A Estrategia de "Estacionar o Ônibus" no Futebol
Em 2004, o famoso treinador de futebol José Mourinho, que na época comandava o Chelsea Football Club, fez uma acusação contra o Tottenham Hotspur, seu adversário, dizendo que eles "estacionaram o ônibus" em frente ao gol. Essa expressão, que é bastante utilizada em Portugal, rapidamente se espalhou pelo mundo do futebol, dando origem ao termo "estacionar o ônibus".
Mas o que significa exatamente "estacionar o ônibus" e por que as equipes adotam essa estratégia?
O Que é "Estacionar o Ônibus" no Futebol?
"Estacionar o ônibus" é uma tática que se refere a uma equipe que joga de forma extremamente defensiva, com o intuito de impedir que o time adversário marque gols. Muitas vezes, isso exige que todos os jogadores atuem na defesa e é, em sua maioria, utilizado no final das partidas para garantir a vitória.
Uma Equipe Foca Totalmente na Defesa
Essa estratégia representa um estilo de jogo bastante defensivo. Embora possa ser implementada durante os 90 minutos de jogo, ela é, com mais frequência, adotada pelas equipes nos minutos finais. Isso se deve ao fato de que envolve manter todos os jogadores em sua própria metade do campo, enquanto tentam manter a posse da bola o máximo possível, limitando assim as chances do time adversário de marcar.
As equipes que estão à frente no placar, à medida que o tempo avança, podem optar por essa tática conservadora para preservar a vantagem. No entanto, mesmo times que estão empatados podem escolher essa abordagem defensiva para evitar a derrota, ao invés de correr o risco de perder a partida, fazendo jogadas mais arriscadas e tentando mais chutes a gol.
A Estrategia "Estacionar o Ônibus" Começou em 2004?
Com o futebol sendo jogado há centenas de anos, é improvável que essa forma de defesa tenha surgido em 2004, quando o Tottenham enfrentou o Chelsea. Embora a declaração de Mourinho após a partida tenha dado origem a esse termo, esse tipo de defesa é também conhecido como linha baixa.
Os torcedores podem ouvir essa estratégia defensiva sendo chamada de linha baixa, "estacionar o ônibus" ou até mesmo "anti-futebol" (ou "anti-soccer" nos Estados Unidos).
Quando as equipes adotam essa formação, há pouca movimentação, pois elas normalmente formam um bloqueio em seu lado do campo. Os jogadores seguram e passam a bola, mantendo-a longe do ataque adversário e reduzindo suas oportunidades de jogada.
Mesmo que o time adversário tenha a chance de ficar com a bola, será necessário superá-lo através da linha de defesa repleta de jogadores do time que estacionou o "ônibus", tornando o gol uma tarefa muito difícil.
O Ataque Praticamente Desaparece
A equipe que decide estacionar o ônibus tem controle sobre como a partida será jogada e está tentando, essencialmente, eliminar o ataque do jogo em ambos os lados. Ao não jogar seu próprio estilo ofensivo, a equipe diminui suas chances de marcar, dependendo apenas dos gols já feitos ou da esperança de marcar em jogadas de bola parada.
Com a parte defensiva do campo tão densamente povoada, eles também dificultam as oportunidades do time adversário em seu ataque, caso consigam executar bem a tática de estacionamento. O time adversário provavelmente encontrará dificuldades para penetrar essa forte estratégia defensiva, embora isso não seja impossível.
Jogar Contra a Estratégia "Estacionar o Ônibus"
Atacar repetidamente a formação defensiva pode, com certeza, desgastar os jogadores que estão defendendo. Ao pressionar pela posse da bola, os defensores precisarão passar a bola com mais frequência, o que pode abrir oportunidades para que a equipe adversária a tire.
Os jogadores que ocupam as posições na defesa não estão simplesmente parados, e essa estratégia exige muita concentração. Assim como o corpo se cansa, a mente dos jogadores em uma posição tão defensiva também se cansa, permitindo que as equipes adversárias tentem explorar os erros do time que estacionou o ônibus conforme o jogo avança. Se conseguirem aproveitar essas falhas antes do fim da partida, terão uma chance de marcar contra a defesa "estacionada".
As equipes adversárias também podem puxar seus goleiros para longe da meta, o que é muito tentador para jogadores com mentalidade ofensiva. Mesmo que a ideia seja estacionar o ônibus, eles podem sentir dificuldade em resistir à atração de um gol desprotegido, e se partirem em busca dele, isso pode abrir uma oportunidade para que o time não estacionado roube a bola.
Além disso, essa estratégia não funciona sempre para o time que depende da defesa. Em 2020, o West Brom estacionou o ônibus contra o Liverpool desde o início, mas apenas 12 minutos após o início do jogo, Sadio Mane marcou um gol. O Liverpool acabou vencendo a partida com um 3 a 0, mostrando que essa tática de jogo é muito difícil de executar corretamente e pode levar a equipe que estacionou o ônibus a sofrer gols se não conseguir, primeiro, parar o time adversário de marcar e, segundo, não fazer chutes a gol por si mesma.
Essa Estratégia Defensiva é Ofensiva?
Bem, os torcedores podem certamente ficar ofendidos ao ver sua equipe recuada, basicamente optando por não jogar no ataque. Se o objetivo do futebol é marcar mais gols que o time adversário, pode ser desestimulante assistir a uma partida onde nenhum gol é marcado.
Torcedores menos experientes podem não compreender o que está acontecendo em campo, e embora possa não ser a tática mais emocionante, alguns fãs podem reconhecê-la como uma estratégia válida e aprecie isso. Outros podem ver isso como jogar para não perder em vez de jogar para ganhar, o que pode irritar torcedores que acreditam que é melhor jogar de forma agressiva, mesmo que a equipe acabe perdendo, do que adotar um estilo mais cauteloso.
A torcida se empolga quando as equipes marcam e jogam de maneira agressiva, realmente se envolvendo no jogo contra o adversário. Contudo, na estratégia de estacionar o ônibus, certamente há menos momentos de destaque.
Do ponto de vista estratégico, há valor em proteger uma liderança ou tentar forçar um empate, mas também existem torcedores que acreditam que as equipes devem sempre procurar marcar.
Quem Pode "Estacionar o Ônibus"?
Por mais estranho que o nome possa ser, estacionar o ônibus é uma estratégia defensiva legítima que ajuda equipes a vencer jogos importantes e a conseguir empates quando necessário. Essa tática depende da presença de defensores centrais fortes e médios competentes que consigam manter a posse da bola e tenham disciplina para ficar em suas posições defensivas.
Equipes que apostam nessa estratégia devem ser boas em jogadas de bola parada, pois isso pode ainda lhes dar a oportunidade de marcar sem ter que mudar a defesa "estacionada".
Um jogo em que o ônibus é estacionado pode ser monótono para os torcedores e frustrante para os adversários tentando marcar, mesmo que toda a equipe atue efetivamente como goleiros, mas para os times que conseguem implementar essa estratégia, estacionar o ônibus pode garantir uma vitória ou um empate. Não é a forma mais bonita de jogar, mas se funciona, não hesite em estacionar o ônibus.