Dicas para se tornar um goleiro de futebol melhor
O goleiro pode ser a posição mais importante em qualquer time de futebol, servindo como a última linha de defesa e sendo a diferença entre sucesso e fracasso. Essa é uma posição solitária que exige autoconfiança, consistência e foco. As habilidades necessárias para ser um goleiro de alto nível são variadas e complexas. Ao compreender seu papel dentro do time e treinar adequadamente, você também pode se tornar o goleiro número um da sua equipe.
1. Pratique Agilidade
Reflexos rápidos são essenciais para um bom goleiro, e felizmente essa habilidade pode ser aprimorada através da repetição e da memória muscular. O gol e a área de 18 jardas podem parecer grandes, então ter agilidade para se mover com facilidade e os reflexos para estar no lugar certo é vital. A capacidade de se abaixar para pegar uma bola baixa e voltar rapidamente para a posição significa que você estará preparado para a próxima defesa. Pratique constantemente para melhorar sua agilidade dentro e ao redor da área.
2. Alcance em Saltos é Mais Importante do que você Pensa
Encontrar aquele alcance extra, seja saltando para pegar uma bola alta em um escanteio ou se esticando para uma finalização, pode mudar os rumos de uma partida. Independentemente da altura de um goleiro, praticar saltos é um ingrediente essencial para ser o melhor. Aprender a ganhar esse alcance extra, mantendo-se na ponta dos pés para entrar em ação, com os joelhos dobrados enquanto se move, permite que você salte rapidamente para pegar cruzamentos ou se colocar à frente do atacante.
3. Utilize Seus Pés
Existem momentos em que defender uma bola com os pés é mais rápido e seguro do que tentar baixá-la com as mãos. Conseguir se mover rapidamente em torno do gol, usando as pernas e os pés para bloquear a bola, e ter confiança para usar os pés é uma grande vantagem para um goleiro. Nos últimos anos, o Manchester City reconsiderou o papel do goleiro e espera que seus goleiros façam parte da equipe como os outros dez jogadores, sendo necessárias habilidades de controle de bola e passe.
4. Treinamento de Força
Ter força para brigar pela bola em uma área congestionada, além da resistência necessária para 90 minutos de esporte intenso, faz toda a diferença. Exercícios na academia para aumentar a massa muscular permitirão que você chegue à bola e a mantenha. É essencial ter força na parte superior do corpo para pegar e afastar jogadores, e na parte inferior, já que você precisa de músculos nas pernas para saltar, sprintar e bloquear com elas.
5. Comando da Área
Os melhores times trabalham em conjunto, e, portanto, um goleiro que domina sua área controla o jogo. À medida que o futebol se torna mais rápido e técnico a cada temporada, os goleiros precisam usar bem sua defesa para sobreviver. Seja vocal sobre onde quer que seus jogadores estejam durante as jogadas ensaiadas, exija o melhor e assegure que todos saibam sua posição e onde precisam estar, comandando sua área como se sua vida dependesse disso.
6. Gerenciando o Impedimento
Além de ser vocal sobre sua área, seja exigente com seus jogadores sobre como eles lidam com o impedimento. Por estar na retaguarda, você consegue ver todo o campo e pode usar essa visão para monitorar e ajustar a linha de defesa em relação ao impedimento. Se um jogador não estiver se posicionando corretamente, rapidamente você estará exposto ao perigo. Assuma o controle, gerencie as posições dos seus jogadores e colha os frutos.
7. Decisão Rápida
Os melhores goleiros nunca estão errados, mesmo quando erram. Seja decisivo e mantenha suas escolhas. Se você está correndo em direção a um adversário, tome uma decisão clara. Assim que decidir se mover ou não, mantenha-se firme, seus defensores se sentirão mais seguros ao saber que você está comprometido, e você cometerá menos erros ao se dedicar totalmente à sua escolha.
8. Reflexos Rápidos
Reflexos ágeis são a diferença entre um bom goleiro e um goleiro de classe mundial. Existem várias maneiras de aumentar seus reflexos através de exercícios específicos e, quanto mais você praticar, mais instintivas suas defesas se tornarão. Ter que parar chutes à queima-roupa em um jogo se tornará algo rotineiro, tendo treinado seu corpo para se mover sem pensar, economizando valiosos milissegundos para fazer uma defesa impressionante.
9. Coordenação Mão-Olho
Esta dica é semelhante a ter ótimos reflexos e vem com prática e tempo. Muitas situações que um goleiro enfrenta envolvem longos períodos de inatividade, seguidos por movimentos rápidos. Uma boa coordenação entre mãos e olhos permite que você minimize seu tempo de reação. Treine exercícios de pega rápida sem olhar para suas mãos, desenvolva a confiança de que seus olhos e mãos trabalham em uníssono, permitindo que você se concentre na bola e no adversário.
10. Concentração
Embora a concentração seja a décima dica da nossa lista, ignorá-la pode ser um grande erro. Você pode ser excelente em tudo o que foi mencionado, mas sem a capacidade de aplicar essas habilidades no momento certo, não terá sucesso. Muitas vezes, minutos podem passar sem que a bola chegue perto do seu gol, e a falta de concentração pode significar que, quando você é chamado para a ação, sua posição está errada e você está em apuros.
11. Redução de Ângulos
Por que facilitar a vida do seu adversário? Uma boa compreensão dos ângulos das jogadas em direção ao seu gol permite que você dificulte ainda mais a vida do atacante. Simplesmente movendo-se para uma posição melhor, você pode levar o atacante a um lado, tornando o gol menor e o alvo mais difícil de acertar.
