O futebol feminino continua a se expandir rapidamente ao redor do mundo. Nos últimos anos, mais países têm se tornado competitivos em alto nível, e meninas estão cada vez mais se interessando pelo esporte, sabendo que têm a chance de se tornarem profissionais se se esforçarem.
Isso significa que a lista das 15 melhores jogadoras de futebol de todos os tempos pode parecer um pouco diferente dentro de uma ou duas décadas. As melhores não serão esquecidas, mas novas jogadoras também serão reconhecidas. Por enquanto, aqui estão as 15 melhores jogadoras que o esporte já viu.
15. Megan Rapinoe
Um ano atrás, não haveria como Megan Rapinoe estar nesta lista. No entanto, ela teve um ano excepcional em 2019, sendo eleita a jogadora feminina do ano pela FIFA.
Ela está na casa dos 30 anos, então parece que seus melhores dias já ficaram para trás, mas ela pode ainda adicionar conquistas ao seu currículo antes que tudo termine. Atualmente, ela se tornou o rosto da seleção feminina e seu ativismo a transformou em uma estrela em muitos aspectos.
14. Lotta Schelin
Não há jogadora da Suécia com credenciais tão impressionantes quanto Lotta Schelin. Ela marcou 88 gols pela seleção e quase conquistou uma vitória surpreendente nas Olimpíadas de 2016, chegando à final.
A Suécia teve dificuldade em competir com algumas das melhores seleções, mas ela teve sucesso a nível de clubes, o que garantiu sua presença nesta lista. Nada mal para uma jogadora que foi avisada no início da carreira que uma condição na coluna não lhe permitiria jogar futebol em alto nível.
13. Alex Morgan
Mesmo que a Copa do Mundo de 2019 não tenha sido tão dominante para Alex Morgan quanto ela gostaria, os Estados Unidos conquistaram o título. Na verdade, o time não precisou dela brilhando, pois havia muitas jogadoras talentosas e conseguiram avançar com tranquilidade no torneio.
O que é preocupante é que Morgan é a primeira jogadora nesta lista que ainda tem muito tempo para adicionar conquistas ao seu currículo. Ela recentemente deu à luz sua primeira filha, mas está completamente pronta para voltar e jogar em alto nível.
Se conseguir vencer mais alguns campeonatos importantes, não há razão para que ela não esteja entre as dez melhores, e possivelmente até entre as cinco melhores.
12. Hope Solo
Talentosa e polêmica, Hope Solo foi a goleira da seleção dos Estados Unidos por quase uma década. Ela tem o maior número de partidas sem sofrer gols na história da seleção feminina dos EUA, e suas duas medalhas de ouro e um título da Copa do Mundo falam por si só.
Embora tenha se envolvido em algumas controvérsias fora de campo que às vezes ofuscam suas conquistas, ela está na discussão para ser considerada uma das maiores goleiras de todos os tempos.
11. Cristiane
Marta recebeu a maior parte da atenção pelo Brasil nas últimas duas décadas, mas Cristiane também teve uma carreira incrível. Ela ainda está jogando atualmente, mas durante seu auge, foi uma das melhores do mundo.
O Brasil foi vice-campeão tanto na Copa do Mundo quanto nas Olimpíadas, o que pode ser o único ponto negativo de sua carreira. Se tivesse conseguido vencer pelo menos um desses títulos importantes, poderia estar entre as dez melhores.
Ela é a maior artilheira na história das Olimpíadas e demonstrou ser uma jogadora muito durável. Sua carreira pode estar chegando ao fim, mas demorará muito tempo para que as pessoas esqueçam seu desempenho em campo.
10. Ada Hegerberg
A estrela norueguesa do futebol Ada Hegerberg é uma das jogadoras mais talentosas que jáaram no futebol. No entanto, ela é conhecida não apenas por ser uma das melhores do mundo, mas também por ser uma das mais populares entre fãs e companheiras de equipe.
Ela fez história ao receber a primeira edição do prêmio Ballon d’Or feminino em 2018, o que foi importante não apenas para Ada, mas para o futebol feminino como um todo.
Ada Hegerberg já é uma jogadora de classe mundial que ficará na história como uma das melhores de todos os tempos, mas, em alguns anos, saria considerada a melhor de todos os tempos?
