Os 3 Diferentes Tipos de Corpo dos Jogadores de Futebol

Um dos grandes atrativos do futebol é que qualquer pessoa pode praticá-lo, independentemente de tamanho, forma, idade ou gênero. A maneira como você joga pode ser adaptada ao seu condicionamento físico ou tipo de corpo.

Embora isso ainda se aplique aos jogadores profissionais de futebol em certa medida, é claro que eles precisam ser capazes de competir, então o condicionamento físico e a idade influenciam sua performance.

No que diz respeito aos tipos de corpo, é comum perceber que certos físicos são mais adequados para determinadas posições. A construção física de um jogador pode ser dividida em três tipos distintos: alto e magro, altura média com proporções adequadas, e baixo e robusto.

Vale ressaltar que qualquer um desses tipos físicos pode desempenhar qualquer posição em campo, mas algumas características tendem a se adaptar melhor a funções específicas, como um goleiro alto e esguio, por exemplo.

Vamos analisar os 3 diferentes tipos físicos dos jogadores de futebol.

1. Alto e Magro

Exemplos: Peter Crouch, Olivier Giroud

Esse tipo de corpo, muitas vezes chamado de Ectomorfo, é caracterizado por uma construção esbelta, além de altura acima da média. Com membros longos, um ectomorfo é eficiente em termos de energia, consegue cobrir grandes distâncias rapidamente e é ótimo para atividades que exigem resistência.

Além da vantagem clara da altura, esse tipo de corpo é benéfico para o futebol, já que existe muito espaço a ser coberto, e durante uma partida de 90 minutos, um jogador alto e atlético pode se destacar com facilidade.

Um bom exemplo desse físico é o internacional inglês Peter Crouch. Com 2,01 metros de altura, Crouch fez carreira sendo excelente no jogo aéreo, sendo um alvo perfeito para seus companheiros.

Embora sua altura pudesse sugerir que ele era apenas um jogador alto, Crouch também era muito bom em cobrir campo, tinha um bom olho para o gol e, surpreendentemente, durante uma carreira de 19 anos, sofreu apenas 29 dias de lesão.

Esse tipo de corpo é ideal para as exigências do futebol profissional, atendendo a quase todos os requisitos necessários. Ele possui a altura que pode causar problemas para os adversários, resistência para jogar uma partida inteira, e a resiliência para suportar o jogo.

Há menos jogadores desse tipo do que se pode imaginar, e aqueles que existem geralmente se destacam, não apenas pela altura, mas também pelas várias contribuições que trazem ao time. As opções que um treinador tem ao utilizar um jogador com esse tipo físico são praticamente infinitas.

2. O Todos-Arounders, Altura Média com Proporções Sólidas

Exemplos: Cristiano Ronaldo, Kevin De Bruyne

Esse jogador, com um físico atlético e corpo bem proporcionado, pode ser fundamental para o seu time. Em termos pseudo-científicos, esse tipo de jogador é chamado de Mesomorfo, e combina o melhor dos dois mundos.

Construído para velocidade e força, esse tipo de corpo é padrão no futebol profissional. Ao observar o time que você torce, provavelmente muitos dos jogadores se encaixam nesse estereótipo: não são muito altos, nem muito baixos, e seu condicionamento físico é impressionante.

Geneticamente projetados para resistência e aceleração, essa combinação é ideal para um jogador de sucesso. Todas as posições em campo são perfeitamente adequadas para esse tipo físico, jogadores robustos que possuem energia e força para competir em alto nível, além de velocidade para causar problemas aos adversários.

Kevin De Bruyne e Cristiano Ronaldo são ótimos exemplos desse tipo de jogador. Ambos são atletas de elite, possuem alturas e pesos similares, e suas habilidades, é claro, são excepcionais, mas seus tipos físicos permitem que maximizem seu potencial.

3. Robusto e Poderoso

Exemplos: Lionel Messi, Diego Maradona

Se você se enquadra nessa categoria, não se preocupe, você pode performar em alto nível no futebol. Para começar essa discussão sobre tipos de corpo com um exemplo, podemos citar Diego Maradona, que tinha um ótimo desempenho em campo.

Com uma construção forte, semelhante a um barril, e um centro de gravidade que quase o tornava gyroscópico, Maradona era uma visão temível com a bola nos pés. Era impossível derrubá-lo e desarmá-lo, e sua força desafiava a sua estatura, tornando-o um exemplo perfeito de um corpo Endomorfo.

O time do Barcelona, comandado por Pep Guardiola entre 2008 e 2012, tinha muitos jogadores desse tipo físico que dominaram a La Liga e a Champions League. Jogadores como Xavi, Iniesta e Lionel Messi, todos menores, conseguiram evitar tackles e passavam adversários com facilidade, formando um time que não necessitava pular para disputar a bola, mas sim utilizar força e habilidade para conquistar o mundo do futebol.

À medida que o futebol se torna mais técnico, esse tipo de corpo se torna cada vez mais relevante no jogo moderno. Jogadores menores, mais habilidosos, que são fortes e capazes de participar de jogadas mais compactas estão em alta.

A capacidade de reter a bola e passá-la a um companheiro próximo pode ser mais valiosa do que a capacidade de cobrir cada pedaço do campo; um jogador robusto e talentoso pode brilhar em qualquer equipe.

Você Pode Mudar Seu Tipo de Corpo?

Uma vez que você atinge a maturidade, seu tipo de corpo tende a ficar fixo; um Ectomorfo provavelmente não vai se tornar menor, da mesma forma que um Endomorfo não deve perder aquele torso robusto e começar a medir 1,83m.

Alimentação e treinamento podem aumentar ou reduzir a massa corporal. O exemplo do grande time do Barcelona ilustra bem que muitos Endomorfos estavam em ótimas condições, com baixo percentual de gordura e todos eram vencedores.

Um jogador alto e esguio pode ganhar músculo e gordura para se tornar mais forte, mas isso pode reduzir sua velocidade e energia, e aumentar o risco de lesões.

Um jogador de altura média e com boas proporções pode perder mais peso do que o necessário e acabar sofrendo as consequências; pouco peso pode dificultar a retenção da bola e a resistência aos contatos, enquanto excesso de peso pode prejudicar o desempenho.

Qual É O Melhor Tipo de Corpo Para Jogadores de Futebol?

Não há certo ou errado nesse sentido, pois cada posição tem suas vantagens e desvantagens. Um goleiro alto pode parecer uma ótima ideia, mas e se ele for alto demais para fazer defesas em chutes baixos rapidamente?

O que ocorre se ele for muito magro e não conseguir competir em escanteios, sendo facilmente deslocado? O tipo de corpo de um jogador é fixo, mas como ele utiliza esse corpo não é, e é aí que o treinamento e o condicionamento entram.

Cada tipo físico, adequadamente treinado e utilizado na posição certa, pode ser uma parte eficaz de qualquer equipe. O trabalho do treinador, através do treinamento e condicionamento, é garantir que cada jogador seja utilizado de maneira apropriada.

Um exemplo disso é um atacante alto, um Ectomorfo que impõe respeito aos defensores por conta de sua altura. Mas e se a tática de um time não for cruzar a bola para o atacante? Nesse caso, o tipo físico não influencia mais a partida, pois a vantagem de altura se torna irrelevante.

Como um quebra-cabeça, um time é composto por várias partes de tamanhos e formatos diferentes; não existe tipo físico errado, mas sim a maneira incorreta de utilizar um tipo físico.