9 Melhores Exercícios de Aquecimento para o Futebol

Independentemente do nível de futebol em que um jogador está, o aquecimento é uma etapa essencial antes de qualquer treino ou partida. Sem um aquecimento adequado, o corpo fica mais vulnerável a lesões e o desempenho do jogador não será tão bom quanto poderia.

Nem todos gostam do processo de aquecimento, mas encontrar os exercícios certos pode fazer uma grande diferença. Aqui estão nove dos melhores exercícios de aquecimento para futebol que as pessoas podem começar a usar para se preparar para jogar em alto nível.


1. Pular, Movimentos Internos e Externos, Passos Laterais e mais

O primeiro exercício de aquecimento é feito para ativar todo o corpo antes de tocar na bola de futebol. Esses exercícios também podem ser utilizados em outras atividades, mas são bastante específicos para jogadores de futebol.

Saltitar é uma atividade que muitas pessoas usam para soltar todos os músculos envolvidos no futebol. É mais eficaz do que simplesmente andar, então realmente se envolva e comece a pular cada vez mais alto em cada rodada.

Se um jogador tem quadris tensionados, realizar movimentos internos e externos vai ajudar a abrir as articulações e melhorar a flexibilidade. Isso envolve levantar uma perna e cruzá-la sobre o corpo. Tente sentir o alongamento na região do quadril e, em seguida, faça o movimento na direção oposta. Lembre-se de praticar com ambas as pernas.

Os passos laterais são ótimos para soltar uma parte do corpo que muitas vezes é negligenciada. Há bastante torção e movimentação durante o jogo, e este é um excelente exercício para preparar as pernas para se mover em todas as direções.


2. Passe em Círculo

Um bom aquecimento deve permitir bastante movimentação, e que melhor maneira de fazer isso do que incluir alguns exercícios de habilidades? É exatamente isso que o passe em círculo proporciona, onde os jogadores formam um círculo e dois jogadores ficam dentro dele para passar a bola entre si. Após cada passe, os jogadores trocam de lugar e continuam o movimento.

Esse exercício ajuda a soltar o corpo como um todo, além de trabalhar habilidades como o primeiro toque, drible e, claro, passes. Não é necessário que seja super intenso no começo, mas os jogadores podem aumentar a velocidade à medida que progridem.

Há um exercício semelhante abaixo que se concentra em cabeçadas, mas geralmente apenas uma pessoa ficará dentro do círculo para isso. Incluir duas pessoas torna a atividade mais envolvente para todos.


3. Dribles Simples

Seja em formação de figura 8, zigue-zague ou qualquer outro tipo de aquecimento para dribles, essa é uma maneira muito fácil de entrar no ritmo do jogo. As pessoas podem realizar esse aquecimento totalmente sozinhas, o que é excelente para jogadores que podem não ter muito espaço ou alguém para treinar junto sempre.

O objetivo é focar em driblar com velocidade e trabalhar diferentes toques na bola. Comece devagar, mas após um tempo aumente a velocidade a cada repetição. Eventualmente, os jogadores devem tentar chegar muito perto da velocidade real de um jogo para perceberem a diferença com todo o corpo.


4. Pegue-me se Puder

Este é um dos exercícios mais simples de todos, e deve ser implementado logo por treinadores mais jovens. É competitivo e direto, permitindo que as pessoas se aquecem muito rapidamente sem nem perceber.

Trata-se de uma competição onde dois jogadores driblam a bola ao redor de quatro cones dispostos em forma de quadrado. Eles começam em cantos opostos, tentando se capturar. Para adicionar variação ao exercício, um treinador pode apitar para que mudem de direção, parem ou enfoquem um pé mais que o outro.


5. Exercício de Chute em Diamante

A beleza do exercício de chute em diamante é que os jogadores podem transformá-lo em uma competição entre todos os presentes. Os jogadores de campo se posicionam em forma de diamante, fazendo passes entre si antes de armar a pessoa no meio do diamante para chutar ao gol. Se ela errar, se torna o goleiro, e todos os outros rodarão suas posições.

Para tornar isso uma competição, basta contar quantos gols cada jogador marca. Isso proporciona muito entretenimento, deixando o jogo dinâmico. Além disso, a atividade pode ser desafiadora e criativa para os que passam, garantindo que façam passes precisos durante a configuração.


6. Corrida e Drible de Volta

Durante uma partida de futebol, os jogadores vão realizar muitos movimentos com a bola. Este exercício é perfeito para isso, pois os jogadores correrão entre cones inicialmente para trabalhar a agilidade e, em seguida, receberão um passe de um companheiro para driblar através do próximo conjunto de cones. Isso ajuda a desenvolver o primeiro toque e o drible, enquanto aqueles que passam podem aprimorar suas habilidades de passe também.

Esse exercício pode ser realizado com qualquer número de jogadores, então é uma ótima maneira de começar o corpo a se movimentar. Ele pode ser personalizado para criar diferentes níveis de dificuldade e é um exercício comum em ligas juvenis ou em níveis mais altos de competição.


7. Fique com a Bola

Com base no número de jogadores que precisam se aquecer, um simples jogo de fique com a bola pode ser facilmente montado para criar um aquecimento divertido e desafiador. Como o nome sugere, o objetivo é manter a bola longe de uma única pessoa no meio, enquanto os outros jogadores devem permanecer dentro dos limites para realizar passes qualificados.

Na verdade, não há muitas outras regras, embora algumas pessoas adicionem algumas para tornar mais desafiador. Isso ajuda a maioria dos jogadores em suas habilidades de passe e recepção, enquanto a pessoa no meio certamente terá um bom treino geral. É possível ainda adicionar um aspecto de pontuação caso queiram acompanhar o número de roubadas de bola.


Considerações Finais sobre Exercícios de Aquecimento no Futebol

Ter uma variedade de exercícios de aquecimento divertidos e envolventes torna esse processo chato muito mais agradável. O aquecimento pode, inclusive, funcionar como um tipo de treino se o treinador quiser seguir por esse caminho. No final das contas, não precisa ser algo muito extenuante, mas iniciar com um bom suor antes de uma partida certamente fará os jogadores se sentirem preparados.