O futebol é o esporte mais querido do mundo e, por incrível que pareça, sua popularidade continua a crescer. Ele é praticado em todos os países do planeta.
Enquanto para algumas pessoas o futebol é apenas um esporte ou um hobby, para outras é muito mais do que isso. Em alguns lugares, um jogo de futebol pode ser um grande evento que traz alegria eterna ou uma decepção amarga, dependendo do resultado.
Estas 15 cidades são conhecidas pela sua paixão pelo futebol e tudo que o envolve: a cor, a música, as multidões, as comemorações de gol e muito mais.
15. Lisboa
- Clubes: SL Benfica, Sporting CP
Lisboa, a capital de Portugal, é altamente apaixonada pelo futebol. Das três principais equipes do país, duas têm sua sede na cidade: SL Benfica e Sporting Clube de Portugal.
Seus estádios, Estádio José Alvalade (Sporting) e Estádio da Luz (SL Benfica), são paradas obrigatórias em Lisboa, e assistir a um jogo entre eles (chamado de Derby da Capital) é uma experiência emocionante.
Esses dois clubes já tiveram estrelas de classe mundial ao longo da história, como Eusébio, Paulo Futre, João Pinto, Simão Sabrosa, Luís Figo, Nani e, é claro, Cristiano Ronaldo.
O Benfica conquistou o título de liga em um recorde de 37 ocasiões, enquanto o Sporting Clube de Portugal tem 19 campeonatos. Outro time, o Belenenses, também joga em Lisboa e é considerado o “azarão” da cidade. O último título de liga do Belenenses foi em 1946.
14. Moscovo
- Clubes: FC Spartak Moscovo, CSKA Moscovo, FC Dynamo Moscovo, Lokomotiv Moscovo
O futebol é o esporte mais popular na Rússia, e isso é muito significativo, pois o país é regularmente excelente em outras disciplinas. Moscovo, em particular, ama o esporte, possuindo quatro dos clubes mais bem-sucedidos do país: FC Spartak Moscovo, PFC CSKA Moscovo, FC Dynamo Moscovo e Lokomotiv Moscovo.
Estes quatro clubes somam 49 campeonatos soviéticos e da liga russa, e o CSKA venceu a UEFA Cup/Liga Europa em 2005.
Há um quinto clube notável na cidade, o FC Torpedo Moscovo, que teve grande destaque na liga soviética, mas perdeu relevância nos tempos modernos. O Torpedo conquistou três títulos da Liga Soviética nas décadas de 60 e 70, mas atualmente está na segunda divisão do sistema russo.
13. Munique
- Clubes: Bayern de Munique, TSV 1860 Munique
A cidade abriga o clube mais bem-sucedido da Alemanha e um dos mais condecorados do mundo, o FC Bayern de Munique. Assistir aos jogos em casa é um espetáculo em si: os torcedores trazem suas bandeiras e entusiasmo, e os 90 minutos são repletos de cantos, cores e emoção.
Você também pode encontrar clubes históricos e românticos na cidade, como o TSV 1860 Munique, um dos fundadores da Bundesliga em 1963.
Munique recebeu jogos em duas Copas do Mundo da FIFA: a partida final da edição de 1974 foi disputada no Olympiastadion, e várias partidas do torneio de 2006, incluindo a semifinal entre Portugal e França, ocorreram na Allianz Arena.
12. Liverpool
- Clubes: Liverpool FC, Everton FC
Liverpool é o lar do Merseyside derby, um embate acirrado entre os clubes mais bem-sucedidos da região: Liverpool FC e Everton.
A rivalidade é intensificada pelo fato de que os estádios das duas equipes estão muito próximos. Eles estão separados por menos de um quilômetro e são visíveis um do outro através do Stanley Park. O Everton joga em Goodison Park e o Liverpool no majestoso Anfield.
O fato de que o Liverpool foi muito mais vitorioso em termos de troféus (64 contra 24 do Everton) não diminui a importância desse derby.
A cidade de Liverpool respira futebol. Na verdade, o hino dos Reds é conhecido mundialmente: “You’ll Never Walk Alone”.
11. Turim
- Clubes: Juventus FC, Torino FC
O futebol em Turim gira principalmente em torno de dois clubes. Um possui seguidores em todo o mundo e é um dos mais bem-sucedidos da Itália, a Juventus; e o outro tem uma base de fãs mais local, que é o Torino FC.
Ambas as equipes jogam o Derby della Mole, ou Derby de Turim, todo ano. Embora a Juventus tenha muito mais troféus, reconhecimento internacional e vitórias no derby (108 a 73), o Torino tem uma rica história e é melhor lembrado pela equipe Grande Torino da década de 1940, que foi a melhor da Itália na época e morreu no desastre aéreo de Superga.
