Cobra de falta no futebol: Significado, Regras e Estratégia

O que é um tiro livre no futebol?

Ter uma oportunidade de tiro livre no futebol pode ser decisivo para qualquer equipe. Dependendo de onde a falta aconteceu, isso pode criar uma chance quase instantânea de marcar um gol. Em algumas situações, as equipes conseguem marcar diretamente a partir do tiro livre. No entanto, se não for executado corretamente, essa pode ser uma das maiores oportunidades perdidas de uma partida.

Quando são concedidos os tiros livres no futebol?

Os tiros livres são concedidos sempre que há uma falta em campo aberto. Contanto que isso não ocorra dentro da área penal, o tiro livre é cobrado exatamente no local onde a falta aconteceu. Os locais próximos ao gol têm maiores chances de resultar em gol, e algumas equipes aproveitam para tentar um arremesso direto nessa situação.

Como funciona um tiro livre?

O processo para cobrar um tiro livre pode levar algum tempo, mas às vezes é extremamente rápido, especialmente se estiver longe do gol. Isso varia de acordo com sua localização no campo. A bola deve estar parada exatamente onde a falta ocorreu.

Os jogadores da equipe adversária devem manter uma distância mínima de 10 jardas da bola até que ela seja chutada. O jogador que executa o tiro livre não poderá tocar na bola novamente até que pelo menos um outro jogador de qualquer uma das equipes a toque.

As equipes não precisam mover muito a bola, mas ela deve se mover para dar início à ação. Em casos de tiro livre defensivo, a equipe pode apenas tocar levemente a bola para ter controle dela.

Qualquer jogador da equipe pode ser encarregado de cobrar um tiro livre. Se não for em uma localização vantajosa, não faz diferença quem vai chutar. Para oportunidades de gol, geralmente existe um ou dois jogadores na equipe que são designados para bater o tiro.

Diferença entre o tiro livre direto e o indireto

Existem dois tipos distintos de tiros livres que as equipes podem receber. Compreender as situações em que cada tipo é concedido ajudará os torcedores e jogadores a entenderem melhor o jogo.

Tiro Livre Direto

O tiro livre direto é o mais importante dos dois, pois oferece a chance de marcar um gol diretamente na cobrança. Cabe ao árbitro decidir se a falta merece um tiro livre direto, permitindo assim que a equipe tente marcar a partir do próprio tiro.

Nesse caso, a bola não precisa tocar em outro jogador antes de entrar no gol, e tudo que entra na rede conta como gol.

Os árbitros concedem um tiro livre direto automaticamente para faltas intencionais e mãos na bola. Faltas graves, uso excessivo da força, mão na bola ou qualquer impedimento geral resultam em tiros livres. O objetivo é garantir a segurança dos jogadores, por isso os árbitros tentam intervir quando o jogo fica muito físico.

Tiro Livre Indireto

Os tiros livres indiretos acontecem com muito mais frequência, pois envolvem infrações menos graves. Situações como impedimentos, pequenas ofensas verbais ou outras pequenas infrações resultam em um tiro livre indireto.

As equipes não podem tentar marcar um gol diretamente em um tiro livre indireto, mas têm a oportunidade de se posicionar para uma chance rápida de gol com a estratégia certa. Como esses tiros não exigem um grande processo de preparação, geralmente são cobrados de forma muito rápida.

Se um gol for marcado em um tiro livre indireto, a equipe adversária recebe um tiro de meta. Um gol contra em um tiro livre, seja direto ou indireto, resulta em um tiro de canto para o time oposto.

Estratégia de Tiro Livre

Embora os tiros livres indiretos sejam menos significativos, para os diretos as equipes geralmente têm um ou dois cobradores designados. Esses jogadores normalmente têm a capacidade de marcar de longe ou facilitar a criação de uma chance melhor para marcar um gol. Muitas vezes, esses são dois dos melhores jogadores da equipe.

As equipes costumam usar várias jogadas de malandragem durante os tiros livres para surpreender a equipe adversária. Por exemplo, o time que irá cobrar geralmente tem mais de um jogador posicionado atrás da bola, dificultando para a defesa prever quem fará a cobrança.

Para corrigir essa situação, o time que defende geralmente cria uma "barreira" de jogadores juntos para ajudar o goleiro da melhor maneira possível.

Eles devem estar posicionados corretamente e até sincronizar seus saltos para bloquear os chutes. Os cobradores às vezes conseguem driblar essa barreira completamente ao curvar a bola em torno dos jogadores, tornando algumas posições impossíveis de serem bloqueadas.

Há uma nova regra que entrou em vigor recentemente, que estabelece que os jogadores ofensivos devem ficar a pelo menos um metro de distância da barreira de defesa até que a bola esteja em jogo. Isso foi feito para limpar um pouco as situações antes da cobrança.

Por que os tiros livres sempre serão confusos, mas importantes

O fluxo normal de um jogo de futebol é interrompido ocasionalmente, e muitas interrupções resultarão em tiros livres. É possível que dezenas de tiros livres sejam concedidos em uma partida típica, e alguns deles podem acabar sendo decisivos no resultado.

Jogadores e torcedores podem não concordar com todas as decisões de tiro livre, mas os árbitros não vão mudar suas decisões durante o calor do jogo. Todos esperam que o jogo seja apitado de forma justa, mas é inevitável que haja algumas decisões controversas.

As melhores equipes de futebol sempre contarão com jogadores que podem aproveitar as situações de tiros livres favoráveis. Desperdiçar muitas chances pode prejudicar uma equipe se não cuidarem bem disso. Embora a interrupção do jogo possa tornar os tiros livres confusos às vezes, eles também são uma parte crucial para alcançar sucesso no final das contas.