7 Melhores Equipes de Futebol com Camisas Azuis

Cores sempre parecem combinar bem, especialmente no futebol, e quando falamos de uniformes de times, um campo verde e uma camisa azul estão intimamente ligados. É claro que a escolha do azul por alguns dos clubes mais emocionantes e bem-sucedidos ajuda nessa associação. A geografia pode influenciar rivalidades entre clubes, assim como o confronto entre duas equipes dominantes.

Se os times em disputa têm cores contrastantes, fica ainda melhor; as equipes estão bem definidas, é o vermelho contra o azul. Muitas vezes, uma rivalidade não precisa de mais justificativa do que a cor da camisa.

Um bom exemplo disso são Manchester e Liverpool, com seus rivais de cidade jogando em vermelho e azul. Esse contraste é mais um motivo para um odiar o outro.

É comum sentir que a equipe azul sempre é a ‘azarona’, mas os tempos mudaram. Algumas das melhores equipes do mundo estão vestindo azul e dominando ligas, copas e adversários.

Vamos explorar 7 dos times mais conhecidos que usam azul e ver se há algum clube que se destaca em sua camisa azul.

7. S.S. Lazio

Um dos gigantes do futebol italiano, a Lazio é um clube cheio de história e sucesso, tendo conquistado dois títulos da Serie A, sete Coppa Italia e até uma rara participação na Europa, com a conquista da UEFA Cup Winners’ Cup e da UEFA Super Cup.

A Lazio é facilmente reconhecida por seus uniformes azul celeste e tem uma rivalidade feroz – frequentemente violenta – com o clube AS Roma, também da capital. A equipe conta com uma lista incrível de ex-jogadores, incluindo lendas como Alessandro Nesta, Pavel Nedved e Paul Gascoigne.

A Lazio manda seus jogos no Estádio Olímpico, que tem capacidade para 70 mil pessoas, compartilhando o espaço com a rival Roma. Os fãs da Lazio são conhecidos mundialmente por sua paixão.

6. S.S.C. Napoli

Um dos clubes mais enigmáticos da Itália, o Napoli é famoso por muitas coisas, principalmente pela pizza, pelo Monte Vesúvio e por um homem chamado Diego Maradona. É difícil decidir qual deles é mais querido pelos napolitanos; sua pizza ou Maradona, que possui um status quase divino.

A cena de Maradona, robusto, ‘destruindo’ adversários no meio dos anos 80 é uma das mais impressionantes da história do futebol italiano. Após ser contratado em 1984 por um valor recorde, o time conquistou seu primeiro título da Serie A três anos depois, tornando Maradona um herói em Nápoles.

Tradicionalmente, o Napoli usa uniformes azuis ou azul celeste, refletindo a posição da cidade na costa. A baía de Nápoles é famosa por suas águas claras, e o clube é conhecido como Azzurri, os azuis.

Nos últimos anos, o Napoli tem se afirmado como uma das equipes dominantes da Serie A novamente, e com bons investimentos em seu elenco, pode estar prestes a buscar mais títulos em breve.

5. Everton FC

A metade azul de Liverpool tem enfrentado dificuldades nos últimos tempos, enquanto seus vizinhos se reestabeleceram como um dos times mais temidos do mundo. Em uma cidade obcecada por futebol, ser azul ou vermelho define sua identidade. O Everton tem lutado com contratações ruins e se encontra em sérias dificuldades financeiras.

Uma escape feliz do rebaixamento na temporada 2021/22 deixou muitos torcedores preocupados com o futuro desse clube histórico. Conhecido por seus uniformes azul royal, o Everton tem uma longa e, às vezes, exitosa história, incluindo um período de domínio na década de 1980 sob o comando do técnico Howard Kendall.

Após algumas dificuldades iniciais com as cores nos anos 90, o Everton finalmente estabeleceu um uniforme azul royal com calças e meias brancas, que se tornou parte da identidade do clube. Com quatro treinadores desde 2018, o Everton declinou como força no futebol, muito devido a transferências ruins e à falta de identidade. Os torcedores esperam que, sob o comando do novo técnico Frank Lampard, uma mudança de sorte esteja a caminho.

4. FC Schalke 04

Embora muitos acreditem que o Bayern de Munique seja o único clube a dominar na Bundesliga, a história do Schalke 04 é bem diferente. Com sete títulos da Bundesliga e uma UEFA Cup em seu currículo, o Schalke possui um passado longo e glorioso.

