Grama Artificial vs. Gramado: Quais são as Diferenças?

Novas Superfícies de Jogo: Gramado Artificial e Turf

Nos últimos anos, diversas superfícies de jogo têm surgido como alternativas ao gramado natural. Embora o gramado natural seja excelente, sua manutenção é bastante cara e requer muitos cuidados.

Por isso, o gramado artificial e o turf estão se tornando cada vez mais comuns nos campos de futebol em todo o mundo. Embora as palavras possam parecer intercambiáveis, existe uma diferença importante entre turf e gramado artificial, e os jogadores precisam estar cientes delas para se prepararem adequadamente.

O Que é Turf?

Turf é uma terminologia geral que abrange diferentes tipos de materiais sintéticos utilizados para substituir o gramado. Porém, nem todos os tipos de turf são iguais. O turf evoluiu muito desde a sua primeira aparição no AstroDome.

A primeira opção disponível para esportes como beisebol e futebol era o Astroturf. Ele cumpriu sua função em certa medida, mas hoje está considerado obsoleto. A tecnologia avançou bastante desde então e muitos o consideram inseguro.

O Astroturf era muito fino e frequentemente tinha superfícies duras por baixo. Alguns jogadores sofreram lesões graves ao jogar em turf, ou suas carreiras foram encurtadas mais do que esperavam.

Tecnicamente, o gramado artificial também é uma forma de turf. A maioria das pessoas faz uma distinção entre as duas opções para evitar confusões. Turf mais barato pode ser adequado para superfícies usadas pouco ou simplesmente para decoração.

A troca da palavra “turf” por “gramado artificial” tem muito a ver com marketing, uma vez que muitos veem o turf como ultrapassado, enquanto o gramado artificial é visto como uma opção superior.

O Que é Gramado Artificial?

Atualmente, o gramado artificial é a forma de grama sintética mais popular no mercado. Ele imita muito bem o gramado natural e representa uma grande evolução em relação às versões anteriores de turf. Oficialmente, o gramado artificial é conhecido como turf de terceira geração.

Times profissionais utilizam o gramado artificial como substituto completo do gramado natural em vários esportes. À distância, é difícil distinguir entre os dois, mas, ao se aproximar, há diferenças pequenas. Por exemplo, o gramado artificial tende a ser um pouco mais áspero e, ao invés de terra, ele tem areia e borracha por baixo.

Com o gramado artificial, não se acumula lama nos dias chuvosos, o que ajuda a colocar as equipes de volta em campo com mais rapidez após tempestades. Os atrasos devido ao clima são dramaticamente reduzidos com a instalação de gramado artificial.

No futebol, a FIFA estabelece requisitos rigorosos para garantir que todos os campos sejam jogáveis. As equipes precisam instalar gramado artificial de alta qualidade, que simule o desempenho do gramado natural. Realizam-se testes que analisam os materiais abaixo do gramado, além de verificar como a bola reage ao ser quicada no chão.

Gramado Artificial vs Turf: O Que Esperar

Jogar futebol em gramado artificial é um pouco diferente de jogar em turf. Questões como o comportamento da bola e o tipo de calçado que um jogador deve usar fazem toda a diferença.

Jogatina

O gramado artificial apresenta desempenho superior em termos de jogabilidade. Muitas equipes estão evitando ao máximo jogar em turf tradicional, pois a experiência é completamente diferente.

Equipes que jogam regularmente em gramado artificial ganham uma leve vantagem sobre aquelas que não estão acostumadas ao tipo de superfície, mas existem maneiras de minimizar essa desvantagem. Algumas equipes encontram locais para treinar em gramado artificial antes de jogos importantes, simulando a experiência.

Calor

Muitos jogadores reclamam do calor emanando do turf artificial quando a temperatura já está alta. O turf antigo é ainda pior nesse aspecto, com ondas de calor visíveis quando atinge certas temperaturas. O gramado artificial melhorou nesse sentido, mas ainda é um pouco mais quente do que o gramado natural.

As empresas estão se esforçando para minimizar esse problema, mas a tecnologia ainda não é suficiente para eliminar o calor que vem do material sintético. Essa questão será um dos principais focos para as próximas gerações de turf.

Chuteiras

As chuteiras de futebol são essenciais para o desempenho no jogo. Ao jogar em superfícies artificiais, os jogadores provavelmente precisarão trocar suas chuteiras por um modelo apropriado. Isso é especialmente necessário ao jogar em turf tradicional, enquanto as chuteiras para gramado artificial são um pouco mais parecidas com aquelas para gramado natural.

Em turf antigo, os jogadores precisam de solas muito baixas, já que não há nada com que agarrar firme na superfície. Usar chuteiras normais pode colocar os jogadores em desvantagem significativa, dificultando seus movimentos e aumentando o risco de escorregões.

As chuteiras para gramado artificial geralmente possuem cravos de borracha arredondados para equilibrar o desempenho. Os jogadores não precisam arranhar o chão tão profundamente quanto na grama natural, mas ainda precisam de um certo comprimento, já que o comportamento é similar.

Escolher o calçado adequado para cada tipo de superfície é a melhor forma de evitar lesões. Muitos jogadores ao longo da história do futebol sofreram lesões graves simplesmente porque o pé ficou preso de maneira errada. Um pouco de pressão em um pé ou perna pode levar alguém a precisar de atendimento médico.

O Futuro do Gramado Artificial

Embora existam muitos puristas que apreciam a competição em gramado natural, a tecnologia está avançando a ponto de fazer sentido para mais instalações adotarem opções sintéticas. Isso não apenas ajuda a reduzir custos de manutenção, mas mantém sua aparência ótima por mais tempo.

O gramado natural tem um limite de resistência ao desgaste diário, além de escurecer ou até morrer com o tempo. O gramado artificial apresenta ainda vantagens como menos manchas nas roupas e menos danos ao equipamento em geral.

Quanto ao turf antigo, esse tipo de superfície está gradualmente desaparecendo. Não é mais utilizado como superfície competitiva para o futebol (ou qualquer outro esporte atualmente). Há muitas limitações nesse modelo arcaico, fazendo com que as instalações invistam mais em superfícies modernas. Os únicos turfs de primeira geração que ainda existem estão em instalações obsoletas que provavelmente são pouco utilizadas.

A cada nova versão de gramado artificial que chega ao mercado, espera-se que haja um grande avanço. As empresas estão se dedicando a reduzir lesões e a transferir os pontos positivos do gramado natural para o sintético. Quando a diferença entre ambas as superfícies diminuir ainda mais, os detratores terão dificuldade em se opor aos gramados sintéticos.

Comprando Chuteiras Para Qualquer Superfície

Quanto mais um jogador se dedica ao futebol, mais diferentes superfícies ele encontrará. É importante estar preparado para qualquer tipo de superfície com o calçado adequado. Não é incomum que um jogador tenha pelo menos 2-3 pares de chuteiras para diferentes superfícies.

Abaixo estão minhas recomendações atuais para cada superfície:

Além do calçado, o jogo permanece praticamente o mesmo. As equipes de futebol estão se beneficiando com a adoção do gramado artificial, e essa tendência só cresce. Felizmente, o turf antigo está praticamente extinto, contribuindo para a saúde dos jogadores.