20 Fatos Aleatórios sobre Futebol que Você Não Sabia

20 Curiosidades Sobre o Futebol Que Você Provavelmente Não Sabia

O futebol é um esporte fascinante com uma rica história e muitas curiosidades. Após examinar centenas de fatos aleatórios sobre esse belo jogo, selecionamos 20 que são, sem dúvida, incríveis.


1. O Nome Futebol Veio da Inglaterra.

Embora o termo "soccer" seja mais conhecido nos Estados Unidos, sua origem remonta ao futebol britânico, sendo uma abreviação de "association football". Ele foi criado para diferenciar as diversas modalidades de jogo, uma vez que não havia regras padronizadas entre o rugby e o futebol.

A Federação Inglesa de Futebol (FA) estabeleceu as regras, e as duas modalidades passaram a ser reconhecidas como conhecemos hoje. As regras e o jogo se espalharam para os Estados Unidos, onde se tornaram "American Football" e "Soccer".


2. Rogério Ceni É o Goleiro Que Mais Fez Gols, Com 131 Gols.

Rogério Ceni, que passou a maior parte de sua carreira de 25 anos no São Paulo, também teve 18 convocações para a seleção brasileira. Ele conseguiu marcar uma quantidade de gols com a qual muitos atacantes sonham.

O ex-treinador do Flamengo se destacou em cobranças de falta e pênaltis, sendo o executor oficial do seu time de 1997 até se aposentar em 2015, aos 40 anos. Ele era um excelente goleiro e sempre se sentia à vontade ao jogar com a bola nos pés, como demonstrado em sua atuação na final do Mundial de Clubes contra o Liverpool em 2005.


3. O Notts County FC Inspirou a Camisa da Juventus.

Embora esses dois clubes estejam em extremos opostos do cenário futebolístico, o Notts County FC, que joga na quinta divisão do futebol inglês, guarda uma relação de respeito com a Juventus. O clube de Turim adotou as cores preto e branco desde 1903, quando pediram a um jogador inglês, John Savage, que encontrasse um fornecedor de uniformes.

Por acaso, um amigo de Savage, que era torcedor do Notts County, enviou as camisas listradas que a Juventus começou a usar a partir de então.


4. O Segundo Treinador Mais Vitorioso É Mircea Lucescu.

O mundo do futebol é bem familiarizado com Sir Alex Ferguson, o treinador mais vitorioso, que conquistou 49 títulos com o Manchester United. Em segundo lugar, está o romeno Mircea Lucescu, que acumulou 37 troféus desde que começou sua carreira de treinador em 1979, até sua atual passagem pelo Dínamo de Kiev na Ucrânia.

Ele já comandou grandes clubes da Europa, como Internazionale e Galatasaray, além de seleções nacionais como a Turquia. Mesmo não sendo um nome tão conhecido, seu nome está gravado nos livros de recordes do futebol.


5. O Maior Número de Camisa Usado em Competições Oficiais Foi 121.

Thomas Oar teve a honra de usar a camisa com o maior número oficial devido à exigência da Confederação Asiática de Futebol (AFC), que requer que os jogadores mantenham o mesmo número de camisa durante as fases preliminares da Copa Asiática. Embora números mais altos tenham sido vistos em partidas comemorativas, esse caso foi um verdadeiro recorde, respaldado por uma regra oficial.


6. Lutz Pfannenstiel É o Único Jogador Profissional a Atuar em Todos os 6 Continentes.

O atual diretor executivo do St. Louis City já jogou por clubes como Orlando Pirates (África), Wimbledon (Europa), Vancouver Whitecaps (América do Norte), Calgary Mustangs (Oceania), Geylang FC (Ásia), entre outros. Ele também se destacou como comentarista em canais de futebol e integrou a comissão técnica de várias equipes.


7. A Lenda do Barcelona, Andrés Iniesta, Só Marcou 35 Gols em Campeonatos.

Apesar de ser um dos jogadores mais talentosos da sua posição, Andres Iniesta anotou apenas 35 gols em ligas. Embora tenha feito parte de uma geração de ouro, sua função como passador e criador no meio de campo fez com que ele fosse mais um fornecedor de assistências do que um finalizador.

Sua parceria com Xavi Hernández foi crucial para o sucesso do clube, e seus gols em momentos decisivos, como na Champions League contra o Chelsea e na final da Copa do Mundo de 2010, foram fundamentais para a Espanha.


8. A FIFA Tem Mais Países Que a ONU.

Enquanto as Nações Unidas reconhecem apenas países soberanos, a FIFA permite que territórios não reconhecidos e domínios participem do futebol. Com um total de 211 associações nacionais, em comparação com as 193 da ONU, regiões como a Ilha Chagos na África e o Curdistão no Iraque podem competir.


9. Lev Yashin É o Único Goleiro a Ganhar o Ballon D’or.

Conhecido como a Aranha Negra, Yashin passou sua carreira de 20 anos jogando pelo Dínamo de Moscou e pela Seleção Soviética. Ele redefiniu a posição de goleiro, participando do jogo de forma ativa e interceptando jogadores adversários em um tempo em que os goleiros eram mais estáticos.

