4 Melhores Posições Para Jogadores Altos (Classificadas)

Antes de 1990, não era incomum um jogador de futebol ser mais alto do que a média, especialmente em determinadas posições. É fácil entender o motivo: geralmente, o garoto mais alto da sala era designado para ser o goleiro ou mandado para a linha de frente durante escanteios, se fosse um defensor alto.

No futebol moderno, a altura perdeu um pouco de sua importância, exceto para os goleiros; o que realmente conta são as habilidades do jogador.

Isso não significa que não haja vantagens em ser um jogador alto, especialmente em certas posições. Por exemplo, um ponta de ataque não precisa ser alto, já que são eles que fazem os cruzamentos na área.

Jogadores que atuam pelas laterais, incluindo os alas, geralmente não precisam tanto da altura, mas em algumas situações específicas, ser mais alto pode trazer benefícios claros.

Hoje, vamos analisar quatro posições-chave onde um jogador alto pode ser útil para a sua equipe.

Ter um jogador alto não substitui a habilidade, e é essencial que ele tenha talento, dedicação e espírito de equipe para ter sucesso. Mas, se usado corretamente, esse jogador de dois metros pode se tornar uma incrível arma secreta.

4. Meio-Campista Central

Embora não seja necessário que um meio-campista central seja alto, ter um jogador que seja mais alto que os adversários traz vantagens claras.

Diferente das outras posições que vamos discutir, ter um meio-campista central alto só será de grande ajuda se a tática do time favorecer esse estilo de jogo.

Por exemplo, se pensarmos no Barcelona em 2009, com meio-campistas baixos como Xavi e Iniesta, a tática deles priorizava passes curtos; Pep Guardiola conhecia o futebol de bola longa, mas decidiu que não se aplicava ao seu estilo.

Nesse tipo de tática, a altura dos meio-campistas não importa, já que o objetivo é manter a bola no chão.

Em uma equipe com menos habilidade tática, os passes longos do goleiro e dos defensores para os meio-campistas são uma vantagem estratégica; se houver um meio-campista alto que consegue cabecear a bola para os atacantes, a equipe consegue driblar os adversários e atacar com mais rapidez.

Também é excelente ter jogadores altos que possam se posicionar na área durante cobranças de escanteios, por exemplo.

Um jogador alto na primeira trave pode ser letal, tanto atacando escanteios e faltas quanto voltando para ajudar na defesa.

Se sua equipe tiver um meio-campista central alto, aproveite essa vantagem para beneficiar o time.

3. Atacante Central

Um atacante alto pode ser uma das ferramentas mais eficazes para um treinador. Quando bem utilizado, um atacante assim pode segurar a bola, marcar gols de cabeça e complicar a vida dos adversários.

Um atacante alto pode ser posicionado na frente, permitindo que a equipe sobrecarregue o meio-campo, já que, ao avançar a bola, há uma grande chance de que ele a receba e a mantenha sob controle.

Contanto que os pontas ou meio-campistas avancem e transitem para o ataque, a equipe pode rapidamente sobrecarregar a defesa adversária.

Para jogadas de bola parada, um atacante alto é um enorme trunfo. Ele vai treinar cabeceios mais frequentemente, ficará mais atento sobre onde precisa estar para marcar e a defesa terá dificuldade em lidar com sua altura.

Você pode marcar um jogador alto o quanto quiser; se a bola estiver no ar, suas opções são limitadas.

Um exemplo disso é Peter Crouch, ex-atacante da Inglaterra e do Liverpool, que era um gigante. Excelente no jogo aéreo e também habilidoso com os pés, Crouch era um pesadelo para ser marcado durante jogadas de bola parada; sua mera presença já afetava os defensores.

Relembrando Crouch, além de ser excepcional com os pés, sua altura fazia com que os defensores ficassem nervosos durante as cobranças. Marcá-lo parecia fácil; é improvável que você o perca em um aglomerado, mas quando ele pode saltar muito mais alto que os defensores, a situação se complica.