O Stadio delle Alpi, que sediou jogos na Copa do Mundo FIFA de 1990, foi demolido. Agora, la Vecchia Signora joga no moderno Juventus Stadium, enquanto o Torino utiliza o Stadio Olimpico, conhecido por sediar partidas na Copa do Mundo FIFA de 1934.
10. Londres
- Clubes: Arsenal FC, Chelsea FC, Tottenham, Crystal Palace, West Ham, Fulham, QPR
O futebol no Reino Unido é colossal. Eles têm uma das melhores ligas do mundo e torcedores apaixonados por todo o país. Londres, a capital, abriga vários clubes importantes, entre eles o Arsenal, Chelsea, Tottenham Hotspur, Crystal Palace, West Ham United, Fulham e Queens Park Rangers.
A paixão pelo futebol em Londres é tão intensa que todas essas equipes, e dezenas de outras, têm grandes bases de fãs. O Arsenal é o que mais tem troféus, com 46, mas o Chelsea é o único que conseguiu vencer a Copa Europeia/Liga dos Campeões, com dois títulos.
Londres é vermelha, azul ou branca? Essa é uma pergunta que os torcedores discutem apaixonadamente a cada temporada.
9. Manchester
- Clubes: Manchester United, Manchester City
O time mais bem-sucedido do Reino Unido não está em Liverpool ou Londres, mas em Manchester, já que o United venceu 20 títulos de liga, 38 torneios nacionais e oito copas internacionais.
No entanto, desde que Sir Alex Ferguson deixou o United em 2013 (mesmo um ou dois anos antes disso), o Manchester City, a equipe com a qual os Diabos Vermelhos disputam o Manchester Derby, se tornou uma das elites da liga.
Manchester é definitivamente uma cidade do futebol, com duas das marcas mais reconhecíveis no mundo dos esportes hoje: United e City. Os melhores jogadores do planeta desejam vir a esta linda cidade para exibir seus talentos e representar um dos dois grandes clubes de Manchester.
8. Barcelona
- Clubes: FC Barcelona, RCD Espanyol
Barcelona não é apenas uma cidade deslumbrante, mas também uma cidade apaixonada por futebol. As crianças começam a jogar desde muito pequenas e, se forem boas, são recrutadas por instituições formativas ou até mesmo clubes profissionais, como o FC Barcelona ou o RCD Espanyol.
O FC Barcelona é uma marca global, com um notável alcance em todo o mundo. Jogadores de futebol de destaque estão associados a esta instituição, como Johan Cruyff, Ronald Koeman, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho, Carles Puyol, Gerard Piqué, Lionel Messi, Xavi, Andrés Iniesta, entre muitos outros.
O Espanyol é mais como o “irmão menor” de Barcelona, mas já conquistou quatro troféus da Copa do Rei e tem uma base de fãs muito leal. O Derbi Barceloní entre as duas equipes definitivamente vale a pena ser assistido.
7. São Paulo
- Clubes: Palmeiras, São Paulo FC, Corinthians, Santos FC
No Brasil, o futebol é muito mais do que um esporte: é uma religião. Entre os campeonatos estaduais, o Campeonato Brasileiro Série A, a Copa do Brasil e a Copa Libertadores, os torcedores podem ver futebol durante o ano todo.
São Paulo não é exceção. A cidade possui alguns dos melhores e mais vitoriosos clubes de todo o subcontinente: Palmeiras, São Paulo FC e Corinthians, com o Santos FC vindo de uma cidade próxima.
Entre essas quatro equipes, elas conquistaram nove Copas Libertadores e dezenas de campeonatos e copas nacionais. O Brasil é uma terra do futebol, e São Paulo está no coração de tudo.
6. Istambul
- Clubes: Galatasaray, Fenerbahçe, Beşiktaş
O futebol é imenso em Istambul, e a cidade é dominada pelos “Três Grandes”: Galatasaray, Fenerbahçe e Beşiktaş. Entre a Süper Lig turca, copas nacionais e outros campeonatos, eles têm 82, 75 e 65 troféus, respectivamente.
De 1984 até 2020, quando o İstanbul Başakşehir ganhou a liga, um desses três clubes venceu a Süper Lig, em um período de 36 anos.
Quase todas as estrelas turcas do passado, como Hakan Şükür, Hasan Şaş, Alpay Özalan, Emre Belözoğlu, entre muitos outros, estiveram associadas a um ou mais dos Três Grandes. Na verdade, um seleto grupo de jogadores, como Emre Aşık, Mehmet Topal e Burak Yılmaz, já jogou por todos os três clubes.
5. Cidade do México
- Clubes: Club América, Cruz Azul, Club Universidad Nacional
As pessoas na Cidade do México são loucas por futebol. Uma das maiores cidades do mundo, abriga três grandes times com milhões de seguidores em todo o país e no continente: Club América, Cruz Azul e Club Universidad Nacional (Pumas).