12. Intimidando o Oponente
Um bom goleiro sempre pode ter uma conversa com o atacante que se aproxima. Torne-o indesejado na sua área, intimide e irrite-o para que ele cometa erros. Você não está ali para fazer amigos, mas para vencer jogos. Use seu tamanho e força para pressionar qualquer um que tente entrar no seu espaço, aplique uma pressão firme, mas justa, sendo combativo e difícil de lidar.
13. Calma Sob Pressão
Se você pode intimidar e irritar seu oponente, é provável que eles tentem fazer o mesmo com você. Uma excelente estratégia para ganhar um jogo é conseguir que o goleiro seja expulso. Prepare-se para encontrões, insultos e jogadores aglomerando-se ao seu redor. Espere isso, mas não reaja; mantenha-se calmo e focado, sua melhor chance de fazer uma defesa ou vencer o jogo é permanecer sereno e fazer seu trabalho.
14. Antecipando Perigos
Unindo várias dicas, antecipar os perigos durante o jogo é essencial. Concentração e uma boa compreensão do que acontece em campo ajudam a se preparar para todas as eventualidades. Quando sentir que um ataque está se formando, converse com seus defensores, assegurando que todos saibam onde devem estar.
15. Posicionamento
Estar na melhor posição para repelir um ataque significa que seu adversário terá que se ajustar a você, e não o contrário. Estar no lugar certo é metade da batalha; seu tempo de reação aumenta porque você já está preparado. Um bom posicionamento permite que você cubra todos os aspectos enquanto se prepara para o próximo ataque.
16. Dominando as Jogadas Ensaiadas
Evitar falhar em um escanteio é o pesadelo de qualquer goleiro, então assegure-se de que sua equipe treine bem para defendê-los. Cobrir os dois postes é uma escolha inteligente, e ter a confiança de sair para interceptar um escanteio é fundamental. Aprenda a defender jogadas ensaiadas, pois elas são uma forma vital de marcar gols.
17. A Prática Leva à Perfeição
Todos os jogadores cometem erros; os melhores aprendem com eles. Quanto mais você pratica como goleiro, melhor você se torna. Cada nova experiência traz mais compreensão do seu papel, então busque o máximo de prática possível. Pode-se dizer que são necessárias cerca de 10.000 horas para se tornar um especialista, o que equivale a mais de 111 partidas de noventa minutos antes de ser considerado profissional.
18. Observe os Melhores Goleiros
Existem inúmeros jogadores de qualidade dos quais se pode aprender, mas no caso dos goleiros, são poucos os que se destacam. Observe como eles jogam, onde se posicionam e como dominam suas áreas. De Alisson Becker, do Liverpool, a Manuel Neuer, do Bayern de Munique, as melhores equipes possuem os melhores goleiros, e isso não é coincidência.
19. Estar Pronto no Banco de Reservas
Ninguém gosta de ser reserva, e como a maioria dos goleiros não é substituída a menos que esteja machucada, ficar no banco pode ser um trabalho solitário. O segredo aqui é manter-se sempre preparado para entrar. Treine mais, esforce-se mais, e torne impossível para o técnico te deixar de fora. Enquanto isso, mantenha a confiança e a concentração, pois, quando for chamado, você deve entrar em ação imediatamente.
20. Distribuição de Bola
Praticar a distribuição de bola não envolve apenas tiros de meta ou lançamentos longos; trata-se de escolher a melhor forma de passar a bola na hora certa. O objetivo é conseguir que a bola chegue o mais longe possível do gol em um tiro de meta, então pratique isso sempre que puder. Além de escolher o método certo, os goleiros modernos precisam ser tão confortáveis com a bola nos pés quanto um jogador de linha.
21. Estudando seus Oponentes
É mais fácil estudar adversários quando você é um goleiro de um time da primeira divisão; você pode observar onde os jogadores gostam de chutar, seus movimentos e corridas. Quanto mais abaixo você vai nas divisões, mais difícil é obter essas informações. Assim, assista a jogos de futuros adversários sempre que puder. Converse com outros jogadores se necessário, já que mais informações tornam você um jogador mais forte.
22. Lidar com os Pênaltis
É hora de brilhar, alguns goleiros adoram pênaltis, outros os temem. Aqui, suas horas de prática são fundamentais, pois você já estudou os adversários e sabe onde eles costumam chutar. Observe o jogador enquanto ele avança, preste atenção em sua posição corporal e para onde ele está olhando. Decida de que lado vai pular e mantenha-se firme em sua escolha.
23. Lidando com a Pressão
Estar em uma posição solitária pode aumentar a pressão sobre você, especialmente sabendo que suas decisões têm grandes consequências. Um erro seu pode resultar em um gol, e não existe posição no futebol onde os erros são mais críticos. Muitos goleiros talentosos já viram suas carreiras desmoronarem devido a um simples erro. A melhor maneira de lidar com a pressão é aceitá-la e prosperar com ela, sabendo que um time é sempre um esforço conjunto.
24. Parar Chutes
Essa é a razão pela qual você está em campo; sua missão como goleiro. Parar chutes é o seu último recurso; você instrui seus jogadores para evitar que seja necessário fazer uma defesa. No entanto, se necessário, esteja preparado para fazer a defesa. Ao praticar muito, seus reflexos, força corporal e coordenação manual se tornarão excelentes.
25. Confiança
A confiança é a primeira dica da nossa lista, e com razão. Diferente de seus companheiros de defesa, que podem contar uns com os outros, o goleiro deve ter a certeza em suas habilidades. Fazer parte de uma equipe, mas também estar sozinho, exige que você tenha uma forte crença em si mesmo. Sem confiança, você pode garantir a falha. Portanto, como última linha de defesa, exale essa crença, faça seu time sentir-se invencível e acompanhe os troféus chegando.
Essas dicas são uma excelente maneira de aprimorar suas habilidades e compreensão do jogo. Boa sorte em sua jornada como goleiro!