O início oficial de uma partida de futebol acontece com o “kick-off” ou a cobrança inicial. Considerado uma parte cerimonial do jogo, não há muita ação logo de cara. No entanto, para algumas pessoas, esse aspecto pode ser pouco compreendido.
Aqui, vamos explorar mais sobre os “kick-offs” no futebol, em diferentes momentos da partida, buscando explicar tudo para que ninguém fique sem informações. Ao entender melhor as regras relacionadas aos “kick-offs” e outros elementos do futebol, tanto os torcedores quanto os jogadores se sentirão mais seguros em relação ao jogo.
Mas, o que é um “kick-off” no futebol? Um “kick-off” é o momento em que a bola é oficialmente colocada em jogo para iniciar a partida. Os “kick-offs” ocorrem no começo de cada tempo, assim como em períodos de prorrogação. Além disso, também acontece após cada gol, sinalizando que a partida está prestes a começar novamente.
Quais São as Regras para Kick-offs no Futebol?
Embora possa parecer apenas uma formalidade, uma partida de futebol não começa oficialmente até que o “kick-off” seja realizado. Quando as equipes se preparam para esta cobrança, cada time deve permanecer em sua própria metade do campo. Os únicos jogadores envolvidos no “kick-off” estão dentro do círculo central, o que deixa o início do jogo relativamente calmo.
Se um jogador que está realizando o “kick-off” tocar a bola novamente antes que ela tenha sido tocada por outro jogador, será concedido um tiro livre indireto à equipe adversária.
Além disso, uma vez que a bola é colocada em jogo, não existem regras especiais que impeçam as equipes de jogarem de certa maneira. Alguns times tentam surpreender a defesa adversária, partindo para o gol logo após o “kick-off”. O mesmo vale para as defesas, que podem tentar um ataque furtivo imediatamente para tentar roubar a bola e realizar um contra-ataque.
A bola pode ser movida para frente ou para trás, desde que comece dentro do círculo central. Normalmente, as equipes optam por passar a bola para trás, preparando potenciais ataques.
O Procedimento do Kick-off
- Exceto os jogadores que estão realizando o “kick-off”, todos os demais devem estar em sua metade do campo.
- A bola deve estar parada na marca central.
- Os adversários da equipe que faz o “kick-off” devem estar a pelo menos 10 jardas (9,15 m) da bola até que ela esteja em jogo.
- O árbitro dá um sinal (apito).
- A bola está em jogo assim que é chutada e começa a se mover.
Posicionamento no Kick-off
Quando ocorrem os “kick-offs”, os jogadores de ambas as equipes devem estar em sua própria metade do campo. Os adversários precisam manter uma distância mínima de 10 jardas da bola até que ela esteja em jogo, como indicado pelo círculo central.
A bola durante o “kick-off” precisa estar parada na marca central, no meio do círculo. Mesmo que a bola se mova um pouco ou esteja ligeiramente fora do lugar, isso tecnicamente não é permitido. Algumas ligas podem não se importar muito com isso, mas outras levam essa regra bastante a sério.
É Possível Marcar um Gol Diretamente do Kick-off?
Falando tecnicamente, um jogador de futebol pode marcar um gol diretamente de um “kick-off”. De acordo com as regras oficiais, isso é totalmente permitido. As chances de isso ocorrer são muito raras, mas pode acontecer se todas as condições se alinharem corretamente.
Se a cobrança for para o lado errado e um gol contra for marcado por algum motivo, isso não conta. Nesse caso, a equipe adversária receberá um escanteio.
Estratégias para o Kick-off
Embora os “kick-offs” possam parecer meramente cerimoniais, muitas equipes utilizam estratégias específicas para começar o jogo. Seja para jogar de maneira conservadora ou buscar um movimento mais audacioso, as estratégias podem realmente fazer diferença na partida.
1. Jogar a Bola para Trás
A opção conservadora e tradicional durante o “kick-off” é passar a bola para um companheiro de equipe. É uma maneira simples de manter a posse e configurar uma jogada mais complexa a partir da cobrança.
Essa é, com frequência, a estratégia utilizada pelas equipes. Embora não seja extravagante, ela ajuda a evitar grandes erros.
2. Jogar a Bola para o Lado
Passar a bola para o lado durante o “kick-off” é uma forma de adotar uma postura mais ofensiva, mas ainda assim conservadora. Isso pode acelerar o ritmo do jogo logo após o “kick-off”.
Um “kick-off” lateral requer um pouco de precisão, mas a maioria dos jogadores de alto nível consegue realizar o movimento.
3. Jogar a Bola Longa
Um movimento arriscado, que é usado esporadicamente, jogar a bola longa por cima dos adversários pode resultar em grandes recompensas. A vantagem é que a bola estará próxima ao gol do adversário, mas a equipe oponente também estará preparada para isso.
Se eles defenderem bem, essa tentativa pode ser rapidamente interrompida. Por essa razão, essa estratégia não é tão comum nos níveis mais altos. Se uma equipe for fisicamente superior à outra, pode valer a pena tentar.
4. Jogar a Bola para o Lado Externo
Algumas equipes posicionam um jogador aberto para dar mais largura à jogada. É um pouco mais arriscado, já que o passe é longo, mas as equipes ainda podem ser conservadoras em sua abordagem quando a bola chega ao jogador.
Manter a bola na lateral pode criar mais espaço e ajudar significativamente, dependendo de quem está em campo.
5. Jogar a Bola para Frente
Esse é um movimento tão pouco utilizado que a estratégia pode parecer até ilegal. Contudo, avançar a bola é praticamente entregar a posse para os adversários em sua metade do campo.
Esse movimento pode ser bem-sucedido em certas situações. Em vez de necessariamente utilizar a bola, chutar a bola para frente mas para fora do campo coloca a equipe em uma posição onde ela terá que lançar o arremesso perto de seu próprio gol.
Se não estiverem preparados, pode surgir uma oportunidade para um contra-ataque, o que poderia ser uma situação perfeita para ter sucesso.
6. Lançar a Bola para Frente
Um pequeno toque para frente é uma forma de colocar a equipe em uma posição ofensiva imediatamente.
É um toque muito controlado e curto, aumentando as chances de manter a posse. É um movimento um pouco arriscado para alguns, mas equipes que treinam bastante conseguirão realizá-lo.
Por Que os Kick-offs No Futebol São Mais Importantes do Que Muitos Percebem
Apesar de os “kick-offs” parecerem banais às vezes, eles realmente têm sua importância. A estratégia desempenha um papel crucial na criação de oportunidades de gol.
Na próxima vez que parecer que é apenas mais um “kick-off”, tente observar se existem movimentações que indicam uma jogada ensaiada desde o início. Pode ser que você se surpreenda.