25 Melhores Atacantes de Futebol de Todos os Tempos (Classificações de 2025)

Ao longo da história, os atacantes sempre receberam muita atenção nos campos de futebol. Afinal, são eles que têm mais oportunidades de marcar gols, tornando-se assim as estrelas e celebridades admiradas por muitos fãs.

Ao analisar esta lista dos melhores atacantes de todos os tempos, muitos desses nomes são bem conhecidos. Eles foram jogadores muito realizados em suas carreiras, e alguns ainda estão acrescentando novos capítulos à sua história. Confira abaixo os 25 melhores atacantes da história do futebol, cada um com sua própria trajetória.


1. Lionel Messi

  • Média de Gols Por Jogo: 0.86

Nunca houve um jogador de futebol como Lionel Messi. O atacante argentino passou toda a sua carreira no Barcelona e foi quase impossível parar suas jogadas em qualquer momento.

Até hoje, ele demonstra estar muito próximo de seu auge. Ele não desacelerou, e o Barcelona continua sendo uma das melhores equipes, em grande parte graças a ele.

Alguns acreditam que ele precisa de uma Copa do Mundo em seu currículo para consolidar seu lugar como o número 1, mas isso depende tanto da Argentina quanto de Messi. Seu talento individual e sucesso em clubes garantem sua posição de destaque.


2. Cristiano Ronaldo

  • Média de Gols Por Jogo: 0.76

Não são poucas as pessoas que acreditam que Cristiano Ronaldo é o melhor atacante da história. Sem dúvida, pode-se argumentar a favor dele, uma vez que o craque português consegue marcar gols em todas as equipes em que joga.

Ele já conquistou cinco prêmios de Ballon d’Or e tem sido o foco do ataque em times como Manchester United, Real Madrid e Juventus.


3. Pelé

  • Média de Gols Por Jogo: 0.94

Algumas pessoas podem se frustrar ao ver Pelé em terceiro lugar nesta lista. É sempre complicado classificar os melhores atletas de um esporte, e alguém tão respeitado como ele não deveria estar abaixo do primeiro lugar na opinião de alguns.

Ao observar seus números, é plausível argumentar que ele deveria liderar essa lista, pois é um dos jogadores mais premiados da história do futebol.

Ele possui estatísticas individuais impressionantes, mas também não se pode negar o sucesso que teve em equipe. Ele venceu várias Copas do Mundo e seu time, o Santos, dominou a cena por quase duas décadas. Segundo o Guinness World Records, ele possui 1279 gols em 1363 partidas, um recorde que provavelmente nunca será superado.


4. Ronaldo (R9)

  • Média de Gols Por Jogo: 0.65

Ronaldo é um dos jogadores de futebol mais subestimados de todos os tempos. Apesar de ter sido um dos melhores que já jogaram, não recebe o reconhecimento que poderia, considerando o quão talentoso foi em sua época.

Seja jogando pelo PSV ou pelo Barcelona, Ronaldo teve uma carreira de sucesso na Europa, em um período em que os brasileiros estavam começando a se destacar no exterior.

Pelos seus feitos, ele foi três vezes o melhor jogador do mundo, e seus dois títulos de Copa do Mundo acrescentam muito à sua carreira. Infelizmente, hoje em dia, ele não é mais considerado o melhor atacante Ronaldo, mas os fãs sempre se lembrarão dele com carinho por tudo o que fez por suas equipes.


5. Neymar

  • Média de Gols Por Jogo: 0.61

A história de Neymar ainda está sendo escrita, mas ele já merece um lugar próximo ao topo desta lista por tudo o que conseguiu até agora.

O atacante brasileiro teve passagens de sucesso pelo Santos e Barcelona antes de se transferir para o Paris Saint-Germain em 2017. Também brilhou na seleção brasileira, mas ainda busca a tão sonhada Copa do Mundo.

Ainda com apenas 29 anos, Neymar tem a chance de subir ainda mais nesta lista se conseguir manter sua forma nos próximos anos. Embora possa nunca alcançar o nível mais alto, é um dos jogadores mais talentosos da história do futebol.


6. Zlatan Ibrahimovic

  • Média de Gols Por Jogo: 0.62

Até este ponto da lista, a maioria dos atacantes tem um perfil similar e atlético. Eles geralmente são rápidos e atléticos, capazes de criar jogadas no campo aberto. Zlatan Ibrahimovic é um atacante diferente, mas ainda assim muito bem-sucedido.

Um atacante grande e forte, ele sabe usar sua força para garantir a posse de bola e continua a ter uma carreira sólida, acrescentando mais conquistas à sua história.


7. Marco Van Basten

  • Média de Gols Por Jogo: 0.74

Durante as décadas de 1980 e 1990, poucos atacantes eram tão completos quanto Marco Van Basten. Ele brilhou tanto no Ajax quanto no AC Milan, sendo o melhor jogador da Holanda naqueles anos. Venceu o Ballon d’Or três vezes e foi o melhor jogador do mundo em 1982.

Apesar de todo seu sucesso, é frustrante que tenha se aposentado precocemente devido a problemas de saúde. Enquanto muitos atacantes famosos continuam jogando bem em suas carreiras até os 35 anos, Van Basten perdeu muito desse tempo devido às lesões.


8. Ferenc Puskas

  • Média de Gols Por Jogo: 0.87

Durante o auge da Hungria, Puskas pode ter sido o melhor dos melhores. Ele marcou 84 gols em 85 partidas internacionais pela Hungria, sendo parte da equipe que chegou à final da Copa do Mundo de 1954. Em 1952, também foi campeão olímpico, levando sua seleção a um sucesso sem precedentes.

O futebol mudou muito desde que ele estava no auge, mas seu legado permanece vivo, em parte, por meio do Prêmio Puskas da FIFA, que é concedido anualmente ao autor do gol mais bonito.


9. Robert Lewandowski

  • Média de Gols Por Jogo: 0.72

De forma discreta, Robert Lewandowski construiu uma das melhores carreiras da história do futebol como atacante. O capitão da seleção polonesa passou quase toda sua carreira profissional na Alemanha, vestindo as camisas de Borussia Dortmund e atualmente do Bayern de Munique.

Pelo Bayern, ele se tornou um dos jogadores mais impressionantes de todos os tempos, se aproximando de 200 gols pelo clube. Sua eficiência perto do gol permite que ele marque de diversas maneiras.


10. Eusébio

  • Média de Gols Por Jogo: 0.75

A lenda de Eusébio ainda é forte em Portugal e em toda a Europa. Conhecido como a Pantera Negra, ele é o maior artilheiro da história do Benfica, um dos melhores que já jogaram. Marcou 473 gols em 440 partidas pelo clube e foi uma estrela pela seleção portuguesa.

Portugal nunca venceu uma Copa do Mundo durante seu tempo com a equipe, mas ele foi o artilheiro da Copa do Mundo de 1966. Vencedor do Ballon d’Or, seu estilo de jogo se adaptaria muito bem ao futebol atual.


11. Luis Suárez

  • Média de Gols Por Jogo: 0.65

Como a cara da seleção uruguaia por mais de uma década, Luis Suárez provou que pode competir entre os melhores do mundo no nível dos clubes. Ele passou a maior parte de sua carreira na Europa, com sua passagem mais longa sendo no Barcelona de 2014 a 2020.

O destaque no Atlético de Madrid ainda é capaz de marcar gols como os melhores, e seu estilo de jogo único torna difícil para as equipes conseguirem neutralizá-lo.


12. Emilio Butragueño

  • Média de Gols Por Jogo: 0.37

Emilio Butragueño foi um dos atacantes mais completos da história do futebol. Brilhando pelo Real Madrid, o homem carinhosamente conhecido como El Buitre sempre encontrava um jeito de marcar em momentos importantes, mas é difícil discutir os resultados.

Ele encerrou sua carreira no clube com 188 gols, além de 26 pela seleção espanhola. Muitos consideram seu estilo de jogo um pouco avançado para sua época.


