No futebol, há muitos números respeitados, mas o #10 pode ser o mais especial. Quando os números começaram a aparecer no jogo, parece que a maioria das equipes colocava seu melhor jogador nessa numeração.
Por que o número 10 é tão especial? Vamos explorar a história do #10 no futebol, alguns dos melhores jogadores que já usaram esse número e por que há um certo misticismo em torno dele.
O Impacto das Primeiras Designações de Números
Quando as equipes de futebol começaram a colocar números nas camisas dos jogadores, cada um recebeu um número de acordo com sua posição.
Assim, a camisa #1 era destinada aos goleiros, e os números iam subsequente até os atacantes, que usavam #10 e #11. Com muitas formações, o jogador #10 era aquele que estava à frente e responsável por diversas ações ofensivas. Basicamente, esse jogador é uma estrela.
As equipes geralmente colocavam seu melhor jogador ofensivo nessa posição, e são esses os atletas que aparecem nas manchetes por tudo o que fazem (tanto positivo quanto negativo). No início, os melhores jogadores não escolhiam diretamente a camisa #10, mas os fãs começaram a notar que muitos atletas de destaque a usavam frequentemente.
Grandes Jogadores que Usaram o Número #10
Os números ainda eram relativamente novos quando lendas como Pelé e Maradona começaram a usar a camisa #10 em seus clubes e seleções.
No começo, essa tendência não recebia muito destaque, mas uma nova geração de fãs cresceu usando camisas #10 como forma de apoio. Faz sentido que muitos jogadores quisessem usar o #10 em suas equipes, e isso começou a ser associado aos melhores jogadores.
Com o tempo, as equipes foram se afastando do sistema tradicional de numeração, permitindo um pouco mais de liberdade aos jogadores. Porém, isso também torna o #10 uma numeração mais competitiva, já que todos querem se igualar aos grandes nomes da história do esporte.
Algumas equipes até aposentam a camisa #10 para que ninguém mais a utilize, o que geralmente ocorre apenas se um jogador verdadeiramente lendário aparece.
No cenário internacional, a camisa #10 é geralmente reservada para um talento verdadeiramente especial no elenco. Os países levam essa escolha muito a sério para não descontentar os torcedores. Muitas pessoas podem ficar frustradas se um jogador que não merece recebe a camisa que muitos acreditam que deveria ser entregue a outro.
Lendas Modernas que Usam #10
- Lionel Messi
- Neymar
- Zinedine Zidane
- Kaka
- Ronaldinho
- Wayne Rooney
Na atualidade, vestir a camisa #10 é uma grande responsabilidade para qualquer jogador. Geralmente, essa camisa é atribuída a jogadores com grandes expectativas e líderes da equipe.
Lionel Messi, Neymar, Kaka, Ronaldinho, Zinedine Zidane e Wayne Rooney são alguns dos ícones recentes que usaram essa camisa. Muitos desses atletas desempenham papéis de estrelas em suas equipes, enquanto outros não conseguiram corresponder às expectativas após serem designados para o número.
É verdade que muitos jogadores brilharam ao usar o #10, mas outros encontraram essa tarefa como um desafio excessivo. Muitos temem não conseguir atender às expectativas.
Certamente é um desafio que pode frustrar muitos jogadores se não alcançarem as expectativas, mas isso também mostra como cada um lida com a pressão. As equipes usam o #10 como uma espécie de teste para jogadores sobre os quais têm dúvidas.
O #10 é Considerado Afortunado?
Historicamente, o #10 não é considerado tão afortunado quanto números como 1, 3, 7 ou 11. No entanto, sempre haverá pessoas que consideram o número 10 como seu número da sorte.
Pode ser que ele esteja relacionado a suas datas de nascimento ou tenha um significado especial na história da sua família. Cada jogador tem uma relação única com certos números, e o número 10 já trouxe sorte para alguns jogadores no passado.
Outros Atletas São Influenciados Por Jogadores de Futebol Que Usam #10?
O #10 é considerado um número tão glorificado no futebol que teve um impacto em outros esportes. Há jogadores que cresceram jogando e assistindo futebol, mas acabaram mudando para outro esporte, e eles afirmam que usam o número 10 por essa razão.
Isso é mais comum no basquete, especialmente na Europa. Algumas equipes até adotam uma filosofia semelhante, onde o #10 é destinado ao jogador estrela do elenco.
Jogadores com o #10 São Capitães?
Uma tendência que vem ocorrendo há um tempo é a de transformar os jogadores que usam #10 em alguns dos capitães da equipe. Embora não seja uma exigência, é verdade que, às vezes, o #10 é usado como uma forma de distinguir um jogador que é um dos líderes do grupo.
Isso faz sentido em muitos aspectos, já que são considerados bons jogadores e, portanto, líderes, tanto dentro quanto fora de campo.
Para as equipes que atribuem o número 10 a jogadores que são dignos de serem capitães, isso pode dificultar um pouco a distinção para os torcedores. Por exemplo, ver um #10 na defesa pode parecer estranho para os puristas, mas é parte da evolução do jogo até o que é hoje.
A Última Palavra Sobre o Misticismo do #10 No Futebol
Muitos números são especiais no futebol, mas o #10 é considerado o mais sagrado entre eles. Ele não possui apenas uma rica história, mas também se expandiu para outros esportes.
Embora alguns jogadores possam querer construir seu próprio legado e optar por um número diferente atualmente, sempre haverá um espaço especial para o #10. É provável que cada equipe tenha considerado diversos fatores antes de entregar esse número a qualquer jogador.
Leia Também: