainda mais doce foi que ele marcou contra o maior rival do Arsenal.
Depois de pegar a bola em seu próprio campo, Henry acelerou e passou por toda a equipe do Tottenham, driblando a defesa e levando a bola para o fundo da rede.
Seu icônico deslizar de joelhos em frente aos torcedores do Tottenham é tão famoso que o Arsenal ergueu uma estátua de Henry em sua pose de deslize do lado de fora do estádio Emirates.
José Mourinho – Real Madrid 2012 – Real Madrid contra Manchester City
Não precisa ser um jogador que fique tão emocionado com um gol a ponto de comemorar deslizando; os treinadores também ficam tão envolvidos quanto torcedores e jogadores.
Em 2012, o Real Madrid estava enfrentando o Manchester City na Liga dos Campeões. Com o jogo empatado em 2 a 2, o Real Madrid aproveitou a chance e marcou o gol da vitória.
Mourinho explodiu, realizando um dos deslizes de joelhos mais icônicos que você já viu. Com terno e gravata, o treinador do Madrid pulou para o campo, braços levantados, punhos cerrados.
É uma das melhores cenas do futebol; José Mourinho deixando os torcedores enlouquecidos de alegria ou raiva, e o lendário português adora isso.
Emmanuel Adebayor – Manchester City contra Arsenal – 2009
Um dos deslizes de joelhos mais controversos da história da Premier League aconteceu em setembro de 2009, em um jogo agitado envolvendo Manchester City e Arsenal.
A situação foi armada quando Emmanuel Adebayor, do City, que havia jogado anteriormente no Arsenal, provocou torcedores e ex-companheiros durante toda a partida.
Adebayor ajudou o Manchester City a vencer por 4 a 2, e depois de marcar em frente aos torcedores do City, correu toda a extensão do campo para deslizar de joelhos em frente aos torcedores do Arsenal.
O estádio explodiu, com torcedores jogando tudo o que podiam em direção ao seu ex-atacante.
Depois, Adebayor se desculpou, mas independentemente dos problemas causados pelo seu agora famoso deslize, ele se tornou uma das celebrações mais conhecidas na história da Premier League.