5 Razões Pelas Quais Jogadores de Futebol Fingem Lesões

Uma das principais reclamações que as pessoas têm sobre o futebol é a quantidade de lesões falsas. Isso pode ser bastante frustrante, pois desacelera o jogo e prejudica a imagem do esporte como um todo.

Apesar da frustração que isso causa nos fãs, os jogadores de futebol continuam a usar essa tática. E, ao que parece, não há indícios de que isso vá acabar tão cedo.

Por que os jogadores de futebol fingem lesões? Fingir lesões no futebol geralmente está relacionado à busca por vantagens dentro do jogo. Se os árbitros não estimulassem esse tipo de comportamento, provavelmente ele diminuiria significativamente. No entanto, enquanto os jogadores sentirem que podem conseguir algum tipo de vantagem, as lesões fingidas continuarão a fazer parte do jogo.

Principais Motivos pelos quais os Jogadores Fingem Lesões

Grande parte das lesões fingidas pode ser atribuída a algumas razões que estão listadas a seguir. Embora existam lesões legítimas que as pessoas devem sempre estar atentas no futebol, nem sempre se trata de dor. Na verdade, devido ao grande número de lesões falsas durante as partidas, os fãs se mostram céticos em relação a lesões reais até que o jogador seja retirado de campo e fique fora de ação por algum tempo.

1. Chamar a Atenção do Árbitro

Fingir uma lesão no futebol geralmente leva os árbitros a prestarem atenção. Quando um jogador cai, eles querem saber o motivo, e vê-lo no chão pode influenciar a decisão deles.

Quando um jogador tenta fingir uma lesão, os árbitros estão treinados para se manterem atentos e não serem pegos de surpresa. Alguns deles se tornaram muito bons em garantir que não faltem em uma simulação. Jogadores podem enganar árbitros menos experientes, mas realmente precisam contar uma boa história se quiserem que a falta seja marcada a seu favor.

Estudos mostram que, na maioria das vezes, simulações impactam as decisões dos árbitros. Eles são mais inclinados a marcar a falta, e mesmo que a infração não seja tão grave, a reação do jogador a torna um incidente de maior importância.

Algumas simulações são mais justificáveis do que outras. Por exemplo, se um adversário está tentando obter uma vantagem de forma irregular, uma das melhores maneiras de chamar a atenção para isso é fingir uma lesão. Isso pode não ser a abordagem mais honesta, mas faz parte das estratégias do futebol.


2. Desperdiçar Tempo

Quando uma equipe está na frente ou em um empate, podem optar por desperdiçar tempo. Essa estratégia lhes permite controlar o cronômetro e garantir o resultado desejado. Alguns jogadores usam uma lesão falsa enquanto os segundos passam com o jogador no chão.

Embora muito desse tempo possa ser compensado no tempo de compensação, ainda é uma tática usada por equipes no passado. Fingir uma lesão pode consumir tempo rapidamente, especialmente se parecer que o jogador precisa de atendimento médico urgente.

Os árbitros se apressam para resolver as lesões o mais rápido possível a fim de reiniciar o jogo, mas essa é uma tática que nunca desaparecerá completamente. Times considerados ‘azarões’ costumam usar isso com mais frequência do que os favoritos. Eles sabem que, se o jogo desacelerar um pouco, terão uma chance maior de conseguir um resultado positivo.


3. Criar Cartões Amarelos ou Vermelhos para Jogadores Específicos

Embora isso esteja um pouco relacionado a conseguir uma falta a princípio, buscar cartões amarelos ou vermelhos para jogadores específicos é outra tática utilizada pelos times. Por exemplo, se um time tem um jogador muito eficaz do outro lado que já recebeu um cartão amarelo, eles podem tentar fazer o possível para conseguir um segundo cartão, levando ao afastamento daquele jogador da partida.

Isso proporciona uma grande vantagem à equipe, permitindo que joguem com um jogador a mais, e pode ser muito prejudicial se um dos melhores jogadores do time adversário for desqualificado.

Às vezes, essa estratégia pode acabar prejudicando o time, pois eles tentam demais criar problemas para o adversário. Em vez de seguirem um plano normal de jogo, ficam excessivamente preocupados em causar problemas. É uma coisa querer marcar um jogador específico, mas não se isso comprometer o plano de jogo geral e atrapalhar como a equipe realiza suas jogadas.


4. Causar uma Distração Durante o Jogo

Uma lesão falsa não só frustra os fãs, mas também os jogadores. Se alguém cai no chão, isso pode ser uma parte da estratégia que distrai do jogo. As equipes podem tentar simular uma lesão para retomar a posse da bola ou criar uma oportunidade de ataque enquanto o adversário hesita.

As melhores equipes do mundo costumam jogar normalmente, sem se distrair com potenciais lesões, e não vão se deixar influenciar. No entanto, em níveis mais baixos, os jogadores costumam parar automaticamente seu jogo se uma lesão ocorrer.

Mesmo que a pausa seja por um breve momento, isso pode significar uma vantagem para a outra equipe. Isso pode resultar em um gol que faz a diferença na partida, e muitos fãs ficam frustrados com o que foi decidido em função de uma lesão falsa.

De todas as razões para que isso aconteça, essa talvez seja a mais duvidosa em todas. A distração exagerada não se trata realmente de jogar futebol, mas sim de fazer tudo o que for possível para desestabilizar o adversário.


5. Criar uma Falta ou um Pênalti

Uma falta ou pênalti com boas chances de conversão pode ser um grande trunfo em uma partida de futebol. As equipes tentam explorar ao máximo suas oportunidades de ataque, e estar próximo do gol é a melhor maneira de conseguir isso. Por isso, parece haver muitas simulações dentro da área, já que as equipes buscam aqueles valiosos pênaltis que lhes proporcionam ótimas chances de marcar.

As equipes também sabem que podem simular faltas um pouco mais quando estão perto de seu próprio gol, pois é difícil para o time adversário atacar. Quando a simulação ocorre em campo aberto, pode criar desvantagens caso não haja marcação.

É perceptível que quanto mais apertada for a partida e mais próximo o jogo estiver do seu término, mais simulação acontece. É definitivamente uma habilidade que muitos jogadores trabalham para melhorar suas chances de vencer, e pode acabar se transformando em uma oportunidade bastante boa para alguns.