13. Romário

  • Média de Gols Por Jogo: 0.75

Com tantos grandes atacantes brasileiros na história do futebol, Romário às vezes fica em segundo plano. Não há dúvida de que ele foi um dos melhores artilheiros de sua geração, reivindicando mais de 1000 gols em todas as competições.

Embora algumas estatísticas possam estar um pouco distorcidas, já que incluem jogos amistosos, é inegável o que ele fez nos jogos importantes. Ele foi um goleador prolífico pelo PSV Eindhoven e pelo Barcelona, além de ser o Melhor Jogador do Mundo em 1994.


14. Agüero

  • Média de Gols Por Jogo: 0.57

Com mais alguns anos de boa performance pela frente, Sergio Agüero tem sido o melhor atacante da Argentina, depois de Lionel Messi, durante sua carreira. Jogando na Premier League pela Manchester City, ele foi um astro na última década.

Ele já conta com mais de 180 gols pelo clube, além de outros 97 durante suas passagens pelo Independiente e Atlético de Madrid. Alguns comentam que ele é um pouco baixo, mas sua agilidade e habilidade de passe o tornam difícil de marcar.


15. Gerd Müller

  • Média de Gols Por Jogo: 0.9

É bastante difícil comparar atacantes de 50 anos atrás com os jogadores modernos, mas Gerd Müller foi excepcional nos anos 60 e 70.

Ele conseguiu marcar 68 gols em apenas 62 partidas pela seleção da Alemanha Ocidental, sendo quase tão prolífico na Bundesliga. Seus 365 gols permanecem como um dos melhores da história, e nenhuma equipe conseguia desacelerá-lo.

Conhecido como Der Bomber, ele pode não parecer tão impressionante em clipes antigos, mas durante seu auge, as equipes não tinham resposta para ele. Ele foi, sem dúvida, um dos melhores jogadores da Europa em seu auge.


16. Alfredo Di Stefano

  • Média de Gols Por Jogo: 0.7

Quando o argentino se transferiu para o Real Madrid, ele se tornou um dos maiores artilheiros do futebol. Essa foi a primeira vez em um verdadeiro palco internacional, já que muitos questionavam se ele poderia se destacar após jogar pelo River Plate, Huracán e Millonarios na Argentina.

Ele superou as expectativas e se tornou um dos talentos individuais mais difíceis de enfrentar durante seu auge.


17. Jimmy Greaves

  • Média de Gols Por Jogo: 0.68

Somente pelos números, nenhum atacante britânico marcou tantos gols altos quanto Jimmy Greaves. Seja pelo Chelsea ou pelo Tottenham Hotspur, ele encontrou um jeito de balançar as redes 357 vezes. Ele foi o artilheiro da divisão mais alta na Inglaterra por seis anos diferentes, e seu sucesso não parou apenas no nível do clube.

Seu legado foi solidificado em 1966, quando fez parte da equipe campeã da Copa do Mundo da Inglaterra. Ainda considerado uma lenda por muitos, ele sem dúvida merece reconhecimento em qualquer lista de atacantes, sendo um dos primeiros a marcar rapidamente.


18. Fernando Peyroteo

  • Média de Gols Por Jogo: 1.63

Quando Fernando Peyroteo chegou ao Sporting Lisboa jovem, muitos não sabiam o que ele poderia trazer. Depois de marcar 541 gols, ele se tornou um dos artilheiros mais prolíficos da história do futebol.

Por alguma razão, ele é muitas vezes ofuscado quando comparado a Eusébio, mas foi um grande atacante em seu próprio direito. Ele conseguiu criar jogadas para si e para os outros, ajudando seu clube a alcançar grande sucesso.


19. Sandor Kocsis

  • Média de Gols Por Jogo: 0.64

Quando a Hungria estava no topo do futebol mundial, Sandor Kocsis foi um dos principais responsáveis por isso. Ele marcou 11 vezes durante a Copa do Mundo de 1958, embora a Hungria tenha perdido nessa competição. Ele teve sucesso no nível de clubes tanto pelo Honvéd de Budapeste quanto pelo Barcelona, na Espanha.

