5 Melhores Jogadores de Futebol Suecos de Todos os Tempos (Ranking de 2025)

A Suécia sempre foi um dos melhores lugares para desenvolver jovens jogadores de futebol talentosos na Europa, apresentando ligas bem estruturadas que sempre favoreceram a promoção de jovens atletas.

Existem muitas vantagens em promover jogadores das categorias de base. Os custos são consideravelmente mais baixos do que pagar por jogadores supervalorizados, e quando um jovem se destaca de verdade, clubes de ligas mais ricas, como a Premier League ou a Série A, costumam demonstrar interesse.

Desde a década de 1970, jogadores suecos têm aprendido seu ofício em ligas locais e, depois, se transferido para o exterior por valores relativamente baixos. Embora isso tenha sido vantajoso para os times compradores, os times vendedores muitas vezes acabavam perdendo uma estrela em potencial por quase nada.

Felizmente para as ligas suecas, esta realidade mudou. Hoje em dia, um jogador que se transfere para o exterior pode significar um investimento significativo, muitas vezes com cláusulas de venda em seu contrato que benefician ainda mais o clube sueco de origem.

Com esse segredo exposto, os clubes já não podem esperar contratar bons jogadores suecos a preços baixos, especialmente diante da impressionante qualidade de alguns dos melhores atletas da Suécia.

Muitos dos melhores jogadores suecos tiveram carreiras notáveis, frequentemente atuando nos melhores clubes da Europa. Eles são conhecidos por sua forte ética de trabalho, excelentes habilidades com a bola e, em muitos casos, por terem carreiras longas e produtivas.

Vamos dar uma olhada nos 5 melhores jogadores suecos de todos os tempos.

5. Freddie Ljungberg

  • Posição: Ponta
  • Número de jogos: 440
  • Gols: 77
  • Assistências: 55

Poucos jogadores podem se orgulhar de serem simultaneamente jogadores de futebol internacional e modelos masculinos renomados mundialmente, mas Freddie Ljungberg conseguiu isso. Sua carreira, que durou 20 anos e começou no clube sueco Halmstad, chamou rapidamente a atenção do Arsenal, um dos grandes da Inglaterra, levando-o a Londres em 1998.

Uma carreira brilhante se seguiu no Norte de Londres, onde o jovem sueco rapidamente mostrou suas habilidades como um jogador ofensivo versátil. Com 216 jogos pelo Arsenal e 46 gols, Ljungberg se tornou um favorito dos torcedores. Durante seu tempo na Inglaterra, ganhou dois títulos da Premier League e três Copas da Inglaterra, solidificando sua posição em um dos melhores times da Inglaterra.

Enquanto jogava no Arsenal, Ljungberg também assinou um contrato como modelo para Calvin Klein, unindo suas duas carreiras. Embora isso não tenha sido bem recebido por seus empregadores em Londres, o superstar sueco parecia conciliar tudo, mesmo reclamando que não conseguia ir a baladas sem ser assediado.

4. Tomas Brolin

  • Posição: Meia/Atacante
  • Número de jogos: 232
  • Gols: 35
  • Assistências: 1

Considerado um dos melhores jogadores suecos, apesar de uma carreira encurtada por lesões, Tomas Brolin tinha um impressionante histórico de gols pela seleção nacional, embora fosse mais conhecido como um criador de jogadas excepcional em sua carreira de clubes.

Duas vezes eleito o Jogador Sueco do Ano, Brolin conseguia correr mais rápido com a bola nos pés do que muitos jogadores sem ela, tornando-se um criador de jogadas temível. Taticamente, ele era magnífico, muitas vezes atuando no meio-campo e podendo se deslocar para onde quisesse, graças à sua capacidade de criar oportunidades de gol para seus companheiros.

Enquanto jogava pelo Parma na Série A, Brolin ajudou o clube italiano a conquistar seu primeiro troféu na história, ao vencer a Coppa Italia e garantir uma classificação alta na liga para competir na Europa. No entanto, com a chegada de novos jogadores, Brolin viu seu tempo de jogo diminuir, e as lesões começaram a afetar sua carreira. Depois de uma lesão em um qualificatório para a EURO 96, as coisas só pioraram, levando o Parma a negociá-lo com o Leeds United em 1995.

