Para jogar futebol em alto nível, muitos jovens jogadores se dirigem a academias de futebol ao redor do mundo. Essa é a melhor forma de receber treinamento de alta qualidade, aprender a jogar profissionalmente da maneira certa e ser preparado para o sucesso geral.
Nem todos os jogadores conseguem se tornar profissionais verdadeiros após passarem pela academia de futebol, mas essas 15 fazem um excelente trabalho em oferecer a melhor chance possível para todos. Estas são as melhores academias de futebol do mundo, e é provável que alguns dos próximos grandes jogadores estejam sendo treinados lá agora.
1. Academia do FC Barcelona
Jogadores da Academia: Lionel Messi, Andres Iniesta, Xavi, Carles Puyol
Uma geração de estrelas atuais, liderada por Lionel Messi, agradece a Academia do FC Barcelona por ter contribuído para que se tornassem grandes jogadores. A academia, pertencente ao FC Barcelona, formou muitos jogadores de destaque, e quase todos passaram tempo significativo no clube principal.
Embora muitas academias recrutem em todo o mundo, o FC Barcelona se destaca por ir a qualquer lugar em busca de jovens promissores. Eles entendem o quanto o talento local pode influenciar partidas apertadas, já que alguns jogadores literalmente cresceram jogando juntos neste sistema.
2. Manchester United
Jogadores da Academia: Marcus Rashford, Paul Pogba, Ryan Giggs, Mason Greenwood
A maioria das pessoas concorda que o Manchester United possui a melhor academia de futebol da Premier League inglesa. Isso é um dos grandes motivos para que eles tenham alcançado tanto sucesso com talentos formados na base.
Um jogador excepcional aparece a cada alguns anos, e a criação de estrelas tem se mostrado extremamente benéfica.
3. Ajax
Jogadores da Academia: Frankie De Jong, Matthijs De Ligt, Christian Eriksen, Kasper Dolberg
O Ajax faz um trabalho excepcional em tirar o máximo de proveito do talento que traz para os seus treinadores de formação. Isso lhes permite competir com equipes ao redor do mundo, mesmo quando estão em uma liga nacional que não é considerada de topo.
A academia produz muitos jogadores extremamente táticos, o que realmente ajuda quando outras equipes, ao redor do mundo, compram seus contratos. A transição para o jogo profissional costuma ser rápida.
4. Real Madrid
Jogadores da Academia: Iker Casillas, Alvaro Morata, Marcos Llorente
Assim como existe uma rivalidade entre Barcelona e Real Madrid no nível profissional, eles também competem para conseguir os melhores jovens talentos. No passado, o Real Madrid não produzia muitos jogadores formados na base, mas isso mudou significativamente nos últimos anos.
Florențino Pérez é uma grande razão para essa mudança, e alguns jogadores de destaque conseguiram brilhar tanto pelo Los Blancos quanto em outros clubes de elite. Enquanto continuarem a investir, atrairão muitos jogadores da Espanha e de diversas partes do mundo.
5. Bayern Munich
Jogadores da Academia: Thomas Müller, Phillip Lahm, Bastian Schweinsteiger, David Alaba
O FC Bayern Munich é conhecido por gastar muito dinheiro em talentos de alto nível, mas também investiu bastante para criar uma academia de futebol de classe mundial.
De fato, seus talentos formados na base ajudaram a torná-los uma potência perene em toda a Europa. Eles aceitam cerca de 200 jovens jogadores de cada vez e investem milhões de dólares anualmente para manter a academia.
A academia faz todo o possível para formar contribuintes significativos no futuro, e o investimento tem rendido frutos. Alguns dos principais jogadores atualmente são graduados do programa, e a academia é conhecida por ter uma classe emergente bastante forte.
6. Boca Juniors
Jogadores da Academia: Diego Maradona, Carlos Tevez
No passado, Diego Maradona se tornou o rosto do Boca Juniors. Ele colocou o clube no mapa, mas desde então, eles têm formado jovens talentos através de sua academia de futebol também.
Muitos dos grandes jogadores da Argentina passaram pela academia, tornando-se sensações mundiais no campo. Atualmente, jogadores como Carlos Tevez continuam a falar muito bem da academia e de como ela ajudou a moldar o tipo de jogador que se tornaram.
7. Sporting Lisboa
Jogadores da Academia: Cristiano Ronaldo, Luis Nani, Luis Figo, Ricardo Quaresma
O nome que é sinônimo da academia do Sporting Lisboa é Cristiano Ronaldo. Embora ele receba todos os holofotes, a academia também formou vários outros jogadores que seguiram carreiras brilhantes no esporte.
É uma opção bem conhecida em Portugal e isso certamente ajuda a fortalecer a seleção nacional. Mesmo que equipes mais ricas frequentemente venham e levem seus grandes astros, o treinamento inicial acontece aqui.
8. River Plate
Jogadores da Academia: Erik Lamela, Javier Mascherano, Alfredo Di Stefano
Assim como existe uma rivalidade entre Boca Juniors e River Plate no nível profissional, eles também competem entre si para atrair os melhores talentos na Argentina. Há tempos, jogadores que se destacam costumam se mudar para a Europa, onde há mais dinheiro.
