Pode Estar Em Impedimento A Partir do Seu Próprio Campo? (Explicado)

A regra de impedimento no futebol é uma das mais polêmicas e debatidas há muitas décadas; uma norma que está sempre mudando e, por vezes, é alvo de críticas por ser interpretativa. Se um impedimento é marcado a favor do seu time, você fica feliz, mas se a decisão é contrária, a frustração é certa.

Os árbitros muitas vezes recebem a raiva dos torcedores, enquanto os jogadores levantam os braços em sinal de indignação; a inconsistência nas decisões é a principal queixa. O que um árbitro considera impedimento, outro pode ignorar sem hesitar.

A regra básica de impedimento é bastante clara, mas há pontos que muitos torcedores não sabem. Uma dúvida comum é: é possível estar em impedimento no seu próprio campo?

Portanto, hoje vamos analisar com mais detalhes em que momento a regra de impedimento se aplica; esperamos que, na próxima vez que você estiver nas arquibancadas, saiba exatamente quando um atacante está em situação regular.

Um jogador não pode estar em impedimento no seu próprio campo. Enquanto ambos os jogadores estiverem em seus respectivos campos no momento em que a bola é jogada, não haverá marcação de impedimento. Para que haja impedimento, pelo menos um jogador precisa estar no campo do adversário.

Você Não Está Impedido Até Que a Bola Seja Jogada

Enquanto seu time tem a posse da bola e um jogador a controla, você não pode ser marcado como impedido; você poderia correr pelo campo, sair para fora e até entrar no estacionamento, e desde que seu jogador ainda tenha a bola, você não está em impedimento.

É somente quando seu colega de equipe faz um passe em direção à frente que existe a possibilidade de ser marcado como impedido. Antes de analisarmos o que acontece no seu próprio campo, é importante esclarecer que, se seu companheiro leva a bola para o campo adversário e a defesa se recua até que a bola seja passada, você ainda está em situação regular.

Se seu colega então tenta passar a bola para um jogador em uma posição avançada, é aí que pode ocorrer o impedimento. Se o jogador que receber a bola estiver mais perto do gol adversário do que o penúltimo defensor, ele será considerado em impedimento.

Por penúltimo, quero dizer qualquer jogador que não seja o goleiro; se o jogador para quem se passa a bola estiver mais próximo do goleiro do que qualquer outro defensor, você pode se complicar. Bem, geralmente você se complicaria.

Você pode aprender mais sobre a regra de impedimento neste post.

Quando Um Impedimento Não É Considerado?

Então, supondo que o jogador que está recebendo o passe seja o atacante, e ele esteja à frente do último defensor e mais próximo do goleiro adversário do que qualquer outro jogador adversário.

Isso torna o atacante impedido? Não, se o atacante não estiver participando da jogada, ele não será considerado impedido; o atacante pode estar além do último defensor, mas não participar da ação ou estar perto do canto do campo e, por isso, não ter influência no jogo.

Esse aspecto da regra de impedimento gera muitas discussões e pode tornar as coisas confusas. Se o atacante não estiver obstruindo o caminho e não impedir os adversários de recuperar a bola ou de passar para um companheiro de equipe, e se ele não obstruir a visão do goleiro, ele é considerado em situação regular.

Se o atacante estiver tecnicamente em impedimento, mas perto do canto do campo, e for repentinamente passado, ele passa a estar em impedimento.

Confuso, não é? Isso ocorre porque o atacante passou de uma situação em que não atrapalhava o jogo, independentemente de sua posição, para se tornar parte da jogada de ataque, ocupando uma posição avançada com clara vantagem.

Cabeça, Ombros, Joelhos e Pés

As partes do corpo de um jogador que podem ser consideradas em impedimento mudaram ao longo dos anos; antigamente, era necessário que o corpo inteiro do jogador estivesse à frente do penúltimo jogador para ser considerado impedido.

As regras de impedimento mudaram, e agora qualquer parte da cabeça, corpo ou pés do jogador considerada à frente do penúltimo jogador é classificada como impedimento.