Além disso, a Cidade do México é o lar de um dos estádios mais majestosos do planeta: o Estádio Azteca, o único do mundo a sediar duas finais da Copa do Mundo, em 1970 e 1986. Na verdade, alguns dos momentos mais icônicos do esporte aconteceram em solo mexicano: Pelé e Diego Maradona levantando o mais cobiçado troféu com suas respectivas seleções.
America e Cruz Azul são as equipes mais vitoriosas de sua região: a primeira possui sete troféus da Liga dos Campeões da CONCACAF, e a segunda tem seis.
4. Rio de Janeiro
- Clubes: Botafogo, Vasco da Gama, Fluminense, Flamengo
Se o futebol é o esporte mais popular no Brasil, é tolice achar que ele não é uma grande questão em uma das maiores cidades do país, o Rio de Janeiro. O futebol é paixão, suor, sangue e lágrimas lá. É o café da manhã, o almoço e o jantar.
Quatro grandes clubes se destacam na cidade: Botafogo, Vasco da Gama e Fluminense conseguiram ter sucesso suficiente a nível nacional para serem considerados entre os melhores clubes do país. No entanto, o Flamengo é mais do que um clube.
O Rubro-Negro é o clube mais popular do país e um dos maiores do mundo. O time alcançou sucesso nacional e internacional, com duas Copas Libertadores e uma Copa Intercontinental.
O Fla-Flu, o derby entre Flamengo e Fluminense, é um verdadeiro espetáculo, com muito barulho, cânticos e cores nas arquibancadas. O Rio de Janeiro é definitivamente uma cidade obrigatória para os amantes do futebol.
3. Milão
- Clubes: AC Milan, Inter de Milão
Todo fã de futebol deve viajar para Milão pelo menos uma vez na vida. Quando o Derby della Madonnina entre AC Milan e Inter de Milão ocorre, a cidade inteira para. É um grande evento, e os tifosi celebram a vitória de seu time com uma paixão ímpar.
O AC Milan é um gigante que já conquistou 18 títulos de liga e muitos sucessos europeus e internacionais. O clube venceu sete Copas Europeias/Ligas dos Campeões e quatro Copas Intercontinentais/Copas do Mundo de Clubes da FIFA, entre muitos outros troféus.
O Inter de Milão, por outro lado, tem um título de liga a mais (19), mas menos troféus internacionais, embora sua contagem ainda seja impressionante: três Copas Europeias/Ligas dos Campeões e três Copas Intercontinentais/Copas do Mundo de Clubes da FIFA.
Alguns dos melhores jogadores da história do futebol já vestiram as camisas do AC Milan ou do Inter de Milão.
2. Madri
- Clubes: Real Madrid, Atlético de Madri, Rayo Vallecano, Getafe
Madri é a capital de um dos países mais apaixonados por futebol do mundo: a Espanha. Quatro equipes atualmente competem na La Liga, a divisão principal: Rayo Vallecano, Getafe, Atlético de Madri e Real Madrid.
Os últimos dois são pesos pesados no esporte. O Real é o clube de futebol mais popular do mundo, e o Atlético tem encontrado muito sucesso recentemente, tanto em nível nacional quanto internacional.
Na verdade, Madri é a única cidade que teve partidas de derby na Final da Liga dos Campeões da UEFA. Isso aconteceu duas vezes, em 2014 e 2016, ambas com vitórias do Real.
Entre os dois clubes, eles já conquistaram 45 campeonatos de liga, mas o Real possui um recorde de 13 Copas Europeias/Ligas dos Campeões, em comparação com as duas do Atlético.
1. Buenos Aires
- Clubes: Boca Juniors, River Plate
A melhor cidade do mundo para o futebol é Buenos Aires. Quem diz o contrário nunca esteve lá para testemunhar El Superclásico entre Boca Juniors e River Plate. Esse jogo foi considerado uma das “50 coisas esportivas que você deve fazer antes de morrer” pelo The Observer.
É um embate altamente contestado com muitas repercussões morais e sociais para o vencedor e o perdedor. Nenhuma outra cidade no planeta vive, respira e sente futebol como os habitantes de Buenos Aires e os torcedores desses dois lados.
Boca e River, dois dos times mais populares do continente e do mundo, conquistaram 10 Copas Libertadores e quatro Copas Intercontinentais entre eles, além de incontáveis campeonatos nacionais.
Mas o futebol em Buenos Aires vai muito além de Boca e River. Sim, eles são de longe as duas maiores equipes, mas dezenas de outros times vivem na cidade: Vélez Sarsfield, Argentinos Juniors, San Lorenzo de Almagro, Huracán e muitos outros.
Uma pessoa não pode se considerar um fã de futebol e não visitar Buenos Aires.