O leste da Europa sempre foi um celeiro de jogadores de futebol talentosos, com uma seleção nacional que frequentemente superou as expectativas. A partir de um ranking da FIFA de março de 1994, onde ocupavam a 125ª posição mundial, a Croácia se transformou na terceira melhor equipe do mundo apenas cinco anos depois, culminando em um segundo lugar na Copa do Mundo de 2018.
Apesar de não ser o maior país e nem ter uma liga doméstica extremamente forte, a Croácia possui uma longa tradição de produzir jogadores de futebol excepcionais.
Vários dos melhores jogadores croatas costumam se transferir para grandes clubes europeus, tornando-se nomes conhecidos mundialmente.
Hoje, vamos destacar os sete melhores jogadores de futebol croatas de todos os tempos, analisando algumas verdadeiras estrelas.
7. Mateo Kovacic
- Posição: Meio Campo Central
O meio-campista croata Mateo Kovacic possui um currículo que muitos jogadores sonhariam em ter. Jogou em três grandes clubes europeus: Inter de Milão, Real Madrid e agora Chelsea. Kovacic, tecnicamente impecável, é um excelente armador profundo.
Comparado ao compatriota Robert Prosinecki, Kovacic é um meio-campista técnico e versátil, conhecido por sua capacidade de avançar com a bola.
Um grande driblador e passador, o craque croata é essencial para sua seleção e, com apenas 27 anos, ainda pode evoluir como jogador.
Kovacic pode não ser um goleador prolífico no meio-campo, mas sua ligação com os ataques, assistências e criatividade fazem dele um excelente jogador de equipe. Com mais de cem partidas na liga pelo Chelsea, podemos esperar muito mais do talentoso armador nas próximas temporadas.
Com 81 partidas pela seleção já em seu nome, Kovacic pode se tornar um dos jogadores croatas com mais convocações da história.
6. Ivan Perisic
Jogos | Gols | Assistências |
---|---|---|
550 | 139 | 108 |
Um veterano pelas laterais, Ivan Perisic é um dos jogadores croatas mais consistentes, bem-sucedidos e eficientes da história. Capaz de atuar em diversas posições, ele representou a Croácia em pelo menos cinco torneios internacionais, marcando 32 gols em 113 partidas.
Um dos pilares da geração de ouro da Croácia, Ivan Perisic se destacou inicialmente no clube belga Club Brugge e, em 2011, fez sua transferência para o Borussia Dortmund, na Alemanha. Após um retorno satisfatório em Dortmund, Perisic foi para o Wolfsburg, onde continuou a evoluir a cada temporada.
Em 2015, rumou para a Itália, onde os torcedores do Inter de Milão puderam vê-lo jogar por sete temporadas.
Com mais de 200 partidas na liga e 48 gols, Perisic se consolidou como um dos melhores jogadores de linha da Europa, parecendo melhorar com o tempo.
A cada temporada, sua experiência aumentava, o que culminou na transferência do agora 33 anos para o Tottenham Hotspur em 2022.
Um jogador excepcional, Perisic foi trazido para Londres para adicionar uma mentalidade vencedora e uma ética de trabalho exemplar. Um atleta talentoso, ele ajudará o Tottenham, que tem menos experiência, a dar o próximo passo e conquistar títulos.
5. Zvonimir Boban
- Posição: Meio Campo Ofensivo
Um jogador combativo e expressivo, Zvonimir Boban é uma lenda de Dinamo Zagreb e AC Milan; conhecido por sua criatividade, cobranças de falta precisas e versatilidade, Boban passou uma década no Milan, onde conquistou quatro títulos da Serie A e uma medalha da Liga dos Campeões.
Boban liderou a Croácia na Copa do Mundo de 1998, conquistando a terceira posição, sendo um exemplo tanto dentro quanto fora de campo. Ele possuía uma finalização excepcional, conseguindo superar adversários à distância, e ao longo de 16 anos de carreira, anotou 68 gols na liga e 12 a nível internacional.
Após nove temporadas bem-sucedidas com o Milan, Boban foi emprestado devido à ascensão de Rui Costa, que tomou seu lugar no meio-campo ofensivo.
Descontente com a situação, Boban decidiu encerrar sua carreira em 2001, depois de se formar em História e se tornar comentarista de futebol na Sky Italia.
Assim como quando atuava, Boban não hesita em expressar suas opiniões e construiu uma reputação de comentarista ousado e assertivo.
4. Dario Simic
Considerado um dos melhores defensores da Croácia, Dario Simic podia atuar em qualquer posição da defesa, desde zagueiro central até lateral.
Simic era reconhecido por sua abordagem rígida e honesta na defesa; era excelente no jogo aéreo e jogava com tranquilidade, sendo um pilar na seleção croata por 12 anos, tornando-se o primeiro croata a completar 100 partidas.
Formado na base do Dinamo Zagreb, Simic fez 140 jogos pela equipe da sua cidade natal em seis temporadas, o que chamou a atenção do time italiano Inter de Milão. Após três anos e 66 jogos, Simic fez uma transferência surpreendente para o arquirrival AC Milan. Após uma temporada promissora, Simic tornou-se um jogador de menor importância, limitando-se a ser um reserva nas três temporadas seguintes.