Ter a capacidade de marcar em grandes quantidades sempre foi uma das principais características de Kocsis. Um dos destaques são os sete hat-tricks que ele marcou apenas pela seleção da Hungria.


20. Arthur Friedenreich

  • Média de Gols Por Jogo: 1.08

Voltando muito no tempo, Arthur Friedenreich merece menção pelo que alcançou nos primórdios do futebol. Na Liga de São Paulo, ele foi o artilheiro durante a maior parte da década de 1910 e até nos anos 1920. Até hoje, ninguém levou a liderança de gols nesse campeonato por mais de oito temporadas.

É impossível pensar em compará-lo com os atacantes modernos, mas ele estava em uma categoria própria durante seu auge. Para narrar a história do futebol, ele merece ser lembrado.


21. Kylian Mbappé

  • Média de Gols Por Jogo: 0.67

Conseguir um lugar nessa lista é uma grande conquista para alguém tão jovem como Kylian Mbappé. Ele já mostrou desde o início de sua carreira que tem potencial para se tornar um dos maiores de todos os tempos, desde que se mantenha saudável e focado. Ele já possui um título de Copa do Mundo com a França e é uma estrela atualmente no Paris Saint-Germain.

Ninguém sabe o que o futuro reserva para Mbappé, mas ele está a caminho de se tornar um dos grandes da história. Sua combinação de velocidade, habilidade atlética e conhecimento do jogo o torna quase impossível de parar.


22. Josef Bican

  • Média de Gols Por Jogo: 1.53

Talvez a escolha mais controversa desta lista seja Josef Bican. Quando ele progrediu nas categorias de base, o austríaco/húngaro nunca deixou a Europa Oriental durante seu auge. Isso faz com que muitas pessoas não saibam o que pensar sobre seus 607 gols em 406 jogos.

As pessoas sabem que ele foi um dos jogadores mais rápidos de sua era e sua agilidade o tornava um pesadelo para qualquer equipe que enfrentasse. Talvez ele estaria mais alto nesta lista se tivesse provado seu valor contra todos os adversários do mundo.


23. Paolo Rossi

  • Média de Gols Por Jogo: 0.25

Na Copa do Mundo de 1982, Paolo Rossi conseguiu se consagrar como um dos melhores atacantes do futebol. Ele parecia estar carregando a seleção italiana nas costas em alguns momentos, marcando seis gols no total. Ele foi o primeiro a marcar na final, quando a Itália venceu a Alemanha por 3 a 1.

No cenário doméstico, ele se destacou principalmente na Juventus, onde conseguiu conquistar vários títulos coletivos. Conhecido por ditar o ritmo dos jogos de muitas maneiras, ele sempre encontrava um jeito de vencer.


24. Uwe Seeler

  • Média de Gols Por Jogo: 0.8

Conhecido por sua consistência como atacante durante toda a carreira, Uwe Seeler encontrou maneiras de marcar a um alto nível por longos períodos. Ele encerrou sua carreira com 72 partidas e 43 gols pela Alemanha, sempre se destacando em quatro Copas do Mundo.

Embora nunca tenha conquistado um título de Copa do Mundo, ajudou seu país a se tornar uma das seleções mais consistentes de sua era.


25. Gunnar Nordahl

  • Média de Gols Por Jogo: 0.77

Outro jogador do passado, Gunnar Nordahl merece reconhecimento por tudo o que conseguiu como atacante pela Suécia. Por seu país, ele ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1948. Não conseguiram competir na Copa do Mundo, mas isso se deve mais à falta de talentos na Suécia do que qualquer outra coisa.

Pelo AC Milan, ele foi um goleador prolífico que ainda é lembrado. No total, ele encerrou sua carreira com 446 gols em 520 partidas. Muitos o consideram o melhor jogador escandinavo de todos os tempos.


Melhores Jogadores de Futebol de Todos os Tempos em Outras Posições: