O esporte mais popular do mundo tem várias marcas produzindo produtos de qualidade para as pessoas usarem durante as partidas. Embora o equipamento de futebol seja básico, é necessário que um fabricante se concentre em roupas, calçados, bolas e muito mais. Entre os diversos fabricantes, essas 11 marcas se destacam das demais.
Algumas dessas empresas têm um orçamento maior para correr riscos, mas todas as 11 marcas têm fãs fiéis. Novas empresas estão entrando no mercado de todos os lugares, dispostas a tentar conquistar até mesmo uma pequena fatia do mercado. As coisas podem mudar rapidamente para marcas específicas, mas estas são as principais escolhas atualmente.
1. Nike
Independentemente do esporte em questão, a Nike sempre estará entre os melhores. Eles têm recursos para contratar jogadores e equipes de destaque, além de investirem bastante em pesquisa para garantir que estão na vanguarda da tecnologia.
O marketing desempenha um papel importante na Nike, mas eles levaram um tempo para entrar no mundo do futebol. Hoje, têm atletas como Cristiano Ronaldo associados à sua marca, e equipes como Barcelona e Chelsea usam seu logotipo em suas camisetas.
As bolas da Nike recebem ótimas avaliações, e muitos dos tênis usados pelos melhores atletas são vendidos muito bem devido ao marketing e ao desempenho. Quer sejam suas opções Total 90 ou Mercurial, alguns dos sapatos mais comuns em todos os preços têm um swoosh na lateral.
Alguns puristas do futebol não são tão fãs da Nike, e essa é uma das razões pelas quais eles não dominam o mercado como fazem em outros esportes. Eles ainda estão no topo, mas há partes do mundo onde as pessoas encontram muito pouco da Nike.
Aqui estão as bolas e os tênis que eu recomendo da Nike:
2. Adidas
Com uma história que remonta à Alemanha, a Adidas sempre teve um carinho especial pelo futebol. Eles começaram cedo com o esporte e ainda mantêm o que muitos acreditam ser a liderança nas disputas de marca nesse setor.
Para começar, a Adidas produz uma das bolas de futebol mais respeitadas do jogo. Muitas ligas utilizam bolas com a marca Adidas, e elas também são as bolas oficiais da Copa do Mundo. Seus principais modelos têm um voo consistente, duram bastante e se destacam pela aparência.
As roupas e os calçados também são um grande trunfo para a marca. Eles têm alguns dos principais clubes e seleções do mundo, incluindo Real Madrid e Manchester United. Além disso, contar com um dos melhores jogadores de todos os tempos, Lionel Messi, como patrocinado individual ajuda bastante.
No que se refere a calçados, a Adidas continua a se sobressair com diversas opções bem recebidas. Desde os clássicos sapatos de futebol, que agora são usados como calçados casuais, até tecnologias avançadas, tudo se destaca. Eles também tentaram introduzir tênis sem cadarços, mas isso não explodiu em popularidade como esperavam.
A Nike parece ter mais notoriedade, mas a Adidas pode ser a verdadeira rainha do mundo do futebol. Eles geram uma enorme receita anual de uma base de fãs internacional, e a vida dos três listras parece estar mais em casa nos campos de futebol. Ser uma empresa europeia desde o início, e não algo que começou nos Estados Unidos, também ajuda.
Veja quais tênis e bolas eu recomendo da Adidas.
3. Puma
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Puma foi criada como uma empresa rival da Adidas. Essa rivalidade surgiu de um conflito entre irmãos, e embora a Puma ainda seja vista como a “irmã mais nova”, eles encontraram um ótimo nicho. Muitos a consideram a melhor marca de futebol fora das duas gigantes mencionadas acima.
Assim como a Adidas, suas raízes alemãs ajudam quando se trata de futebol. Eles têm uma forte base de fãs, não só no nível juvenil, mas entre profissionais também. Conseguiram atrair grandes nomes para contratos individuais e patrocínios com equipes como Borussia Dortmund e Milan, o que facilita sua visibilidade.
Os tênis da Puma sempre tiveram uma forte aceitação, pois as pessoas realmente se identificam com modelos específicos e nunca olham para trás. Eles focaram em criar uma linha acessível de roupas e calçados, o que também ajuda. Embora tenham opções de alta tecnologia que competem com as melhores do mercado, suas roupas são extremamente bem recebidas também.
A empresa não mostra sinais de querer desaparecer tão cedo e se consolidou como uma marca tradicional nesse setor. Não se surpreenda se eles continuarem por muito tempo, trazendo alguns jogadores de destaque ocasionalmente.
4. Under Armour
Under Armour é o verdadeiro novato no esporte do futebol. Embora ainda não tenha se tornado um grande player nesse mercado, eles conseguiram algum espaço com profissionais menores e times. O foco deles tem sido principalmente em roupas, enquanto ainda desenvolvem calçados, equipamentos esportivos e mais para o futebol.
Inicialmente parecia que eles estavam a caminho de se tornar grandes, mas algumas dificuldades financeiras amainaram suas expectativas. Eles ainda merecem um lugar nessa lista como uma empresa que pode causar impacto, mas parece que seu foco está em outros esportes, tentando se estabelecer como uma opção de maior destaque.
O futebol é um esporte com uma rica história, e isso torna difícil para novas marcas simplesmente entrarem e terem sucesso. Eles têm direcionado muitos esforços de marketing para crianças mais novas enquanto tentam crescer, mas pode levar algumas décadas até que se tornem uma opção para jogadores mais sérios.