Em Leeds, Brolin não conseguiu repetir seu sucesso inicial e acabou tendo que passar por vários empréstimos antes de se transferir para o Crystal Palace, e depois retornar para a Suécia. Entre 1995 e 1998, ele disputou apenas 47 jogos e se aposentou do futebol profissional com apenas 28 anos. Lesões comprometeram a carreira de um dos nossos jogadores mais talentosos.

3. Henrik Larsson

  • Posição: Atacante
  • Número de jogos: 412
  • Gols: 195
  • Assistências: 74

Nascido na Suécia e formado como um grande atacante na Holanda, foi na Escócia que Henrik Larsson se tornou uma lenda do futebol, tendo o Celtic como seu clube mais memorável. Larsson balançou as redes 174 vezes em 221 jogos pelos gigantes escoceses, e sua transferência custou apenas £650.000, sendo assim uma das melhores contratações da história da Premier League escocesa.

Henrik Larsson teve uma carreira longa e ilustre, com 325 gols em 575 partidas, atuando por clubes imensos como Celtic, Barcelona e Manchester United. Ele era comumente reconhecido por sua inteligência e dedicação em campo.

Em 2007, ao se juntar ao Manchester United em um empréstimo de emergência, foi elogiado pelo lendário Sir Alex Ferguson como um jogador crucial, apesar de apenas ter jogado sete partidas, ressaltando o impacto que seu profissionalismo teve sobre o desempenho dos outros jogadores.

Após se aposentar em 2013, Larsson teve uma carreira de sucesso como treinador, atualmente comandando o Helsingborgs IF em seu país natal.

2. Gunnar Nordahl

  • Posição: Atacante
  • Número de jogos: 296
  • Gols: 229
  • Assistências: 2

O prolífico atacante Gunnar Nordahl possui um histórico de gols que é difícil de superar. Ele ainda é o maior artilheiro do AC Milan, mesmo não jogando pelo clube italiano desde 1956, e Nordahl também marcou 43 gols em 33 jogos pela seleção sueca. Ele é o terceiro maior goleador da história da Série A, com 225 gols em apenas 291 partidas.

A seleção sueca, onde Nordahl foi o artilheiro do torneio, contava ainda com seus irmãos, Bertil e Knut. Contudo, após deixar a Suécia, Nordahl ficou impossibilitado de jogar partidas internacionais. Sua carreira internacional foi encurtada devido a essa situação.

Mesmo após se aposentar em 1960, Nordahl ficou no futebol, atuando como treinador por mais 20 anos, e ainda é considerado um dos exportadores de talento mais bem-sucedidos da Suécia.

Nordahl era tão implacável na frente do gol que é reconhecido como um dos maiores atacantes da história do futebol, independentemente da época, e com esses números, fica difícil contestar.

1. Zlatan Ibrahimovic

  • Posição: Atacante
  • Número de jogos: 815
  • Gols: 492
  • Assistências: 203

O sempre ativo atacante Zlatan Ibrahimovic é a escolha óbvia para o melhor jogador de futebol sueco de todos os tempos, com uma impressionante carreira que já dura 23 anos e que não mostra sinais de desaceleração.

Um dos jogadores mais enigmáticos e divertidos de qualquer geração, Ibrahimovic é uma figura polarizadora: alguns o detestam intensamente, mas a maioria o adora. Ele tem o estranho, mas altamente divertido hábito de se referir a si mesmo na terceira pessoa, sendo um sonho para os jornalistas entrevistá-lo. Ele é direto, excessivamente confiante, mas ao mesmo tempo cativante e até humilde em certos momentos.

Zlatan Ibrahimovic já marcou cerca de 500 gols pelos melhores clubes do mundo e, desde sua transferência de Malmo para o Ajax em 2001, percorreu a Europa, jogando na Holanda, Itália, Espanha, França, Inglaterra, e até nos Estados Unidos, acumulando impressionantes 815 partidas.

Embora tenha tido desentendimentos notáveis com donos de clubes, treinadores e companheiros de equipe, isso não diminuiu a opinião dos fãs sobre ele. Mesmo depois de ser negociado para preservar a harmonia no clube, sua autoconfiança nunca vacilou.

Ele nunca subestima suas habilidades e acredita firmemente que é um dos maiores jogadores que já existiram. E, para ser justo, ele provavelmente está certo. Como ele mesmo disse certa vez: “Quando você me compra, você está comprando uma Ferrari”, demonstrando uma humildade nada sutil.