15 Melhores Jogadores de Futebol Brasileiro de Todos os Tempos (Classificações de 2025)

Alguns países têm uma história em futebol semelhante à do Brasil. Esta nação já teve muitos sucessos na Copa do Mundo, e seus jogadores são reconhecidos em todo o mundo.

Embora não tenham alcançado o sucesso recente que desejam, isso pode mudar a cada quatro anos, pois o Brasil sempre entra como um dos favoritos para vencer a Copa do Mundo.

Fazer uma lista com os 15 melhores jogadores de futebol brasileiros de todos os tempos não é exatamente uma tarefa fácil. Embora a maioria das pessoas concorde com os nomes que aparecem na lista, a ordem pode sempre ser debatida. Aqui está como as coisas estão atualmente.


1. Pelé

Depois de tantos anos, Pelé ainda é considerado por muitos como o melhor jogador de futebol de todos os tempos. Isso é notável, considerando o quanto o esporte mudou, mas seu impacto é difícil de ignorar.

Em primeiro lugar, ele conseguia fazer gols em qualquer nível em que jogasse. Seja pelo Santos no clube ou pela seleção brasileira, ele era uma estrela sempre que pisava no campo. Os números oficiais de gols são difíceis de confirmar, mas o Guinness World Record o credita com 1279 gols em 1363 partidas.


2. Ronaldo (R9)

Ronaldo se tornou um dos jogadores mais subestimados na história recente do futebol por algum motivo. Primeiro, o homem simplesmente conhecido como Ronaldo durante sua carreira jogava e compartilhava o mesmo nome com um novo superstar moderno, Cristiano Ronaldo. Agora, quando as pessoas mencionam Ronaldo, muitos fãs pensam no astro português.

Outro problema que Ronaldo enfrenta é que alguns argumentam que Neymar já o ultrapassou. Embora isso possa ser verdade em certos momentos, Ronaldo ainda tem uma leve vantagem neste momento. Não só ajudou o Brasil a conquistar a Copa do Mundo, mas também teve uma carreira impressionante e completa em todos os níveis.


3. Neymar

A história de Neymar ainda está sendo escrita, mas ele já conseguiu alcançar o terceiro lugar na lista pelo que conquistou. Atualmente, conhecido como um dos melhores jogadores do mundo, ele fez praticamente tudo que um jogador de futebol poderia desejar.

Isso, é claro, exceto ganhar a Copa do Mundo pelo Brasil. Isso é praticamente uma necessidade para todo grande jogador brasileiro, então será interessante ver se ele consegue realizar esse feito em uma última chance real.

Desse modo, a maioria dos jogadores dessa lista conseguiu ganhar pelo menos uma, mas Neymar ainda está à procura. Ele provavelmente precisará de uma campanha memorável para ter alguma chance de subir mais nesta lista. Seja justo ou não, os jogadores de futebol brasileiros são avaliados por suas vitórias na Copa do Mundo. Neymar já conquistou quase tudo a nível de clubes.


4. Ronaldinho

Por trás de todo o brilho que Ronaldinho trouxe ao campo estava uma arma ofensiva muito habilidosa. Ele alcançou sucesso não só na seleção brasileira, mas quando jogava pelos seus clubes também.

Seu legado duradouro pode ser algumas de suas jogadas impressionantes, mas ele foi um vencedor em múltiplos níveis. As pessoas parecem esquecer que ninguém era mais eletrizante ou habilidoso do que ele durante seu curto período no auge.


5. Sócrates

Sócrates foi um jogador forte e poderoso em uma época em que poucos conseguiam enfrentá-lo um a um. Como meia-atacante, ele podia superar muitos adversários e conquistar a melhor posição muitas vezes.

Isso também era facilitado por seu jeito muito técnico de jogar, fazendo as jogadas certas e sendo inteligente com a bola em todos os momentos.

Se Sócrates tivesse conseguido ganhar uma Copa do Mundo, ele poderia estar até mais alto nesta lista. Mas até aqui, teve uma carreira muito produtiva, sendo o coração e a alma da seleção durante seu auge.


6. Rivaldo

Quando o Barcelona contratou Rivaldo como reserva de Ronaldo, eles esperavam que ele substituísse o jogador estrela de uma forma razoável. O que aconteceu foi que eles nunca sentiram a falta de Ronaldo, e Rivaldo mostrou que estava entre os melhores do mundo.

Como artilheiro da principal liga espanhola em 1998, ele se tornou um nome conhecido no mundo do futebol.

No cenário da Copa do Mundo, ele conquistou um título com a equipe de 2002. Em 1998, brilhar mais pelo time, mas acabaram perdendo na final para a França.


7. Romário

A Copa do Mundo de 1994 foi uma exibição dominante de Romário. Ele foi o vencedor da bola de ouro como o melhor jogador do torneio, e sua capacidade de finalizar como poucos o fez um dos melhores de sua geração.