2. Zagueiro Central

A vantagem de ter um zagueiro central alto é evidente; um defensor que consegue neutralizar cruzamentos na área torna a equipe significativamente mais segura defensivamente.

A velocidade também é uma combinação incrível aqui, e há muitos exemplos de grandes defensores no futebol que são altos e rápidos.

O papel principal de um zagueiro alto é proteger o gol, mas em cobranças de escanteio, sempre é útil levar os jogadores altos para causar um pouco de confusão na área do adversário.

Desde cabecear para outros jogadores até aparecer atrasado na área e marcar um gol de cabeça, um defensor alto tem uma vantagem clara sobre os adversários.

Há algo desconfortável em ser marcado por um defensor alto; ele parece te engolir, e, em vez de se concentrar na bola ou em marcar um gol, o jogador acaba preocupado em se desvincular de seu marcador.

Essa é uma grande vantagem para a equipe e pode trazer recompensas incríveis em ambos os lados do campo.

Nos anos 70 e 80, era comum ter zagueiros grandes nas equipes, e, embora isso ainda seja uma grande vantagem hoje em dia, um defensor alto precisa ser ágil.

Um time rápido e forte simplesmente pode passar ao redor de um defensor lento, então é necessário garantir que o defensor seja ágil ou possua a leitura do jogo necessária para se colocar na posição correta.

1. Goleiro

A posição mais importante neste contexto definitivamente é a de goleiro. Fora do basquete, é talvez o exemplo mais claro de como a altura impacta a habilidade de um jogador.

Do futebol de base até as ligas profissionais, ter um goleiro alto pode contar muitos pontos a favor da equipe na temporada.

As chances de um goleiro jovem chegar a um time de alto nível são muito pequenas se ele não atingir a altura exigida em uma determinada idade.

Agilidade e atletismo são vitais, assim como uma boa leitura do jogo e conhecimento da posição, mas se o goleiro não ultrapassa 1,83m, vai ser facilmente superado.

Jogadores altos têm a vantagem natural de saltar, mas os goleiros adicionam braços mais longos, alcance maior e capacidade de mergulho estendida à equação.

Conseguindo estreitar os ângulos e dificultar a vida do atacante ao tentar marcar, com os braços abertos para parecer mais imponente, um goleiro alto tem uma vantagem clara sobre um oponente mais baixo.

Para um atacante que tenta cabecear uma cobrança de escanteio ou falta, encontrar um goleiro gigante à sua frente pode ser bastante intimidador. Quanto maior o goleiro, mais fácil será para ele superar o adversário.

Se o goleiro também estiver musculoso, sua figura se torna ainda mais difícil de transpor. Um goleiro forte precisará se impor para afastar os adversários das cobranças, e altura e peso tornam essa tarefa muito mais fácil.

Com a presença de zagueiros altos, você tem uma defesa formidável.

Conclusão

Embora você geralmente possa enfrentar problemas por escolher jogadores apenas pela altura, não deveria haver penalizações para os jogadores mais baixos. Ter jogadores altos em posições estratégicas realmente traz benefícios para o time.

O goleiro é essencial; raramente vemos um time de destaque com um goleiro que tem 1,52m, pois a equipe adversária poderia dominar facilmente.

Jogadores laterais não precisam se preocupar muito com a altura. Embora um atacante baixo possa ter um grande impacto, não é surpresa que uma dupla de ataque composta por um jogador alto e um mais baixo tenha histórico de sucesso.

Se a sua equipe conta com um goleiro alto, um defensor alto e um atacante imponente, a espinha dorsal do seu time será muito forte, com atributos que podem fazer de seus jogadores peças-chave.

Caso você deseje que sua equipe jogue um futebol mais técnico, com a bola sendo passada para os pés, um atacante gigante pode não ser tão fundamental assim.