9. Nadine Angerer
A primeira goleira a aparecer nesta lista é a alemã Nadine Angerer, e é difícil discordar desta inclusão. Ela foi duas vezes jogadora do ano da FIFA e foi a base de uma defesa que ajudou a ganhar dois títulos de Copa do Mundo.
Teve que esperar sua vez atrás de Silke Rottenberg, mas depois mostrou que era uma opção ainda melhor. Fez seu nome internacionalmente e levou seus times a muitos sucessos.
8. Carli Lloyd
Ainda não é hora de contar a história completa, mas Carli Lloyd já é uma jogadora top 10 mesmo que nunca mais jogue. Ela foi dominante a nível internacional por muito tempo antes de sua performance em 2015, quando levou os Estados Unidos a um título da Copa do Mundo.
Ela desempenha hoje um papel mais de mentora na seleção, mas ainda tem algo a oferecer em momentos estratégicos.
7. Sun Wen
É impossível falar sobre o futebol feminino na China sem mencionar Sun Wen. Ela foi verdadeiramente dominante durante seu auge, mostrando ser talvez a melhor jogadora do mundo em 1999, quando conquistou a Bola de Ouro e a Chuteira de Ouro na Copa do Mundo.
Hoje, ela é um pouco esquecida, mas a verdade é que foi eleita a Jogadora do Século da FIFA ao encerrar a temporada de 2000.
6. Christine Sinclair
Converse com qualquer fã de futebol no Canadá, e Sinclair deverá estar perto do topo de sua lista. Ela tinha credenciais para ser uma estrela em qualquer equipe, e dominou em todos os níveis.
O Canadá não teve muito sucesso internacional, mas dois títulos da WPS e dois títulos da NWSL a colocaram na lista das maiores jogadoras de clubes da memória recente.
5. Abby Wambach
A versátil atacante Abby Wambach está em uma lista das maiores jogadoras de todos os tempos, mesmo que tenha vencido apenas um prêmio de Jogadora do Ano. Ela conseguiu muito em termos de sucesso com a equipe e ainda é a única jogadora que pode desafiar Mia Hamm como a melhor dos EUA.
Ela fez um dos gols mais memoráveis da história do futebol, marcando de cabeça no último minuto das finais olímpicas de 2004, garantindo a medalha de ouro para os EUA. Ela também foi fundamental para iniciar uma nova fase de domínio da seleção feminina na Copa do Mundo, conquistando o título em 2015.
4. Birgit Prinz
Prinz é uma das razões pelas quais a Alemanha se tornou uma equipe dominante no nível da Copa do Mundo. Ela ajudou a conquistar dois títulos da Copa do Mundo, e seu sucesso individual rendeu a ela três prêmios de Jogadora do Ano.
Com 410 gols marcados entre competições internacionais e em clubes, Prinz é indiscutivelmente a melhor jogadora do futebol feminino alemão. O país ainda busca recuperar sua relevância internacional.
3. Homare Sawa
Aparecendo em cena no início dos anos 1990, Sawa rapidamente se tornou o rosto do futebol feminino japonês. Ela se tornou uma heroína nacional ao conquistar o título da Copa do Mundo pelo seu país. Ao todo, ela participou de seis Copas do Mundo e quatro Olimpíadas.
Foi quase sempre a jogadora a ser procurada no ataque, transformando o Japão em uma ameaça legítima.
2. Mia Hamm
Se alguém pode fazer um argumento para ser considerada a número um, além de Marta, é Mia Hamm. Embora tenha vencido apenas dois prêmios de Jogadora do Ano da FIFA, ela conseguiu muito mais sucesso em equipe.
Ela conquistou duas Copas do Mundo com os Estados Unidos, além de uma medalha de ouro olímpica. Ganhou também quatro títulos nacionais na faculdade e ajudou a abrir o caminho para a Liga de Futebol Feminino Profissional.
1. Marta
A estrela da seleção brasileira possui seis prêmios de Jogadora do Ano da FIFA em seu currículo. Embora nunca tenha conseguido vencer um grande campeonato com seu país, seu talento individual é impossível de ser ignorado.
Ela consegue marcar gol de maneiras criativas, abrir espaços para outras jogadoras, driblar como poucas e se tornou uma força imparável de diversas formas. Isso a torna a melhor jogadora que o futebol já viu.