Foi o primeiro clube alemão a conquistar a ‘dobradinha’ em 1937 e possui a segunda maior base de fãs da Alemanha. Jogando em camisas totalmente azuis, o Schalke sempre foi um peso pesado do futebol alemão, e a sua queda para a segunda divisão em 2021 foi um grande choque.

Surpresos, sim, mas não totalmente, já que, após um segundo lugar em 2018, a saúde financeira do clube começou a escorregar, quase chegando a um ponto de falência. Após 30 jogos seguidos sem vitória, o Schalke foi rebaixado em abril de 2021, mas está voltando à sua posição de destaque na Bundesliga.

Apesar de ser o 14º clube mais rico do mundo, a pandemia de Covid impactou severamente o clube, que quase faliu em 2020. Contudo, novos patrocinadores e uma mudança de sorte parecem indicar que a famosa camisa azul do Schalke 04 está de volta ao caminho certo e pode esperar um futuro brilhante.

3. Itália – Seleção Nacional

Os Azzurri (Os Azuis), como a seleção italiana é conhecida, é uma das equipes mais bem-sucedidas da história do futebol internacional. Os atuais campeões europeus possuem quatro Copas do Mundo, dois campeonatos europeus e uma série de finais em sua notável trajetória.

Usando sua famosa camisa azul desde 1911, a Itália participou de algumas das maiores partidas de futebol já vistas e teve a sorte de contar com muitos dos melhores jogadores da história do futebol mundial. A famosa penalidade perdida por Roberto Baggio na final da Copa do Mundo de 1994 é um momento icônico.

Mesmo após não se classificar para a Copa do Mundo de 2018, a equipe continuou a se destacar, vencendo jogos. Muitos acreditavam que a equipe estava em declínio e precisava de uma mudança radical, mas os Azzurri voltaram com força e conquistaram o campeonato europeu de 2020 (realizado em 2021 devido à Covid) contra a Inglaterra.

Parece que os azuis estavam de volta, porém, a eliminação nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 levantou dúvidas sobre a equipe novamente. Resta saber se a seleção italiana tem a habilidade e a consistência necessárias para se reerguer. Porém, dada sua história, subestimar a Itália pode ser um erro.

2. Chelsea FC

Um dos clubes mais ricos do mundo, com uma sala de troféus invejável, o Chelsea FC é uma verdadeira gigante do futebol inglês. Com um uniforme azul royal, que é parte da identidade do clube desde os anos 60, o Chelsea se tornou um dos adversários mais difíceis da Premier League.

Adquirido pelo oligarca russo Roman Abramovich em 2003, o Chelsea fez uma investida massiva na contratação de jogadores, com empréstimos que chegaram a £709 milhões até 2009. Mas esse investimento trouxe frutos, ao vencer dois campeonatos seguidos, além de uma Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga.

Contratar os melhores jogadores do mundo trouxe vantagens, e o Chelsea ficou conhecido por seus atletas fisicamente fortes e tecnicamente talentosos sob o comando do icônico técnico José Mourinho.

Mesmo após a saída de Mourinho, os fundos disponíveis ao clube garantiram conquistas. Após perder a final da Champions League em 2008, o Chelsea finalmente se tornou o primeiro clube londrino a ganhar o torneio em 2012.

Com a guerra Rússia-Ucrânia forçando o governo britânico a repensar suas políticas de investimento russo no Reino Unido, Abramovich vendeu o clube em maio de 2022 por impressionantes 4,25 bilhões de dólares. E assim, após 19 anos à frente do Chelsea, o oligopólio russo chegou ao fim.

Apesar da troca de administração, os torcedores e o clube permanecem, assim como a famosa camisa azul do Chelsea. Assim, pode não importar quem esteja no comando.

1. Manchester City

Embora o Manchester City exista desde 1894 e tenha uma história longa e muitas vezes turbulenta, seus torcedores são alguns dos mais leais do futebol, com uma conexão profunda com o clube. Desde a compra do City em 2008 pelo Sheikh Mansoor e o Abu Dhabi United Group, o clube se tornou uma potência global.

Vestindo sua distintiva camisa azul celeste há mais de um século, os "sky blues" se tornaram uma das equipes mais dominantes da Premier League. Eles foram a primeira equipe a registrar 100 pontos em uma única temporada e têm se destacado nacionalmente desde a chegada do técnico Pep Guardiola.

O Manchester City está rapidamente se consolidando como uma das grandes forças do futebol mundial, e uma eventual conquista na Champions League, que certamente acontecerá, pode fazer do clube, da marca e da camisa azul celeste uma das maiores sensações do futebol desde a invenção da bola.

Leia Também: