O futebol é considerado talvez o esporte coletivo mais popular, mas isso não significa que um jogador não possa treinar habilidades individuais em seu próprio tempo. Na verdade, muitos exercícios de futebol podem ser realizados sozinho, permitindo que um jogador melhore seu desempenho enquanto outros podem estar descansando.
Quer seja uma maneira de fazer um treino rápido em casa ou focar em um tipo específico de habilidade, estes são os melhores exercícios para fazer sozinho. É importante lembrar que praticar sozinho geralmente se divide em duas categorias: com um campo e sem. Por isso, alguns desses exercícios exigem um campo e um gol, enquanto outros podem ser feitos em qualquer lugar.
Exercícios Para Praticar no Campo
Ter acesso a um campo de futebol é sempre o ideal, pois há bastante espaço para realizar qualquer um dos exercícios desta lista. No entanto, se o tempo é limitado, o foco deve ser nos exercícios de finalização o máximo possível. Ter o campo, assim como um gol, permite obter feedback instantâneo sobre chutes, algo que não pode ser replicado em casa.
1. Chute Lateral
Chutar pela lateral do gol é um dos chutes mais complicados no futebol. Até jogadores profissionais têm dificuldades às vezes, e eles estão sempre buscando maneiras de melhorar sua consistência.
Este é um excelente chute para praticar sozinho, pois se trata mais de posicionamento do que de vencer um goleiro. Desde que a bola vá para as áreas corretas, é provável que entre, independentemente do que o goleiro consiga fazer.
Certifique-se de praticar de ambos os lados do gol e em distâncias variadas. Isso ajuda os jogadores a aprimorar suas habilidades, tanto em dar efeito à bola quanto em julgar como ela reage.
2. Chute de Primeira
Quanto mais rápida a partida de futebol, mais importante é manter certa consistência no chute de primeira. Essa é uma habilidade difícil de dominar, mas é algo que as pessoas podem praticar sozinhas, até certo ponto.
Se alguém tem acesso a um campo e a algo que permita que a bola quique, praticar o chute de primeira é possível. Qualquer coisa que possa ser movida para o campo e tenha um pouco de peso proporcionará o retorno necessário para simular um passe. Uma vez feito o passe, bate-se na bola e trabalha-se no controle do chute. Tente ir a diferentes partes da rede para ter confiança com certos ângulos.
3. Penalidades
Quem nunca praticou cobranças de pênaltis ao menos uma vez na vida, imaginando estar na situação de decidir a vitória da partida para seu time? É um chute muito controlado no futebol, o que significa que praticar sozinho é bastante fácil.
Assim como no chute lateral, as penalidades são mais sobre colocar a bola em locais específicos que tornam quase impossível para os goleiros defendê-la. A única maneira de eles conseguirem a defesa é se adivinharem corretamente.
Ter confiança em buscar os cantos sem mostrar intenção é algo que leva tempo. Os jogadores devem se sentir bem confiantes quando se apresentam para cobrar, e aqueles que praticam nas suas categorias de base serão os que terão a oportunidade quando surgir.
4. Drible 25
Isso não requer necessariamente um campo em todos os casos, mas é preciso encontrar um espaço considerável. O drible 25 ajudará com a condicionamento e o drible técnico, tornando-se uma opção muito equilibrada para tentar.
Cones ou marcadores são necessários a cada 5 metros. O objetivo é se deslocar entre os cones utilizando a parte interna dos pés em uma passada e a parte externa na próxima. Realize por tempo e faça várias repetições de cada um. Não há problema em praticar drible demais, então fique à vontade para variar o exercício também.
Exercícios Para Praticar em Qualquer Lugar
Nem todos terão acesso a um campo, mas a boa notícia é que é relativamente fácil praticar futebol mesmo sem um. Embora a prática de chutes não seja possível, trabalhar o controle de bola, passes, dribles e outras coisas é totalmente viável.
O importante é sempre ter uma mente aberta para novas e criativas práticas. Algumas pessoas inventam seus próprios exercícios que ajudam de alguma forma, o que é divertido e emocionante.
5. Chutar Contra uma Parede
Talvez o exercício mais simples que uma pessoa possa encontrar no futebol seja chutar uma bola contra a parede. Qualquer parede sólida, ou até uma cerca, pode funcionar até certo ponto. As pessoas podem trabalhar suas habilidades de passe e recepção, que são muito úteis durante qualquer jogo.
Exige um pouco de criatividade imaginar certos cenários, mas vale a pena chutar contra uma parede se estiver disponível. Apenas certifique-se de usar uma bola que não seja tão delicada, pois algumas paredes podem estragar uma bola feita para gramados ou campos.
6. Exercício do Triângulo
Para se destacar no futebol, um jogador precisa ter boas habilidades de drible. Uma maneira de trabalhar o drible e saber quando cortar é com o exercício do triângulo.
Para configurar, o que você precisará, além de uma bola de futebol, são três marcadores diferentes. Algumas pessoas usam cones, enquanto outras simplesmente encontram o que podem. O objetivo é driblar em torno desses marcadores, mudando de direção e tentando se movimentar em linha.
Embora seja chamado de exercício do triângulo, há oportunidades para adicionar mais do que apenas três marcadores. Algumas pessoas podem operar com muitos marcadores diferentes para um treino mais longo. Também há a oportunidade de repetir várias vezes.
Alguns desses exercícios acabam sendo similares ao drible 25, mas o exercício do triângulo é para espaços mais apertados. Por isso é ideal em um quintal ou qualquer pequeno parque local.
7. Exercícios de Cabeçada
Cabecear pode ser proibido em algumas ligas juvenis, mas quanto maior o nível, mais importante é a técnica correta de cabeceio. Cada ano, muitos gols são marcados com um cabeceio bem posicionado, mas é um dos chutes menos praticados no jogo.
Nada se compara a um cruzamento rápido na área, mas existem exercícios de cabeçada que valem a pena serem praticados. Desde simplesmente fazer malabarismos com a bola até chutar contra uma parede, os exercícios de cabeçada fazem muito sentido. Apenas encontrar os melhores lugares para se posicionar para cabecear pode aumentar significativamente a confiança de um jogador. Algumas pessoas evitam cabecear porque não querem lidar com a dor de uma má forma.
8. Exercícios de Agilidade e Rapidez
O último exercício desta lista pode não ser necessariamente apenas para o futebol, mas ajuda todos os tipos de jogadores. Os defensores, em particular, precisam ter ótimos movimentos sem a bola, e criar um pequeno circuito de obstáculos para trabalhar a movimentação faz muito sentido.
As pessoas podem usar cones, escadas, bolas ou qualquer coisa que sirva como marcador. Sempre que alguém se depara com esses marcadores, precisa fazer um movimento rápido ou mudar de direção. O foco deve ser realizar esse movimento com bastante intensidade que simule uma partida real. Certifique-se de se aprofundar e dobrar os joelhos para que cada movimento seja bem definido.
Por que Praticar Futebol Sozinho é Importante
Não há substituto para a prática de futebol em equipe, mas as habilidades individuais podem colocar um jogador um pouco à frente de outro. É uma oportunidade para aprimorar os pequenos detalhes que podem dar confiança extra ao jogar o esporte.
Sempre será mais difícil quando um defensor real está por perto, mas muito do jogo depende da confiança. Aqueles que se dedicam mais terão coragem para realizar jogadas no jogo e não correrão o risco de duvidar de suas habilidades quando mais importa. Até jogadores profissionais fazem pequenos exercícios em casa para praticar o básico e manter-se afiados.