No entanto, alguns jogadores decidem ficar no River Plate, e muitos deles contribuíram para a seleção argentina. A academia mantém um funcionamento eficaz ensinando os fundamentos desde cedo.
9. Lyon FC
Jogadores da Academia: Alexandre Lacazette, Loic Remy, Hatem Ben Arfa, Nabil Fekir
O sucesso do Lyon em altíssimos níveis não tem sido tão grande quanto gostariam, mas eles possuem uma das melhores academias do mundo para desenvolvimento de jovens jogadores.
Alguns dos melhores atletas da história recente da França passaram por suas fileiras, e uma abordagem disciplinada ao treinamento realmente compensa. A seleção francesa, em particular, é muito grata pelo impacto que o Lyon teve nas últimas competições internacionais.
10. São Paulo
Jogadores da Academia: Eder Militao, Kaka, Lucas Moura, Oscar
Com tantos jogadores incríveis de futebol provenientes do Brasil, não é surpresa que existam, no mínimo, algumas academias dignas de consideração. A Academia do São Paulo é, sem dúvida, uma das melhores, com estrelas recentes como Kaka e Eder Militao sendo apenas dois dos muitos graduados de sucesso.
Jogadores de todas as partes do Brasil vêm para treinar na academia. Eles garantem que tudo esteja coberto para os jogadores, de modo que mesmo aqueles de origens humildes tenham cada chance possível de ter sucesso em alto nível.
11. Santos
Jogadores da Academia: Neymar, Rodrygo, Emerson, Felipe Anderson
Embora a Academia do São Paulo possa estar ligeiramente à frente no ranking atualmente, o Santos tem seus próprios jogadores estrelados. Seu aluno mais renomado foi Pelé, mas Neymar e Robinho também começaram na academia.
Sempre houve um forte foco na educação na academia, o que é ótimo para quem não consegue uma carreira no futebol. O Santos continua sendo um dos melhores times do Brasil, em grande parte devido ao seu programa de treinamento na academia.
12. FK Partizan Belgrado
Jogadores da Academia: Stevan Jovetic, Stefan Savic, Dusan Vlahovic
O futebol sérvio tem se apoiado bastante nessa academia, que cresceu significativamente ao longo das décadas. Para uma academia localizada em uma região não tradicional do futebol, eles têm obtido graduados bastante impressionantes nos últimos anos.
Há um grande foco em desenvolver as melhores habilidades possíveis para formar jogadores bem refinados. A disciplina em campo é importante para conseguir jogar e se ajustar a qualquer sistema. A seleção sérvia normalmente conta com vários jogadores graduados dessa academia em seu elenco.
13. West Ham United FC
Jogadores da Academia: Frank Lampard, Michael Carrick, Joe Cole, Declan Rice
Os altos e baixos do West Ham na elite do futebol foram bem documentados nos últimos anos. Eles não estão constantemente disputando títulos da EPL, mas têm uma das melhores academias na produção de jogadores.
Nomes muito conhecidos do futebol inglês passaram por suas fileiras, incluindo Frank Lampard, Michael Carrick e Joe Cole. Jogadores muito bons tornaram-se caros demais para o West Ham segurar, mas o restante do futebol europeu tira proveito da situação quando pode.
14. Anderlecht
Jogadores da Academia: Romelu Lukaku, Youri Tielemans
Essa academia de futebol belga parece ter um grande foco na defesa, mais do que em qualquer outra coisa. Pelo menos, essa é a impressão ao analisar alguns dos melhores jogadores que saíram da academia.
Os jogadores belgas encontraram sucesso nas principais ligas ao redor do mundo, e a seleção nacional é um adversário que ninguém gosta de enfrentar.
15. Southampton FC
Jogadores da Academia: Gareth Bale, Theo Walcott, Luke Shaw
Assim como o West Ham, o Southampton não conseguiu fazer muito no topo da EPL. No entanto, sua academia fala por si ao olharmos para alguns dos jogadores que passaram por lá. Gareth Bale é o maior nome mais recente, mas Theo Walcott e Luke Shaw também foram alunos do Southampton.
Eles continuam investindo milhões de libras em instalações de treinamento para se manterem competitivos em relação a praticamente qualquer outro local do mundo. Isso tem se mostrado vantajoso quando certos jogadores permanecem fiéis ao clube, algo sempre agradável de ver para uma equipe tão focada na juventude.
Por que as Academias de Futebol são Importantes
O futebol pode parecer um jogo simples à primeira vista, mas cada jogador em campo deve trabalhar coletivamente para realmente se destacar. Não é tudo sobre ter os jogadores mais rápidos ou os mais fortes. É aí que entram as habilidades e táticas aprendidas nas academias de futebol.
Equipes que investem em academias de futebol têm colhido grandes sucessos anos depois. É virtualmente impossível para um clube ter êxito sem os recursos necessários para cuidar da próxima geração. A competição entre as melhores academias do mundo é feroz e continua a ser uma corrida em direção ao topo.