A CDM, ou Volante Defensivo Central, é o motor de qualquer equipe bem-sucedida. Esse jogador é responsável por limpar jogadas atrás dos meio-campistas, funcionando como um escudo para a defesa, além de ser um jogador que transporta a bola no meio-campo.
Toda equipe de sucesso, especialmente as mais vitoriosas, conta com um atleta que possui as características adequadas para desempenhar a função de CDM. Normalmente, esse é um jogador forte, focado em defesa, que prioriza anular o time adversário em vez de buscar a glória pessoal.
O Que Significa CDM no Futebol?
CDM é uma posição no futebol que se refere ao volante defensivo central. Esses jogadores ocupam a parte central do campo, mas têm um papel mais defensivo do que um meio-campista central comum.
Qual é o Papel de um CDM?
Um Volante Defensivo Central realmente faz o que seu nome indica: ocupa uma posição central, mais recuada do que um meio-campista central ou um meio-campista ofensivo. Enquanto um meio-campista central pode ser o elo de ligação entre ataque e defesa, o CDM raramente avança, atuando constantemente na linha entre a defesa e o meio-campo como uma camada adicional de proteção.
Uma das razões pelas quais um CDM é tão valorizado — e essencial — em qualquer equipe bem-sucedida é a qualidade geral das opções ofensivas disponíveis. Quanto melhor for o ataque, mais eles buscam o gol, o que, por sua vez, deixa espaços abertos que podem ser explorados por jogadores adversários em contra-ataques.
O CDM é invariavelmente um jogador incansável, que prefere realizar um bom desafio a se aventurar em busca de gols. Essa mentalidade defensiva permite que seus companheiros avancem sabendo que a defesa tem uma camada extra de proteção.
Um grande CDM consegue desacelerar o jogo, antecipar ataques perigosos e, muitas vezes, neutralizá-los antes que se tornem uma ameaça real.
Atributos Essenciais para Ser um Grande CDM
Existem muitos atributos que fazem um CDM de classe mundial, e devido à natureza dessa função, muitos dos principais são habilidades mentais. Um volante defensivo central não pode desligar a mente, não pode se desposicionar, e precisa manter a concentração durante os 90 minutos de jogo. Um atacante pode perder um gol, e o jogo continua, mas um CDM que perde seu marcador pode causar problemas imediatos para seus defensores.
Os 8 atributos principais de um grande CDM são:
- Leitura do jogo
- Agressividade controlada
- Resistência
- Desarme
- Comunicação
- Calma
- Força
- Movimentação sem a bola
1. Leitura do Jogo
Estar na posição correta antes da ameaça surgir é quase como ter poderes psíquicos. Os melhores CDMs estão frequentemente no lugar certo na hora certa, graças à sua capacidade de ler o jogo e o fluxo da bola, utilizando esse conhecimento para agir.
Muitos dos outros atributos necessários para um excelente CDM se tornam irrelevantes sem uma boa percepção do jogo. Ter resistência é bom, mas correr descontroladamente durante os 90 minutos não ajuda em nada. Compreender as forças e fraquezas dos oponentes ajuda o volante defensivo a antecipar e reagir mais rapidamente.
2. Agressividade Controlada
A palavra-chave para esse atributo vital é "controlada". Um CDM participa de muitas disputas, faz desarmes decisivos e geralmente é um dos jogadores mais físicos em campo. Ser reconhecido como um desarmador agressivo é um bom atributo, mas precisa ser equilibrado com inteligência; os melhores CDMs raramente se deixam levar pela raiva, sendo apenas firmes.
O jogador adversário precisa saber que enfrentará resistência. Ele pode esperar ser pressionado, empurrado para longe da bola e, geralmente, desconfortável em campo. O CDM tem a função de interromper o jogo de forma agressiva, mas sempre se mantendo em campo por 90 minutos.
