Como Desinflar uma Bola de Futebol (2 Maneiras)

As bolas de futebol precisam de ar para serem usadas corretamente. Colocar uma agulha na bola e enchê-la é bem simples, mas e se for preciso desinflá-la por algum motivo?

Este é um guia sobre como desinflar uma bola de futebol por diferentes motivos. Pode ser que você precise colocar a bola na mala, ou guardá-la por um tempo. Outras vezes, é necessário desinflá-la um pouco porque tem ar demais dentro.

Pode parecer um processo simples, mas se não for feito da maneira certa, pode danificar a bola e, mais tarde, impedir que as pessoas a usem como deveriam. Existem duas maneiras de lidar com o ar dentro da bola.


Com uma Bomba e Agulha

Esta é sempre a maneira recomendada para desinflar uma bola de futebol. Foi projetada para entrar na bola de forma adequada, e o ar será liberado gradualmente, permitindo mais controle. Além disso, as pessoas podem colocar ar de volta na bola se sair ar demais.

Primeiro, encontre a válvula da bola. Normalmente, é fácil de localizar; geralmente há um pequeno pedaço de material de silicone exposto. Os fabricantes costumam integrar bem essa parte para que não interfira no jogo, mas é bastante simples de achar após um pouco de busca.

Use a bomba e agulha que normalmente são usadas para inflar também para desinflar. A ponta deve estar um pouco úmida para entrar facilmente na válvula, evitando pressão excessiva na parte de silicone da bola. Algumas pessoas podem molhar a ponta com água ou até lamparinar os dedos para facilitar.

A parte mais difícil é inserir a agulha até que ela alcance a bolsa interna da bola. Não enfie a agulha com força, pois isso pode danificar a bola. A agulha deve entrar devagar para que nada seja comprometido. Usar uma mão para segurar a bola e a outra para a agulha dá mais controle.

Quando a agulha atingir a bolsa interna, você deve perceber se o ar está saindo. Pode haver um leve som ou a bola começará a murchar nas suas mãos.

O processo não será rápido, o que é uma boa notícia para quem quer controlar a pressão do ar. Se estiver muito lento, é possível apertar a bola levemente para que o ar saia um pouco mais rápido. Mas cuidado, não aperte demais ou rapidamente, ou pode danificar a bola.

A vantagem de usar uma bomba e agulha é que isso funciona tanto para pequenos ajustes quanto para desinflar a bola completamente. Algumas pessoas podem apenas precisar de pequenas mudanças na pressão em vez de desinflá-la para armazenamento. Depois de terminar, retire a agulha e guarde tudo em um lugar preferencialmente controlado de temperatura.

Sem Bomba e Agulha

Às vezes, pode acontecer de você não ter uma bomba e agulha disponíveis. Embora essa seja a maneira ideal de controlar a pressão do ar na bola, existem alternativas. O tamanho da agulha é algo a se considerar ao buscar soluções alternativas.

Isso significa que você pode usar uma caneta, um clipe de papel ou algo que tenha um tamanho próximo. Isso ajudará a desinflar, mas não servirá para encher novamente a bola.

Nesta abordagem, é especialmente importante usar algum tipo de umidade na ponta para evitar danos. Também verifique se a espessura do que você está usando é praticamente do mesmo tamanho. Algo muito grande pode danificar permanentemente a válvula, enquanto algo muito pequeno pode não ter nenhum efeito.

Uma vez que tudo esteja pronto, insira a ponta da ferramenta improvisada na válvula da bola. Segure a bola perto da válvula para manter o controle. Vá devagar no início até que a bolsa interna seja atingida e o ar comece a sair automaticamente.

As mesmas regras se aplicam: é possível apertar a bola para que o ar saia mais rápido. Tenha paciência e não tente acelerar o processo com uma ferramenta improvisada, pois isso pode prolongar a vida útil da bola.

Depois de terminar, certifique-se de remover a ferramenta da válvula e guardá-la. Enquanto a válvula voltar para sua forma original e não parecer deformada, esse método normalmente não causará danos permanentes.

Por que Ser Cuidadoso e Gentil é Importante

Apesar de uma bola de futebol ser bem resistente, é sempre bom ser o mais cuidadoso e gentil possível. O interior da bola pode ser delicado, e ninguém quer perder a bola por um erro ao desinflá-la.

Tudo fica bem fechado na bola quando uma bomba e agulha não estão em uso. Isso é feito por design; se essa área for afrouxada, poderá precisar de ar constantemente para funcionar.

Em última análise, todos querem uma bola durável. Desinflar uma bola pode parecer um processo fácil, mas precisa ser feito da maneira correta, assim como tudo na vida. Sempre vale a pena ter uma bomba e agulha por perto para o enchimento ou desinchamento, então considere investir em uma agora em vez de esperar até que seja tarde demais.

Usar um clipe de papel, caneta ou algo do tipo não é de forma alguma uma solução duradoura. Eventualmente, você também precisará encher a bola novamente, então isso só ajudará até certo ponto.