Você pode não achar isso tão importante, mas quando um impedimento é marcado contra o seu time após um gol porque a testa do atacante estava em impedimento, você entenderá a frustração vivida pelos torcedores semanalmente.

Você Não Está Impedido Se Estiver no Seu Próprio Campo

Agora que analisamos a regra de impedimento, onde fica um jogador que está no seu próprio campo? Um jogador que está em seu próprio campo, incluindo a linha da metade, não pode ser considerado impedido, independentemente de estar à frente de todos os jogadores adversários.

Se o jogador estiver sobre a linha ou apenas a usando como referência e a bola for passada para ele, conforme mencionado anteriormente, ele será considerado em impedimento. O mesmo se aplica se o jogador estiver ligeiramente à frente da linha, mas não estiver atrapalhando a jogada; não importa se ele ultrapassa ou não a linha, ele não será considerado impedido.

O fato de que você não pode estar em impedimento no seu próprio campo pode ter consequências, especialmente para um time que está atrás do placar. À medida que uma equipe avança em busca de um gol, a linha de defesa se aproxima ainda mais do adversário, até mesmo da linha do meio-campo.

Em algumas situações, um passe longo por cima da defesa pode eliminar totalmente a possibilidade de impedimento à medida que os jogadores atacantes entram em ação a partir do seu próprio campo. Desde que o passe seja feito antes de cruzarem a linha do meio, eles não podem estar em impedimento.

Embora isso não aconteça com frequência, a maioria das equipes garante que há pelo menos um ou dois defensores em seu próprio campo. Não é incomum que a equipe que persegue o placar acabe se encontrando ainda mais atrás, enquanto seus adversários aproveitam a vantagem de não poderem estar em impedimento no próprio campo.

O Que Acontece Quando Você é Considerado Impedido?

Diferentemente de uma falta que pode levar a um cartão amarelo ou vermelho, uma corrida mal cronometrada que resulta em um impedimento não é punível. Sim, a equipe adversária recebe um tiro livre indireto, mas o jogador que se desloca para a posição de impedimento não é penalizado além disso.

Um jogador pode estar em impedimento quantas vezes quiser sem ser punido pelo árbitro. Isso não significa que o próprio técnico não comece a perder a paciência; um atacante deve estar o mais próximo possível da linha de impedimento enquanto permanece em condição regular.

Alguns dos maiores atacantes da história eram verdadeiros mestres em escapar do impedimento; Pippo Inzaghi, ex-jogador do AC Milan e da seleção italiana, era um artista em quebrar a armadilha de impedimento, sempre posicionando-se na sombra do último defensor.

O lendário técnico do Manchester United, Sir Alex Ferguson, foi uma vez citado dizendo: “Inzaghi nasceu em impedimento”, pois, apesar de ser excelente em ficar apenas em posição regular, ele ainda era frequentemente pego em impedimento, mais do que muitos outros atacantes.

Conclusão

A impossibilidade de estar em impedimento no seu próprio campo é geralmente relevante apenas quando uma equipe realiza um ataque rápido; enquanto uma equipe empurra para frente, uma equipe que consegue recuperar a bola rapidamente e faz um passe em direção ao ataque pode colher os frutos.

Com a introdução do VAR (Árbitro Assistente de Vídeo), as equipes precisam jogar mais próximas do limite do que nunca. Anteriormente, era responsabilidade única do árbitro ou de seus assistentes determinar se uma equipe estava em impedimento, mas agora o VAR pode verificar quase instantaneamente e com detalhes minuciosos.

Com a possibilidade de o VAR congelar a imagem e ampliar, uma testa ou pé fora da linha será facilmente identificado, e já houve um aumento considerável na marcação de impedimentos, especialmente para partes do corpo que estão ligeiramente em impedimento.

No futuro, pode haver mudanças na regra de impedimento, mas por enquanto, torcedores e jogadores terão que aceitar as decisões à medida que aparecem. Você ganha algumas; você perde algumas; a menos que esteja no seu próprio campo, claro.

Aprenda mais sobre a regra de impedimento nestes posts: