Fora de Jogo: Compreendendo a Regra no Futebol
Você já esteve em um evento esportivo e ouviu torcedores gritarem "Fora de Jogo!"? Se sim, isso geralmente indica que um dos jogadores está em uma posição irregular, ou pelo menos, o torcedor que gritou gostaria que estivesse.
As regras de fora de jogo existem em diversos esportes, incluindo futebol americano, hóquei no gelo e no campo, rugby e, é claro, futebol. Essas regras são projetadas para evitar que uma equipe tenha uma vantagem desleal sobre a outra com base na posição dos jogadores. Vamos explorar especificamente o que significa a regra de fora de jogo no futebol.
O Que É a Posição de Fora de Jogo?
No futebol, a noção de fora de jogo é determinada pela posição dos jogadores no campo e onde eles estão quando a bola é chutada. A regra oficial pode ser resumida da seguinte forma:
Um jogador está em posição de fora de jogo quando:
-
Ele está na metade do campo do adversário
-
Ele está mais próximo da linha do gol do que a bola
- Ele está mais perto da linha do gol do que o penúltimo jogador adversário, sendo que o último defensor geralmente é o goleiro
Estar nessa posição por si só não é uma infração; ela apenas indica que o jogador pode precisar estar atento à sua colocação em relação a essa regra.
Aqui está um exemplo de um jogador em posição de fora de jogo:
Pode-se ver que o jogador atacante está à frente dos defensores no momento em que o passe é feito.
Quando Isso Se Torna uma Penalidade?
Se um passe é feito para um jogador em posição de fora de jogo, o assistente (ou bandeirinha) deve sinalizar a infração levantando a bandeira verticalmente para alertar o árbitro e, em seguida, baixá-la a um ângulo estabelecido quando o árbitro interromper o jogo. Qualquer ação que ocorra após o passe que causou a chamada de fora de jogo será anulada.
Isso inclui possíveis gols marcados pelo jogador que estava em posição de fora de jogo, razão pela qual os torcedores se preocupam muito com a precisão da chamada. Os torcedores do time adversário querem que o gol seja invalidado se o jogador estava em posição irregular, enquanto os torcedores do time que marcou ficarão muito desapontados se o gol for anulado quando o jogador estava em uma posição legal.
A infração de fora de jogo pode ser um pouco confusa, pois a ação que conta começa quando a bola é passada, não quando ela é recebida. Considere o seguinte exemplo:
- O Jogador A tem a bola perto da linha central do campo
- O Jogador A passa a bola para o Jogador B
Este é o momento crítico para avaliação.
SE:
- Jogador B está em posição de fora de jogo quando a bola é chutada, a jogada deve ser considerada como fora de jogo.
SE:
- Jogador B está em uma posição legal quando a bola é chutada, mas acelera de modo que fica entre o goleiro e o penúltimo defensor, essa jogada é legal e não é uma infração.
Portanto, a infração de fora de jogo depende das posições de dois jogadores no momento em que a bola é passada. Não é uma falta especificamente contra quem chuta a bola ou quem a recebe, pois esses jogadores são avaliados em conjunto para determinar se a falta foi cometida.
O Que Acontece Após Uma Chamada de Fora de Jogo?
Como mencionado anteriormente, qualquer jogada resultante de um passe considerado fora de jogo será anulada. O árbitro interromperá a partida, e a bola será colocada no local onde o jogador em posição de fora de jogo recebeu a bola, dando aos adversários a oportunidade de realizar um tiro livre indireto.
Como essas chamadas têm grandes implicações, especialmente em relação à anulação de gols, podem gerar bastante controvérsia. Com a introdução do árbitro assistente de vídeo (VAR), essas decisões podem ser esclarecidas, mas isso nem sempre satisfaz os torcedores.
Contudo, devido à rapidez do futebol e à combinação específica de posição dos jogadores e o momento em que ocorre o chute, pode ser difícil acertar essa chamada em campo. Com certeza, houve momentos em que árbitros cometeram erros, para a frustração de torcedores ao redor do mundo.
Exceções à Regra de Fora de Jogo
Existem algumas exceções à regra de fora de jogo:
- A posição de um jogador durante um tiro de meta, um escanteio ou um arremesso lateral não é considerada na chamada de fora de jogo.
Adicionalmente, se dois jogadores fizerem uma jogada em que não há defensores entre eles e o goleiro, o jogador com a bola pode passar para frente, e o outro jogador pode correr para alcançá-la. Como os dois jogadores estão, tecnicamente, atrás da bola, eles estão isentos de uma chamada de fora de jogo.
Isso Sempre Foi Assim?
A regra de fora de jogo foi introduzida em 1863 e era originalmente ainda mais rigorosa, estipulando que o jogador atacante deveria estar atrás de três jogadores, geralmente dois em campo e o goleiro. Essa regra permaneceu até 1925, quando a exigência foi reduzida para dois jogadores defensores.
Em 1990, a regra foi atualizada para determinar que se o jogador atacante estivesse alinhado com o defensor, ele não estaria em posição de fora de jogo.
A origem da regra se deu porque os jogadores estavam esperando em frente ao gol, apenas aguardando que a bola entrasse em jogo. Apesar das controvérsias em torno dessas chamadas, a regra cumpriu seu propósito, uma vez que não vemos jogadores simplesmente conversando com o goleiro enquanto aguardam a bola. Bem, a não ser em ligas de base onde jogam crianças de cinco anos ou menos.
As Equipes Podem Usar a Regra de Fora de Jogo a Seu Favor?
Certamente, e algumas equipes fazem isso. No início do século 20, o time Notts County de Nottingham começou a usar uma tática que incluía o chamado "golpe de fora de jogo". Essa é uma jogada defensiva arriscada que depende do tempo preciso e de um esforço coordenado da defesa para recuar em direção ao seu próprio gol justo antes que o jogador atacante passe a bola.
Se o golpe de fora de jogo for executado corretamente, o jogador atacante ficará preso entre o penúltimo defensor e o goleiro e será considerado fora de jogo. No entanto, agora que as regras tiveram atualização nas interpretações, significando que apenas jogadores que estão ativos na jogada podem ser chamados de fora de jogo, usar uma tática desse tipo é ainda mais arriscado.
O jogador atacante pode simplesmente não fazer um esforço para alcançar a bola ao perceber que a defesa está tentando aplicar a armadilha. Assim, os defensores recuam e não serão chamados, deixando o goleiro vulnerável caso outro membro da equipe atacante avance.
Portanto, da próxima vez que você ouvir alguém gritar que um jogador está em posição de fora de jogo, preste atenção. É uma decisão sutil. Se qualquer parte da cabeça, corpo ou pés de um jogador ultrapassou um defensor no momento em que a bola foi chutada para ele… É uma chamada difícil, mas entre os assistentes, árbitros e o VAR, espera-se que chamadas erradas de fora de jogo desapareçam no passado.