Você Pode Jogar Futebol Todo Dia? (Explicado)

No mais alto nível, os jogadores de futebol percorrem muitos quilômetros em cada partida. Isso pode ser extremamente cansativo, por isso os atletas só conseguem jogar no máximo duas partidas por semana.

Embora seja impossível jogar uma partida completa todos os dias, será que algum tipo de futebol pode ser praticado diariamente? Vamos analisar o quanto o futebol é desgastante para o corpo e se existem maneiras para as pessoas jogarem todos os dias.

Com Que Frequência os Profissionais Jogam?

A maioria das ligas nacionais tem temporadas que duram entre 34 e 38 jogos. Por exemplo, na Premier League inglesa, todos os 20 times jogam um jogo em casa e um fora contra os outros 19 times. Não há fase final, pois o time que terminar no topo da tabela se torna o campeão.

Para os jogadores individuais, existem outros fatores a considerar. Cada clube participa de outros torneios, que aumentam o total de jogos. Além disso, há oportunidades internacionais para representar o país de origem.

No entanto, mesmo na capacidade máxima, um jogador geralmente não participa de mais de cinco partidas em um período de duas semanas. Durante um período tão intenso, eles provavelmente treinam muito pouco para permitir que o corpo se recupere.

Você pode aprender mais sobre como jogadores profissionais treinam neste post.

Jogadores de Futebol Têm Dias de Descanso?

Os jogadores no alto nível do futebol precisam ter dias de descanso para não se esgotarem. Alguns conseguem isso sem lesões persistentes. Esses dias funcionam principalmente como uma forma de prevenção de lesões.

Outros, que estão tentando voltar a 100%, fazem muito pouco treino em plena intensidade entre as partidas. Eles economizam grande parte da energia e do desgaste no corpo para os momentos mais importantes.

Atletas mais jovens conseguem se recuperar mais rapidamente e mantêm um nível de energia mais alto diariamente. A maioria das principais academias tem treinos ou jogos intensos seis dias por semana, com um dia de descanso para o corpo.

Mesmo nos dias de descanso, ainda há oportunidades para participar de treinos leves e trabalhar em habilidades individuais. Não precisa ser nada muito cansativo, mas isso ajuda a manter a mente e o corpo ativos.

Treinamento Inteligente

Uma maneira de não se sentir muito cansado jogando todos os dias é praticar diferentes habilidades que não exigem muito do corpo. Um treino balanceado ainda permite que os jogadores melhorem, mas eles não precisam se preocupar em forçar demais o corpo.

Mesmo em nível profissional, haverá treinos em que os jogadores não correm muito porque estão focados em desenvolver uma habilidade específica.

Embora seja sempre benéfico praticar em velocidade de jogo de vez em quando, há maneiras de desenvolver toques com simulações. Jogadores mais jovens que estão tentando melhorar podem sempre encontrar diversos exercícios específicos de habilidades que não requerem muito jogo real.

O futebol é mais desgastante para as pernas, mas os jogadores podem trabalhar no tempo de reação, controle e outros exercícios de baixo impacto.

Há também a oportunidade de praticar um pouco fora dos gramados, seja assistindo a vídeos das partidas ou fazendo exercícios mentais para ajudar. Muito do futebol envolve estar em sintonia com os outros jogadores no campo, e essa é uma excelente oportunidade para trabalhar nisso enquanto o corpo descansa.

Jogadores de Futebol Devem Pelo Menos Correr Diariamente?

A preparação física é extremamente importante no futebol, pois um jogador médio percorre várias milhas durante uma partida. No entanto, correr demasiado pode desgastar o corpo.

O treinamento na pré-temporada ainda requer algumas pausas de vez em quando, mas é nesse período que os jogadores tentam ultrapassar seus limites e melhorar sua condição física.

Ouvir o corpo enquanto corre faz uma grande diferença. A última coisa que um jogador quer é se machucar por colocar muita pressão no corpo, o que não ajuda em nada no desempenho.

Se os jogadores estão cansados de correr muito, podem tentar compensar esse cansaço de outras maneiras. Isso pode gerar pressão em outras partes do corpo, criando o potencial para lesões.

Lidando com o Esgotamento em Qualquer Nível

Vários jogadores em certas fases de suas carreiras sentiram que não conseguem mais jogar no mesmo nível. Esse é o tipo de esgotamento que atletas podem vivenciar se estiverem trabalhando um pouco além do limite.

Os atletas podem tomar diferentes caminhos ao enfrentar o esgotamento, mas lidar com isso da maneira certa pode fazer a diferença.

A primeira reação de alguém ao sentir esgotamento pode ser desistir do esporte e entrar em outra atividade. Talvez eles queiram tentar praticar um esporte diferente ou abrir mão do esporte completamente.

Em vez de entrar em pânico e pressioná-los ainda mais, o melhor é permitir que eles tenham um período em que possam avaliar seus sentimentos. Se um jogador realmente gosta do futebol, ele vai voltar e aproveitar o jogo novamente.

Muitos jovens atletas estão se sentindo esgotados hoje em dia porque pais e treinadores estão tentando forçá-los.

Por Que Encontrar o Horário Correto de Futebol é Importante

Em última análise, todo jogador de futebol precisa encontrar um cronograma que se adapte aos seus objetivos. Ser forçado a jogar em excesso em uma idade precoce pode frustrar jogadores que, de outra forma, teriam potencial. Isso pode ser um golpe devastador para jovens jogadores se eles estiverem jogando demais e não se divertindo mais.

Ao mesmo tempo, praticar e ter repetição é fundamental para o sucesso. Os melhores jogadores do mundo treinam quase todos os dias e também jogam muitas partidas. É um equilíbrio que está sempre mudando. Aqueles que conseguem ter sucesso acabam se apaixonando pelo esporte.

Fazer algo relacionado ao futebol todos os dias é, sem dúvida, possível; mas há uma razão pela qual até os melhores jogadores do mundo tiram dias de folga do treinamento físico.

Não é visto como uma atitude saudável jogar todos os dias e acabar se esgotando ou se lesionando. Há mais na vida do que futebol, e buscar um equilíbrio é geralmente considerado algo bom no geral.