Existem muitos dribles de futebol que as pessoas podem tentar para obter uma vantagem no ataque. Enquanto alguns são muito complicados, a eficácia geral é o que realmente importa para ver se uma pessoa pode ter sucesso.
Em vez de se preocupar em exibir habilidade, o foco deve estar em criar espaço e se mover de forma positiva. Esses são os dribles de futebol mais eficazes para superar qualquer defensor o máximo possível. Eles podem nem sempre funcionar, e alguns são mais complexos do que outros, mas todos valem a pena serem treinados como parte do processo.
1. Toque Lateral com Tesoura
Pessoas com pés rápidos podem usar um movimento muito eficaz chamado toque lateral seguido de uma tesoura. O objetivo é tocar na bola levemente à frente com a parte interna do pé, preparando uma rápida tesoura com o mesmo pé. O corte deve ser feito com a parte externa, usando o pé oposto para seguir em uma direção diferente.
Quando executado corretamente, este movimento funciona muito bem porque é rápido e eficaz. Não há tempo desperdiçado, e os defensores têm dificuldade em reagir. A maioria dos defensores assume que um jogador está cortando para dentro e depois para fora, mas a pessoa na verdade vai na direção oposta.
2. Giro Cruyff
Um giro Cruyff bem executado pode ser um dos melhores movimentos que um jogador pode ter em seu repertório. Algumas pessoas o utilizam para girar, enquanto outras simplesmente mudam de direção. Um giro cruiff diagonal funciona muito bem quando um defensor vem de um ângulo diagonal.
Se houver espaço suficiente, este movimento é eficaz. O primeiro passo é tocar a bola em direção ao defensor. Assim que o defensor se aproxima para tentar a posse, use um toque interno com o mesmo pé e coloque-o atrás da perna oposta. O tempo é fundamental aqui, pois o defensor provavelmente irá atrás do espaço vazio onde pensa que a bola estará.
3. Elastico
Quem precisa de um movimento muito rápido e eficaz deve incluir o Elastico em seu repertório. É um movimento ágil e, quando realizado corretamente, os defensores terão dificuldade em se manter em pé. Muitos defensores acabam tropeçando quando um bom Elastico é feito bem na frente deles.
Ser rápido com a bola é crucial ao usar o Elastico. A impressão deve ser de que a bola é tocada duas vezes, mas na verdade é um único movimento. Praticar até que funcione bem é fundamental para aumentar a confiança.
O primeiro passo é garantir que a bola seja tocada para fora e, em seguida, movê-la para dentro em um único movimento. A chave para o sucesso é o toque externo que precisa ser perfeito. Ele deve “vender” o movimento, o que significa que todo o corpo deve se mover nessa direção. Então, move-se para dentro e o defensor fica atordoado.
Pense nisso como um movimento mais avançado, que é muito eficaz uma vez que o jogador se sinta confiante o suficiente. Nem todos serão capazes de realizá-lo, mas vale sempre a pena tentar, pelo menos.
4. Spin Maradona
Como o nome sugere, um movimento Maradona pode parecer muito habilidoso quando realizado corretamente. É um pouco difícil de dominar, como muitos dos melhores movimentos, mas os jogadores que conseguem realizá-lo terão definitivamente uma vantagem sobre a concorrência.
O movimento começa com um toque na bola por cima com um pé. Em seguida, deve-se realizar uma virada, seguida de outro toque com o outro pé, levando a bola de volta à frente do corpo. Uma vez que isso esteja concluído, há uma nova virada para finalizar o movimento.
Esse movimento é melhor utilizado quando um defensor vem em direção a um jogador. Quando há uma bola solta, e um jogador supera seu defensor, há uma maneira de acentuar o momento usando seu impulso contra ele com um movimento como esse. Tente cronometrar o movimento para que ocorra bem antes de um possível tackle.
5. Parar e Ir
Se isso parecer um movimento simples, pense novamente. Embora seja bastante eficaz e relativamente fácil de aprender, o tempo será a chave, assim como em muitos outros movimentos.
O objetivo aqui é confundir os defensores o máximo possível. Em particular, quando se está na linha lateral e preparando um cruzamento, esse movimento pode ser especialmente eficaz.
A melhor parte do parar e ir é que existem diferentes variações a serem utilizadas. No começo, você finge que está cortando a bola para trás. Em vez disso, você avança com velocidade, mas pode direcionar-se para qualquer lado. Uma pessoa também pode mudar de pé e fazer outras pequenas variações. A chave aqui é garantir que o movimento seja realizado corretamente, ou ele parecerá um pouco desajeitado.
6. Roda Zidane
Ter um movimento de giro eficaz no repertório é certamente benéfico. A Roda Zidane, nomeada em homenagem a Zinedine Zidane, é um movimento mais eficaz que é relativamente fácil de entender.
A chave aqui é colocar o pé sobre a bola e arrastá-la levemente para trás. Depois disso, gire para que suas costas fiquem voltadas para o defensor. Então, enquanto gira, arraste a bola para trás do defensor e acelere para a frente. Isso abrirá espaço, confundirá o defensor e dará a um jogador ofensivo a chave para aquele campo aberto que precisa.
7. Hook Externo
Um hook externo é muito eficaz quando um jogador ofensivo está driblando para um lado. Alcance ao redor da bola com a parte interna do pé enquanto dribla e use o dedinho para trazer a bola de volta à frente do defensor.
Esse hook externo é uma ótima maneira de mudar de direção, e os jogadores têm uma sensação de total controle ao criar espaço de lado a lado. Ter um hook externo junto de um hook interno é também muito eficaz. O hook externo é um pouco mais difícil de dominar, mas ambos abrem efetivamente espaço lateral.