A rica trajetória do futebol resultou em muitas histórias interessantes ao longo dos anos. Diversas pessoas tentaram criar documentários sobre jogadores individuais e times, mas poucos se destacaram como realmente imperdíveis.
Os 14 documentários a seguir são alguns dos melhores para assistir, independentemente dos times que alguém costuma apoiar. Eles contam histórias envolventes de maneiras cativantes, atraindo a atenção do espectador.
1. Zidane: Um Retrato do Século XXI
A história de Zinadine Zidane ainda não acabou, mas seus dias em campo já ficaram para trás. Em 2006, foi produzido um documentário que abrange apenas uma partida de sua carreira.
Nessa partida, Zidane jogou pelo Real Madrid, e 17 câmeras registraram cada movimento seu. Este é um tipo de documentário diferente, elogiado por sua originalidade e por trazer algo novo.
O New York Cosmos, em um certo momento, parecia ser a grande sensação do esporte. Contava com jogadores mundialmente famosos, ajudava a popularizar o futebol e estava pronto para enfrentar qualquer time.
Infelizmente, a equipe se desfez com a mesma rapidez com que se tornou forte. Devido a problemas financeiros, o time não dominou a América do Norte como esperavam. Haveria de passar um tempo antes que o futebol tivesse uma chance legítima novamente, mas este documentário mostra o que poderiam ter alcançado na cidade de Nova York.
3. Hillsborough
A maioria dos torcedores de futebol já ouviu falar do dia em que 96 torcedores do Liverpool perderam a vida nas arquibancadas de Leppings Lane, mas pode não conhecer toda a história. Um dos melhores relatos sobre isso está nesse documentário da ESPN, que captura as emoções brutais daquele dia.
A quantidade de pessoas entrevistadas para o documentário é notável, ajudando a reviver um dos dias mais trágicos da história do esporte. É feito de maneira sensível e continua impactando muitas pessoas até hoje.
4. Sunderland ‘Til I Die
Foi uma queda dura quando o Sunderland foi rebaixado após uma temporada desastrosa em 2017. A Netflix acompanhou a campanha seguinte enquanto tentavam voltar para a Premier League.
Infelizmente, as câmeras capturaram um clube de futebol que enfrentava enormes dificuldades. O clube não atendeu às expectativas, o que pesou sobre todos os torcedores do nordeste da cidade. Eles fizeram um ótimo trabalho com este documentário, que é uma ótima pedida para quem acompanha a Premier League.
5. Pelada
Algumas pessoas acreditam que este é o melhor documentário de futebol de todos os tempos. Acompanhamos dois ex-jogadores de futebol universitário que não conseguiram se tornar profissionais. Eles fazem de tudo para continuar jogando, viajando pelo mundo e conhecendo diferentes tipos de pessoas.
Após assistir ao documentário, muitos ficam motivados a voltar a jogar, mesmo que não sejam os jogadores profissionais que desejavam se tornar. Eles perseguem o que verdadeiramente amam.
6. All or Nothing: Manchester City
Na temporada 2017-2018, o Manchester City se destacou como o melhor time da Inglaterra. Este documentário oferece uma perspectiva única sobre esse nível de sucesso, permitindo que os espectadores revivam aquele ano notável.
É muitas vezes difícil ter acesso a várias facetas de um clube da Premier League. Esta foi a primeira vez que as pessoas puderam ver uma visão tão aberta, e o City teve uma temporada perfeita para isso.
7. George Best: All By Himself
A vida de George Best é perfeita para um documentário. Muitas tentativas de retratá-lo foram feitas, mas este filme se destaca. Ele foi um dos melhores jogadores da história, mas sua luta contra o alcoolismo marcaram sua trajetória.
Para muitos torcedores do Manchester United, ele continua sendo um dos maiores de todos os tempos. Mesmo após mais de 15 anos de sua morte, o norte-irlandês ainda é muito reconhecido. Mergulhar em sua vida é um trabalho notável que a ESPN fez de forma excepcional.
8. Next Goal Wins
Não há nada como tentar levar um time desfavorecido ao topo do futebol mundial. Isso aconteceu na tentativa do American Samoa de se classificar para a Copa do Mundo de 2014.
Este documentário retrata os altos e baixos dessa jornada. Ninguém sabia ao certo o que esperar e, embora não tenham conseguido, é interessante ver como poucos recursos tinham. Em vez de focar nas equipes que têm muito, é intrigante observar aquelas que têm pouco.
9. Take The Ball, Pass The Ball
Um dos times mais admirados recentemente foi a equipe do Barcelona sob o comando de Pep Guardiola. Eles mostraram que poderiam dominar como poucos, mas com um estilo difícil de igualar.
O que os torna tão especiais é que eles tinham habilidade e maestria para mover a bola de uma forma que tornava quase impossível detê-los. Este documentário oferece uma visão mais perto de uma equipe dominante, incluindo alguns dos maiores jogadores da história, como Lionel Messi.
10. Graham Taylor: Um Trabalho Impossível
Ser o treinador da seleção da Inglaterra pode ser uma das tarefas mais difíceis do esporte. A pressão para ter sucesso é enorme e, ao não atender às expectativas, a pessoa é rapidamente criticada.
Em 1982, este documentário foi produzido acompanhando Graham Taylor e sua equipe. Os espectadores têm a chance de ver reuniões com jogadores, interações com a imprensa e mais. É um documentário tão ótimo que inspirou um dos melhores filmes de futebol de todos os tempos: Mike Bassett: English Manager.
11. Diego Maradona
Com a morte do ícone argentino Diego Maradona, é hora de refletir sobre alguns dos documentários mais impactantes a respeito do astro. Produzido pela HBO em 2019, Diego Maradona pode ser considerado um dos melhores.
A HBO conseguiu reunir muitas imagens inéditas que fascinam o público. É uma oportunidade de ver sua genialidade no campo, além de questões pessoais, como as drogas e a relação com gangues em sua vida.
Quem deseja conhecer a fundo um dos verdadeiros superstars do futebol deve conferir este documentário antes de qualquer outro que leve seu nome.
12. The Referees
É fácil criticar os árbitros em todos os níveis do futebol. Eles são os responsáveis pelas decisões polêmicas e muitas vezes acabam sendo o alvo de descontentamento.
Entretanto, esse documentário é muito mais do que isso, pois acompanha Martin Hansson, um árbitro que chegou à Copa do Mundo de 2010. Coincidentemente, foi Hansson quem decidiu sobre a famosa mão de Thierry Henry. É um documentário extraordinário e diferente dos demais sobre futebol.
13. Becoming Zlatan
Atualmente, não existe jogador mais intrigante do que Zlatan Ibrahimovic. O sueco ainda está em atividade, mas este documentário, disponível na Netflix, analisa seus primeiros dias no futebol.
Como muitos superstars, ele não veio de um cenário fácil. Filho de imigrantes, teve que se esforçar muito para se tornar a estrela que é hoje. Conhecer o lado mais pessoal desse superstar é uma experiência que vale a pena conferir.
14. Istanbul United
Os três maiores clubes de futebol de Istambul possuem uma rivalidade intensa. Isso acontece há anos e tem se intensificado nos últimos tempos. Com a instabilidade política na Turquia, a situação não parece melhorar.
Este documentário analisa os altos e baixos de ser torcedor dos três times, oferecendo um olhar interessante para quem não conhece a profunda paixão dos fãs turcos por suas equipes.