Os jogos de futebol podem ser cancelados por causa da chuva? (Explicado)

O futebol é um dos esportes mais resistentes que existem e também um dos mais acessíveis; tudo que você precisa é uma bola e um espaço plano para jogar. Desde crianças jogando bola em um estacionamento até os maiores estádios do mundo, qualquer pessoa pode participar desse esporte, muitas vezes chamado de “o esporte dos reis”.

Um jogo de futebol raramente é cancelado por causa do clima; às vezes, é até mais divertido deslizar na lama, tornando os desarmes mais emocionantes. Jogar na chuva é aceitável, e mesmo quando a neve cai, enquanto a bola não desapareça em um pé de neve, a partida continua.

Há uma bola laranja que é usada quando a neve aparece, e os jogadores são esperados a continuar jogando na chuva. Isso não quer dizer que as condições climáticas sejam completamente ignoradas; existem momentos em que as partidas precisam ser canceladas por motivos de segurança.

Às vezes, o clima parece se conspirar contra nós, e hoje vamos explorar os motivos pelos quais as partidas de futebol podem ser canceladas devido à chuva. Ao contrário dos videogames da FIFA, onde você pode simplesmente reiniciar a partida, na vida real, quando a mãe natureza decide que o jogo não pode acontecer, ele é cancelado, independentemente das interrupções.

### As Partidas Podem Ser Canceladas Por Causa da Chuva?

Existem diversos momentos durante a temporada em que os jogos de futebol podem ser cancelados devido à chuva, e a localização do clube, a condição do estádio e a época do ano podem influenciar essa decisão.

Geralmente, um jogo acontece se o campo não estiver muito afetado, especialmente com água acumulada. Se os fãs conseguem suportar ficar nas arquibancadas, os jogadores certamente podem jogar.

Embora seja menos comum que jogos sejam cancelados no verão, não é incomum que uma tempestade inesperada cause problemas no gramado, levantando preocupações de segurança.

Quanto melhor o estado do campo, melhor ele pode lidar com a chuva. A maioria dos estádios de elite possui drenagem subterrânea para evitar campos encharcados; cancelar um jogo é sempre considerado um último recurso.

No inverno, os jogos têm mais chance de ser cancelados devido a campos congelados; a neve raramente é o problema, pois pode ser retirada do campo para permitir que os jogos continuem.

O grande perigo é quando o solo está tão congelado que os jogadores, frequentemente avaliados em milhões de dólares, correm o risco de se machucar. Os clubes só cancelam um jogo por motivos de segurança, seja para os jogadores no campo ou para os fãs que viajam até os jogos.

### Segurança de Jogadores e Fãs

Existem três motivos principais pelos quais a chuva pode levar ao cancelamento de uma partida:

1. Segurança dos jogadores.
2. Segurança dos fãs.
3. Proteção do gramado contra danos adicionais.

O mais importante, sem dúvida, é a segurança de todos. Os oficiais cancelam um jogo se as condições climáticas se tornarem tão perigosas que a viagem até o local do jogo seja arriscada para os fãs. Se os torcedores já estiverem a caminho ou o clima se deteriorar pouco antes do início da partida, os oficiais analisam o estado do campo.

Se não houver drenagem ou a chuva for torrencial, e o campo não conseguir lidar com a quantidade de água, há o risco de os jogadores se machucarem.

Deslizar na lama pode ser divertido para um jogador; eles podem iniciar o desarme mais cedo e deslizar pelo chão limoso; contudo, quando há água acumulada, um jogador pode parar repentinamente, pois a água impede seu movimento.

Os jogadores são um ativo valioso para os clubes e eles não vão querer correr riscos. Uma perna quebrada por causa de um desarme mal calculado em um campo encharcado é algo que poderia ser evitado.

As associações nacionais, como a CBF, não gostam de ver jogos cancelados, pois isso pode afetar a programação da liga, mas preocupações com a segurança são mais importantes que a necessidade de reagendar uma partida.

### Quando os Jogos São Cancelados?

Os clubes e organizadores de ligas estão sempre em contato com agências meteorológicas e ficam atentos a possíveis problemas climáticos que possam afetar a programação dos jogos. Se uma partida parece que vai ser cancelada, o ideal é fazê-lo o mais cedo possível.