Optou por ficar no Brasil no início de sua carreira, mas depois acabou indo para a Europa, onde jogou por diferentes clubes. É difícil conseguir um lugar no topo da lista de atacantes brasileiros, mas Romário está logo abaixo dos melhores.


8. Garrincha

A lenda de Garrincha vai muito além de ser apenas um jogador de futebol. Ele foi um dos primeiros afro-brasileiros a realmente se destacar no cenário nacional, abrindo portas para muitos outros jogadores posteriormente.

Garrincha começou sua carreira profissional na década de 1950, e jogou até o final dos anos 1960.

Durante seu tempo, ele foi o melhor driblador do mundo. Tornou-se uma figura proeminente no Brasil, e sua lenda apenas cresceu com o passar do tempo. Pelé recebe muita atenção nessa mesma época, mas antes de Pelé, Garrincha já era o destaque.


9. Roberto Carlos

Conhecido como um dos melhores batedores de falta que o futebol já viu, Roberto Carlos venceu em praticamente todos os níveis. Ele não apenas fez parte de uma equipe campeã da Copa do Mundo pelo Brasil, mas também ganhou três títulos da Liga dos Campeões.

As equipes frequentemente não tinham resposta para suas cobranças de falta, e ele era uma ameaça para marcar em situações onde outros jogadores não teriam chances.


10. Kaká

Embora tenha sido sólido em seu auge, Kaká pode ser um desses jogadores que acaba sendo um pouco subestimado. Um dia, ele foi considerado o melhor jogador do mundo, mas isso rapidamente foi ofuscado pela dominância de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo nos maiores palcos.

A temporada de 2007 foi, com certeza, uma das mais memoráveis para a estrela brasileira. Não só venceu o Ballon d’Or, mas seu time também conquistou a Liga dos Campeões, Supercopa e o Mundial de Clubes. Foi uma era forte para o AC Milan, e mais tarde em sua carreira, Kaká também ajudou a gerar grande reconhecimento nos Estados Unidos jogando pelo Orlando City.


11. Zico

Uma das maiores honras para qualquer jogador brasileiro é receber um elogio do próprio Pelé. Na visão da lenda brasileira, Zico é o único que consegue igualar seu estilo de jogo e produção.

Ele foi um dos principais jogadores das seleções que participaram das Copas do Mundo de 1978, 1982 e 1986. Um dos melhores atacantes de sua geração, Zico também se destacou como especialista em cobranças de falta, marcando muitos gols em sua carreira.


12. Cafu

É difícil para defensores ocuparem um lugar em uma lista como essa, mas Cafu foi uma estrela na seleção durante seu auge. Ele é o líder absoluto em número de jogos pela seleção, com 142, incluindo três finais consecutivas da Copa do Mundo entre 1994 e 2002.

No nível dos clubes, Cafu também foi um jogador muito sólido para suas equipes. Era um lateral-direito extremamente técnico que usou sua inteligência para se posicionar corretamente. Ele era um jogador estável, capaz de se deslocar para onde quisesse no campo.


13. Jairzinho

Um dos mais habilidosos ponteiros direitos na história do futebol é conhecido como Jairzinho no campo. Na Copa do Mundo de 1970, ele foi o artilheiro da seleção brasileira que trouxe o troféu para casa.

Sua versatilidade permitiu que jogasse em várias posições em seus clubes, mostrando que podia ter sucesso em diferentes funções por um bom tempo.

No nível dos clubes, foi uma verdadeira estrela pelo Botafogo, onde jogou por 15 anos. Ele encerrou sua carreira em clubes com 267 gols em 530 jogos, somados a 33 gols pela seleção brasileira.


14. Falcão

Durante a década de 1980, muitos dizem que Falcão foi um dos melhores do esporte. Ele foi o jogador de futebol mais bem pago da época e fez muito sucesso em casa, pelo Internacional, e na Europa, pela Roma.

Foi um pouco decepcionante estar na equipe da Copa do Mundo de 1982, que não venceu, e ele fez apenas 34 aparições pela seleção. Ainda assim, sua carreira é extremamente vitoriosa e ele é frequentemente citado como um dos jogadores mais populares da história do país.


15. Gerson

Gerson foi outro grande jogador daquela excelente equipe campeã da Copa do Mundo de 1970 pelo Brasil. A maioria das pessoas o considerava o cérebro do time naquela época. Como meio-campista, ele mantinha o controle da bola e movimentava as jogadas para colocar o Brasil na melhor posição.

Ele passou toda a sua carreira profissional nos clubes do Brasil, desempenhando papéis de destaque em cada equipe. Pode não receber o mesmo tipo de reconhecimento atualmente, mas todos sabiam o que ele trazia para o jogo em seu tempo.