7 Motivos Reais Pelos Quais o Futebol é Chato (Atualizado 2025)

O esporte mais popular do mundo não é adorado por todos. O futebol é considerado chato por alguns, e essas pessoas simplesmente não conseguem se envolver e assistir a uma partida.

Quais são sete dos principais motivos pelos quais muitos consideram o futebol entediante? Embora não seja uma lista definitiva, a maioria das pessoas concordará com alguns desses motivos se não forem fãs do jogo.

1. Jogos com Poucos Gols

Essa reclamação está quase sempre entre as principais para quem odeia futebol. A maioria das partidas de futebol, de fato, termina com poucos gols.

Quanto maior o nível da competição, geralmente, menos gols são marcados nos jogos. Isso acontece porque as duas equipes são tão boas em impedir os gols que a partida pode ter apenas um ou dois gols para as duas equipes.

Uma resposta a essa crítica é que há muita ação além dos gols. Só porque não há gols marcados, não quer dizer que não haja ação. A construção de uma jogada que resulta em um gol pode ser tão emocionante quanto.

Se compararmos diretamente com o futebol americano, pode-se argumentar que também não há tantos pontos nesse esporte. A diferença é que os touchdowns valem seis pontos e os field goals, três.

Contando os pontos extras, uma partida de futebol americano que termina 21-14 teve apenas cinco pontuações entre as duas equipes. Isso seria equivalente a uma partida de futebol que termina 3-2.

2. Jogo Lento

Alguns estilos de jogar futebol são bem lentos e metódicos. Em vez de estarem constantemente no ataque, as equipes se concentram em controlar a bola e garantir que os passes abram algumas oportunidades.

A ação lenta pode gerar vitórias, mas não mantém a atenção dos torcedores.

Essa é principalmente uma estratégia usada por equipes que não têm jogadores com talento excepcional para marcar gols. Elas buscam evitar que o outro time marque, enquanto tentam fazer um ou dois gols por conta própria.

Isso resulta em poucas jogadas emocionantes, a menos que a pessoa realmente aprecie a parte estratégica do jogo. Equipes consideradas ‘azarões’ também utilizam essa estratégia.

No geral, as equipes parecem estar jogando um futebol mais rápido na maioria das vezes. Os melhores jogadores estão se tornando mais habilidosos, e as equipes têm atletas muito em forma para correr campo afora durante toda a partida.

Isso significa que a maneira metódica de jogar pode estar se perdendo nos níveis mais altos.

3. Lesões Falsas Atrasam o Jogo

Sofrer uma falta ou tentar simular uma lesão se tornou uma parte estratégica do jogo. Isso não acontece sem muita controvérsia, já que muitos torcedores não querem ver isso.

Quando um jogador tenta simular uma lesão ou falta, ele pode ficar caído no chão por minutos.

Isso frequentemente se torna uma das partes mais entediantes do jogo, enquanto todos esperam que a pessoa se levante ou seja retirada do campo. Os árbitros tentaram controlar as simulações, mas é uma tarefa difícil.

O pior é quando um jogador que aparentemente está machucado se levanta e volta ao normal logo após não receber a falta que queria. Isso pode ser frustrante de se ver, pois parece uma grande farsa para tentar enganar o juiz.

4. Desperdício de Tempo

Lesões falsas contam como desperdício de tempo em certa medida, mas há muitas outras táticas de desperdício de tempo no futebol que podem torná-lo entediante.

Por exemplo, se uma equipe está ganhando e tenta manter a vantagem, pode ficar apenas passando a bola sem um plano de ataque. Eles basicamente driblam o tempo e esperam preservar a vitória.

O desperdício de tempo pode fazer parte de uma estratégia vencedora em algumas situações, mas não vai manter a atenção dos torcedores que estão assistindo ao jogo pela primeira vez.

As pessoas querem ação quando vão a uma partida, e controlar a bola longe do gol não proporciona isso.

5. Empates Acontecem

A maioria dos esportes termina com um vencedores e um perdedor. O que pode tornar o futebol chato para os fãs é quando as equipes lutam por um empate em vez de jogar para vencer.

A vontade de jogar de forma conservadora e não tentar vencer pode trazer benefícios para uma equipe. Por exemplo, se uma equipe só precisa de um resultado para manter sua posição na tabela, eles não vão arriscar e tentar algo que pode não dar certo.

O futebol elimina empates ou empates na fase de eliminação de um torneio. Se precisa haver um vencedor, a partida vai para a prorrogação antes das cobranças de pênaltis.

Ironia ou não, os fãs casuais do esporte acham as cobranças de pênaltis um dos momentos mais emocionantes para assistir ao futebol.

6. As Melhores Equipes Dominam Demais

Seja em competições internacionais ou nas principais ligas domésticas do mundo, há uma certa disparidade no topo. As mesmas equipes parecem sempre vencer, e isso se torna entediante para os torcedores.

Um dos maiores exemplos nas ligas nacionais atualmente é o Bayern de Munique. Eles dominam a Bundesliga e frequentemente aplicam goleadas em seus adversários.

Com mais dinheiro para gastar do que qualquer outra equipe, eles praticamente utilizam sua liga doméstica como um aquecimento para outras competições.

Para as outras equipes da liga alemã, pode ser frustrante esperar por eles. O mesmo pode ser dito no nível internacional, já que apenas oito países ganharam títulos de Copas do Mundo. Isso inclui cinco equipes da Europa e três da América do Sul.

7. A Televisão Não Captura Tudo

Essa reclamação é muito específica para as pessoas que assistem pela televisão em vez de estar presente no local. Alguns esportes conseguem ser mais emocionantes ao vivo. O futebol é um deles, pois os torcedores sentem a energia ao redor do estádio.

Muita da velocidade e habilidade em campo não se traduz bem na televisão. A equipe de transmissão também costuma manter o som ao mínimo em comparação com os torcedores. Se não parece tão barulhento e animado no estádio, é mais difícil para as pessoas se empolgarem assistindo de casa.

A televisão em alta definição definitivamente ajudou, mas há muitos pequenos detalhes que são difíceis de ver sem realmente estar presente. Qualquer um que não seja fã de futebol, mas não tenha assistido a um jogo ao vivo, deveria experimentar e ver se suas opiniões mudam.

O Futebol É Realmente Chato?

Até mesmo os fervorosos apoiadores do futebol admitem que há partes entediantes nas partidas. No entanto, o mesmo pode ser dito para praticamente todos os esportes. Não são 90 minutos de ação sem parar, mas há momentos emocionantes que mantêm os torcedores engajados.

Ao longo de tudo isso, é evidente que o futebol está fazendo algo certo para manter tantos fãs. Não é um esporte para todos, mas o consenso é que o futebol não é chato.