Yashin se destacou na Copa do Mundo de 1958 e foi homenageado com o Ballon D’or, além de ser lembrado como parte da equipe dos melhores da Copa.


10. O Vencedor do Ballon D’or, Stanley Matthews, Jogou no Mais Alto Nível Até os 50 Anos.

Stanley Matthews, o único jogador de futebol a ser condecorado enquanto ainda jogava, foi o atleta mais velho a atuar na primeira divisão da Inglaterra aos 50 anos. Ele foi o primeiro a vencer o Ballon D’or em 1956, jogando principalmente pelo Stoke City e Blackpool.

Matthews mantinha um estilo de vida saudável, comendo muitas frutas e vegetais, jejuando nas segundas-feiras e evitando álcool, o que o ajudou a manter seu desempenho.


11. Jean-Marc Bosman Ajudou Jogadores de Futebol a Conquistarem o Direito a Transferências Sem Custos.

Bosman, cujo contrato com o RFC Liège havia terminado, queria se transferir para o clube francês Dunkerque, mas teve seu salário reduzido. Ele processou na Corte de Justiça da Europa e venceu, garantindo aos jogadores o poder de decidir seu futuro.

Embora não tenha sido um superstar em campo, a "Lei Bosman" sempre será creditada a ele e a todos os jogadores que vieram depois.


12. O Ex-Jogador do Arsenal, Mathieu Flamini, É Agora um Empresário Ambientais.

Enquanto muitos jogadores optam por carreiras relacionadas ao futebol, o ex-meio-campista do Arsenal investiu em uma empresa bioquímica, a GF Biochemicals. A empresa é a primeira a conseguir produzir ácidolevulínico em larga escala. Flamini foi reconhecido como uma das personalidades do ano de 2015 pela NME por suas contribuições à sustentabilidade.


13. A Única Assistência de Balotelli pelo Manchester City Foi a Mais Importante da História.

Balotelli foi um goleador prolífico jogando pelo Manchester City, mas não era conhecido por suas assistências. Porém, seu passe para o gol de Agüero que deu ao City seu primeiro título em 44 anos fica gravado na memória dos torcedores, ao lado da famosa narração de Martin Tyler: “Manchester City ainda está vivo… Balotelli, Agüerooooo…!”.


14. O Bayer Leverkusen É o Clube Mais Azarado.

Apesar de ser um dos melhores clubes da Bundesliga, o Leverkusen não possui troféus. Eles são conhecidos pela maldição do "Vizekusen", que os faz perder na reta final. O auge dessa maldição foi em 2002, quando estavam prestes a conquistar um triplete, mas terminaram a temporada sem títulos.


15. Didier Drogba Ajudou a Parar uma Guerra Civil na Costa do Marfim.

Após marcar um gol que levou a Costa do Marfim à Copa do Mundo pela primeira vez, Drogba gravou um vídeo pedindo paz entre as facções em guerra no país. Ele usou sua influência para transmitir uma mensagem de unidade que acabou por silenciar o conflito.


16. Pedro É o Único Jogador a Ganhar Todos os Títulos de Clube no Futebol.

Após o Chelsea vencer a Europa League em 2019 sob o comando de Maurizio Sarri, Pedro González se destacou como o único jogador a conquistar todos os troféus de clubes disponíveis no nível profissional. Ele já venceu a Copa do Mundo com a Espanha, três Champions Leagues, a Eurocopa, o Mundial de Clubes, além de títulos da La Liga e da Premier League.


17. Marcus Bent Jogou por Mais Clubes da Premier League.

Marcus Bent se tornou conhecido como um jogador itinerante ao atuar por 8 clubes na Premier League, incluindo Birmingham City, Blackburn Rovers e Everton. Esse recorde provavelmente será difícil de ser batido devido à alta rotatividade de talentos no esporte.


18. O Vencedor do Ballon D’or, George Weah, Tornou-se Presidente.

George Weah, o único jogador africano a ganhar o Ballon D’or, se tornou o 25º presidente da Libéria. Reconhecido como um dos melhores atacantes da sua geração, ele iniciou sua carreira política como senador antes de se candidatar à presidência, inspirando futuros jogadores a seguir carreiras na política.


19. Mark Hughes Jogou Pelo Bayern de Munique e pela Seleção do País no Mesmo Dia.

O famoso técnico da Premier League, Mark Hughes, demonstrou sua ética de trabalho ao atuar pela seleção do País de Gales e pelo Bayern de Munique no mesmo dia, em 11 de novembro de 1987. Ele jogou um jogo de qualificação para a Euro em Praga antes de retornar à Alemanha para uma partida pela copa.


20. O Jogador de Futebol Mais Rico é Faiq Bolkiah.

Enquanto a comparação entre Messi e Ronaldo em termos de rendimento e renda continua, Faiq Bolkiah, ex-jogador do Leicester City, é o jogador mais rico. Com uma fortuna estimada em 20 bilhões de dólares, Bolkiah é sobrinho do sultão de Brunei e sua riqueza vem de reservas de petróleo do país.


Esses fatos mostram a riqueza e a diversidade do mundo do futebol, revelando tanto histórias inspiradoras quanto curiosidades inusitadas do esporte mais amado do planeta.