5. Umbro
A popularidade das marcas varia, mas a Umbro permaneceu ativa apesar de algumas dificuldades financeiras. Era uma marca bastante forte nos anos 1990 e início dos anos 2000, mas em 2007 enfrentou dificuldades. A Nike a comprou e, cinco anos depois, a vendeu para o Iconic Brand Group. Desde então, a Umbro teve um pequeno ressurgimento.
O que parece ser um grande atrativo da Umbro é que é uma empresa mais local, com raízes profundas no futebol, mas conseguiu ganhar espaço o suficiente para ser uma marca reconhecida. Eles não se focam em muitos esportes, e as pessoas gostam desse aspecto. Para muitos jogadores, é importante ter uma marca que pense nos jogadores de futebol acima de tudo.
6. Diadora
Essa não será a única marca italiana a aparecer nesta lista, mas muitos consideram a Diadora a melhor no momento. Ela se tornou uma empresa de futebol significativa, patrocinando grandes clubes como AS Roma e Napoli. Eles também firmaram contratos de patrocínio com a seleção escocesa e outros clubes profissionais.
A Diadora se concentra em não se tornar gigante, mas em se manter competitiva em seu nicho. Há algo a dizer sobre uma empresa menor que seleciona onde pode começar a conquistar apoio. Além disso, eles fabricam uma linha de produtos úteis para o futebol, além de roupas, o que a torna uma marca diversificada e confiável para muitos consumidores.
Outro ponto favorável para a Diadora é que seus produtos também têm um bom visual fora do campo. Algumas pessoas incorporam o estilo Diadora no dia a dia e depois vestem a marca ao jogar.
7. New Balance
Talvez as pessoas conheçam a empresa por seus populares tênis de futebol, mas eles têm vários outros produtos que os jogadores utilizam. Com sede em Boston, eles conseguiram entrar em uniformes de equipe e outras peças de vestuário que agradam bastante. Sempre se saem bem no que diz respeito aos tênis, mas sua crescente popularidade em bolas e roupas não pode ser ignorada.
Se as pessoas estão percebendo um padrão, marcas com raízes profundas no futebol podem sobreviver devido à popularidade do esporte. A New Balance não se afastou de seus objetivos desde o início, e isso ajudou a mantê-los relevantes. Eles nunca tentaram ser mais do que são, que é uma marca secundária confiável com uma das bases de fãs mais leais que existem.
8. Mizuno
Nenhuma empresa na Ásia tem uma dominância maior no mercado de futebol do que a Mizuno. Desde roupas esportivas a equipamentos, a Mizuno atua em diversos esportes e fez progressos notáveis no futebol, se tornando um jogador importante.
O foco deles parece estar em conseguir alguns jogadores individuais, já que trabalharam com Fernando Torres e Rivaldo entre outros. Eles têm um histórico forte de produção de produtos confiáveis que são bem elaborados e duráveis. Mesmo com algumas linhas de roupas e sapatos mais acessíveis, a Mizuno é elogiada por oferecer produtos que não se desgastam rapidamente.
Eles sempre enfrentam uma batalha difícil contra outras marcas internacionalmente, mas o mercado asiático tem se mostrado receptivo à Mizuno. Seu estilo diferenciado, que traz mais detalhes em seus produtos, é uma mudança bem-vinda para muitos.
9. Lotto
A Lotto está presente no mercado de futebol há bastante tempo, e embora não tenha tantos patrocínios quanto costumava, ainda é uma das marcas mais respeitadas. Sua logo simples, várias roupas e tênis de qualidade, além de uma boa reputação por vestir alguns clubes e seleções nacionais.
Um fator que segurou a Lotto em alguns aspectos é que não parece muito focada em crescer mais do que já é. Sempre que parece que eles estão prestes a se expandir, não dão o próximo passo. Eles se estabeleceram como uma marca de qualidade que serve a um propósito, mas sem a intenção de dominar o mercado.
A empresa tende a ser mais acessível, o que é sempre um ponto positivo para jogadores em início de carreira. Eles podem não ter aquele apelo de alta qualidade que outras marcas buscam constantemente, mas há jogadores de todos os níveis que precisam de diferentes peças de equipamentos. Nem todos precisam dos melhores tênis para competir.
10. Kappa
A última marca italiana a aparecer nesta lista é a Kappa. Eles estão no mercado há bastante tempo, mas parecem estar ganhando espaço nos últimos anos. Isso pode estar relacionado ao patrocínio de equipes como AS Monaco e Napoli em diferentes momentos. Eles também decidiram se expandir e fechar uma parceria com o Aston Villa na Premier League, o que também amplia sua marca.
Embora suas bolas sejam consideradas um pouco secundárias, eles têm acordos com algumas ligas em sua área de atuação. Se conseguirem trazer suas bolas para um patamar mais mainstream, o reconhecimento da marca pode aumentar consideravelmente.
11. Reebok
Na década de 1990, a Reebok estava praticamente em pé de igualdade com outras gigantes como Nike e Adidas. As coisas mudaram um pouco, e a conhecida marca inglesa de calçados e roupas está tentando reencontrar seu espaço atualmente. Eles ainda têm alguns acordos de patrocínio aqui e ali, mas parece que perderam o foco em futebol.
Mesmo assim, eles continuam a fazer parte desta lista apenas porque são uma marca reconhecível para muitas pessoas. Pode não haver tantas opções da Reebok para os compradores, mas a marca ainda não desistiu totalmente do futebol. Se começarem a procurar alguns jogadores e equipes, poderão reerguer sua marca. As pessoas ainda lembram que produzem produtos de qualidade.