Nada irrita mais os torcedores do que pagar por ingressos, gastar tempo e dinheiro viajando até o jogo, apenas para descobrir que a partida foi adiada.

Na maioria das vezes, os jogos são cancelados na manhã do jogo para permitir que os torcedores cancelem seus planos de viagem, a menos que o clima mude drasticamente no final do dia.

Embora não seja comum, também é possível que partidas sejam interrompidas no meio do jogo quando a chuva se torna tão intensa que a visibilidade fica comprometida. É raro, mas já ocorreu.

É mais comum que um jogo seja cancelado porque o campo não consegue lidar com a quantidade repentina de água, tornando a partida perigosa.

Jogadores correndo atrás de uma bola que para repentinamente porque se empaca na água precisam ajustar rapidamente seus movimentos, e desarmes se tornam arriscados quando os oponentes mudam de direção devido à situação do campo.

Isso pode resultar em acidentes graves, e o árbitro deve decidir se continua o jogo ou o abandona.

### O Custo do Cancelamento

Além de todo o transtorno de ter que reagendar um jogo cancelado por causa da chuva, o que muitas vezes significa que uma equipe precisará jogar duas vezes na mesma semana para se recompor, há também custos envolvidos com o cancelamento da partida.

Desde reembolsos de ingressos, alimentos que foram preparados nas áreas de hospitalidade e que se estragaram, até os custos de iluminação e de pessoal do estádio, os gastos com o não acontecimento da partida podem crescer rapidamente.

A receita de TV também pode ser perdida se o jogo estava programado para ser transmitido ao vivo, e há sempre o risco de que o jogo remarcado não seja exibido na TV.

A receita de TV é fundamental para as equipes, portanto, a perda dessa renda é muito sentida. Os cronogramas de treinamento também são afetados; os jogadores se preparavam para esse jogo e planejavam suas táticas de acordo. De repente, a rotina deles é interrompida, e eles podem não ter outro jogo por vários dias.

Os fãs também arcam com os custos; desde gastos com viagens até a perda de tempo, os torcedores investem muito do seu tempo e dinheiro para apoiar seus clubes.

Claro que não é culpa de ninguém, o clima não pode ser controlado, mas essa frustração é algo que tanto os fãs quanto os clubes prefeririam evitar. É por isso que o cancelamento de um jogo é sempre a última opção.

### Segurança e Cuidadores do Estádio

Os clubes têm muitos funcionários em dias de jogos, e o trabalho dos seguranças e cuidadores do gramado é garantir a segurança da multidão e do campo.

O cuidador tem a responsabilidade de manter o campo em perfeitas condições nos dias de jogo, o que significa cuidar da saúde do gramado e garantir a drenagem adequada.

Quando parece que a chuva pode ameaçar a realização de um jogo, o cuidador e sua equipe são os primeiros a entrar no campo. Você pode já ter visto equipes de oficiais usando grandes vassouras para tentar remover a água acumulada do campo.

Se a água puder ser removida e a drenagem subterrânea for de alta qualidade, não é impossível que o jogo possa ocorrer.

### Conclusão

Jogos de futebol raramente são cancelados por causa da chuva, especialmente nos níveis mais altos; é muito mais comum que partidas sejam adiadas em divisões menores, devido à falta de infraestrutura.

Com o aprimoramento da drenagem, estádios que são mais fechados ou têm teto retrátil raramente são afetados pelo clima.

No Brasil, por exemplo, alguns estádios estão próximos de rios, e em algumas ocasiões, inundação causada por chuvas intensas já afetou jogos.

Embora possamos atribuir as inundações aos episódios de muita chuva, é um pouco exagerado dizer que a chuva foi a única razão para a interrupção de um jogo.

Mesmo quando as partidas são canceladas devido à chuva, os torcedores geralmente estão muito melhor informados; redes sociais, meios de comunicação e canais esportivos 24 horas mantêm os fãs atualizados de forma muito mais eficiente no século XXI.

Antes da era da internet, os fãs chegavam ao estádio e descobriam que seus jogos tinham sido adiados, mas agora, com o mundo do futebol tão interconectado, surpresas desse tipo são raras.