3. Resistência
Os volantes defensivos cobrem muitos espaços, sendo os primeiros a chegar em cada bola, pressionando todos os jogadores e mantendo seu desempenho ao longo do jogo. A resistência é vital para que um CDM execute suas funções defensivas corretamente. Na maioria das vezes, eles treinam mais do que qualquer outro jogador, realizando mais exercícios de força e treinamento de resistência para sustentar seu desempenho.
Movimentar-se entre as linhas, indo da sua própria linha defensiva para o meio-campo e vice-versa, requer esforço e trabalho duro. Um CDM não é exatamente um defensor nem um meio-campista; ele precisa desempenhar ambas as funções ao mesmo tempo.
4. Desarme
O motivo pelo qual um volante defensivo se levanta pela manhã é simples: um desarme bem feito é tão importante quanto um gol e pode ser a diferença entre sucesso e fracasso. Ser um bom desarmador é quase uma arte perdida, já que muitas equipes de elite hoje em dia buscam jogadores mais técnicos. Essa mudança de cultura é uma das razões que levou à importância da função de CDM.
Quanto melhor for o desarme, menos faltas são cometidas e mais rápido a bola volta ao ataque.
5. Comunicação
Sendo o elo entre a defesa e o ataque, além de ser a primeira linha de defesa, um volante defensivo central precisa ser capaz de direcionar tanto o meio-campo quanto a defesa simultaneamente. Isso pode ser tão simples quanto instruir um defensor a recuar enquanto o CDM vai em busca da bola ou solicitar a um meio-campista que marque um jogador enquanto ele se posiciona defensivamente para oferecer suporte.
6. Calma
Os melhores CDMs mantêm a calma sob pressão e são quase impossíveis de irritar. Eles conseguem fazer com que outros jogadores percam a compostura e cometem erros enquanto permanecem centrados. Companheiros de equipe costumam se espelhar na atitude do volante defensivo central; um CDM que consegue desarmar um oponente sem revidar, mesmo diante de provocações, pode ser uma influência tranquilizadora para a equipe.
7. Força
A força do corpo superior é essencial para jogadores defensivos. Quando não for possível realizar um desarme ou um jogador precisa ser contido em uma área perigosa, um CDM forte simplesmente se posiciona no caminho, bloqueando as opções de ataque e pressionando o adversário a cometer erros.
Treinamento físico, uma dieta adequada e levantamento de peso podem levar um volante defensivo central a um novo patamar. Com a capacidade de desarmar, ler o jogo e a força necessária para deter jogadores em seu caminho, o CDM se transforma em um tanque altamente móvel.
8. Movimentação Sem a Bola
Assim como um pai orienta um filho a "andar, não correr", um CDM com boa movimentação sem a bola raramente precisa fazer um esforço exagerado. A leitura do jogo, junto com a resistência, já o qualificam para essa função.
Ser capaz de ler o jogo precocemente e se posicionar nas áreas adequadas antes que elas se tornem perigosas pode elevar um bom CDM ao status de elite.
Como já mencionado, N’Golo Kanté, do Chelsea, é um excelente CDM, e os espectadores frequentemente notam que, ao atacar, um time adversário encontra Kanté em frente ao atacante. Isso não é coincidência; Kanté tem uma leitura de jogo excepcional e já se posicionou, sem a bola, em locais estratégicos para desarmar a jogada.
Todo fã adora um grande jogador atacante, e todo treinador deseja ter um N’Golo Kanté em seu time. Isso ocorre porque um CDM de elite é inestimável e está se tornando cada vez mais raro no futebol profissional.
Os Volantes Defensivos Estão se Tornando Obsoletos?
Embora os CDMs estejam se tornando menos comuns, isso não significa que estejam obsoletos, mas sim que há uma prevalência de jogadores mais voltados para o ataque. Todo treinador que entende do assunto conhece o verdadeiro valor de um CDM de qualidade. Uma rápida análise das melhores equipes da era moderna revela que todas têm uma coisa em comum: um volante defensivo central de classe mundial.
Leia também: O que significa CAM no futebol?