Por conta da falta de tempo em campo, o defensor seguiu para o Monaco em 2008, onde novamente teve um papel secundário. Após duas temporadas, retornou ao Dinamo Zagreb, mas não chegou a atuar antes de se aposentar em 2010.
No auge da carreira, Simic foi um dos defensores mais consistentes da Serie A e é uma adição digna à nossa lista de grandes jogadores croatas.
3. Mario Mandzukic
Jogos | Gols | Assistências |
---|---|---|
508 | 197 | 85 |
Com um físico ideal para um atacante, Mario Mandzukic é um jogador robusto, com 1,91 m de altura e um corpo forte; utilizava sua força para se livrar de defensores, envolver companheiros de equipe e pressionar as defesas adversárias.
Com 166 gols na liga e 33 pela seleção, Mandzukic era o centroavante perfeito, um jogador de equipe que usava sua estatura como referência para passes longos, mas também possuía habilidade e técnica para avançar com a bola e finalizar à distância.
Seus companheiros adoravam jogar com Mandzukic devido à sua disposição em sacrificar-se pelo time, sua corrida incansável e habilidade em marcar gols. Ele frequentemente recuava para buscar o jogo, desorganizando as defesas adversárias e criando espaço para jogadores mais rápidos.
Um profissional exemplar, Mandzukic era um líder em campo, demonstrando força mental e disposição para trabalhar pelo time. Muitas vezes escalado em posições diferentes para ajudar a equipe, Mandzukic se destacava por seu excelente condicionamento físico.
Um dos melhores atacantes que a Croácia já teve, Mandzukic ganhou o apelido de “Guerreiro” pelos torcedores da Juventus, o que diz muito sobre esse lendário atacante.
Não é surpresa que grandes clubes como Bayern de Munique, Juventus e Atlético de Madrid tenham buscado Mandzukic para liderar seus ataques, ele realmente era excepcional.
2. Davor Suker
Jogos | Gols | Assistências |
---|---|---|
359 | 153 | 17 |
O atacante mais letal que a Croácia já produziu, Davor Suker é uma figura polêmica, mas suas conquistas como jogador de futebol são inegáveis.
Com 45 gols em apenas 69 partidas pela seleção, Suker também anotou impressionantes 203 gols em 448 jogos por alguns dos melhores clubes da Europa.
Após dominar a liga croata com Osijek e Dinamo Zagreb, Suker fez sua grande transferência em 1991, indo para o Sevilla, onde teve uma média de quase um gol a cada dois jogos durante cinco temporadas.
Ele então se transferiu para o Real Madrid, onde conquistou um título da La Liga, além da Liga dos Campeões na temporada seguinte.
Participante da seleção croata que terminou em terceiro lugar na Copa do Mundo de 1998, Suker foi um goleador muito mais prolífico em sua seleção do que em seus clubes. Às vezes, suas atuações na seleção o levaram a ser titular em seu clube.
Vencedor da Chuteira de Ouro de 1998 e vice-campeão do Ballon d’Or no mesmo ano, Davor Suker ficará na história como um dos maiores atacantes que seu país já formou.
1. Luka Modric
- Posição: Meio Campo Central
Jogos | Gols | Assistências |
---|---|---|
669 | 70 | 119 |
O pequeno gênio Luka Modric é um dos jogadores mais condecorados da história do futebol, com um número de troféus que é difícil de acreditar. Considerado um dos melhores meio-campistas de todos os tempos, a visão criativa de Modric foi essencial tanto para o Real Madrid quanto para a seleção croata por mais de uma década.
Frequentemente comparado a alguns dos melhores jogadores da história do futebol, o nome de Modric é justamente mencionado ao lado de estrelas como Francesco Totti, Andrea Pirlo e Johan Cruyff.
Melhor jogador da Copa do Mundo de 2018, Modric liderou a Croácia a um surpreendente segundo lugar, um feito impressionante para o armador. No mesmo ano, ele venceu a Liga dos Campeões com o Real Madrid e se tornou o primeiro croata a vencer o Ballon d’Or por suas atuações excepcionais.
Com o clube, Modric conquistou 20 títulos importantes pelo Real Madrid, incluindo três incríveis títulos consecutivos da Liga dos Campeões (cinco ao total), três títulos da La Liga e quatro Copas do Mundo de Clubes da FIFA.
Apesar de ter jogado contra e ao lado de alguns dos melhores jogadores do mundo, Modric se destaca dos demais; com sua capacidade de encontrar espaço e inteligência tática para usá-lo, Modric é o armador definitivo. Agora em seus 30 e poucos anos, Modric ainda tem muito a oferecer ao futebol.
Ele cria as jogadas, enquanto seus companheiros fazem o esforço, orquestrando ataque após ataque a partir de uma posição recuada e pode facilmente continuar no Real Madrid por várias temporadas.
Podemos falar por muito tempo sobre sua habilidade de passe, sua capacidade de driblar os adversários e sua calma sob pressão. Porém, afirmamos que Luka Modric é o meio-campista completo.